Bombina Orientalis ou Rela Meridional

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
GustavoK
Membro Júnior
Registado: segunda jul 16, 2012 5:09 pm

segunda jul 16, 2012 5:14 pm

Boas.
Tenho pensado em adquirir umas rãzinhas lá pra casa, posto isto fui pesquisar muito, tendo em conta que a minha experiencia com amfibios não é muita, apenas com tritões.

As questões do alojamento estão esclarecidas penso eu, um aquaterrario de tamanho médio, água entre 18º e 25º graus, muitas plantinhas e musgos tanto na zona seca como na aquatica.
Alimentação viva, como a dos tritões: tenébrios, bloodworms, moscas, etc.

Mas ainda assim, tenho algumas duvidas nao esclarecidas nos sites:
-quando ao aquecimento da agua no inverno, pode ser feita com termostato? (visto que o meu pai nao vai com a ideia de ter de pagar a conta de eletricidade de uma lâmpada de aquecimento ligado todo dia, engenheiros! :? )
​ -muitos sites nao aconselham à alimentação das rãs com tenébrios por serem ,alegadamente, 'rigos', verdade? E ja agora, com que frequência alimenta-las?
​ -outra das minhas duvidas era uma sobre o alojamento, porque vi um video de uma rela meridional mantida quase num terrário, apenas com uma pocinha de agua, aparentemente, nada cuidada, qual a quantidade de aguá necessária?
​ -e a maior incógnita: Bombina Orientalis ou Rela Meridional(hyla meridionalis)? Acho tanto uma como outra lindíssimos animais, mas nao me consigo decidir, a minha duvida é mesmo onde encontrar Relas à venda em Lisboa, bombinas tenho visto algumas mesmo nas lojas ornimundo, em péssimo estado mas existentes, agora Relas ja não. O que me aconselham?
​ -relativamente que guaxar das rãs, o aquaterrario vai estar no meu quarto, as duas especies guaxam, mas a minha duvida é só os machos guaxam? ou as fémeas tambem? No Verão? O ano todo? queria mesmo poder dormir tranquilo, mas eu durmo bem com filtros de 2 aquarios na mesa de cabeceira por isso, não sei até que ponto o guaxar é irritante ou não, à noite, sendo que dia é adorável!

Porfavor, peço a vossa colaboração, obrigado! :)
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

segunda jul 16, 2012 9:46 pm

disso eu não sei absolutamente nada :oops: :oops: mas tive a dar uma olhadela pela espécie bombina na lista e explica alguma dessas questões :wink:
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

segunda jul 16, 2012 9:50 pm

De bombinas ainda te sei dizer, por alguma experiencia.

O aquecimento, sim faz se com um termostato na agua.

No alimento, customo alimenta las com insectos ate se sentir cheia, mas propriamente microgrilos, red runners, etc.

No coaxar pode ser mau teres no quarto visto que o fazem de noite, tanto as bombinas como as relas.

Pelo que sei, as relas, sao mais terrestres.
GustavoK
Membro Júnior

terça jul 17, 2012 10:39 pm

penso que vou mesmo optar pelas bombinas, são adoráveis!
dare Escreveu:No coaxar pode ser mau teres no quarto visto que o fazem de noite, tanto as bombinas como as relas.
é isso que mais me preocupa, sabes se as femeas também coaxam?
dare
Membro Veterano

terça jul 17, 2012 11:37 pm

As fêmeas também fazem um ruido, mas os machos é que costumam coaxar mais alto na época de acasalamente.
GustavoK
Membro Júnior

terça jul 17, 2012 11:42 pm

achas que consigo dormir com elas ao lado? eu dormo com 2 filtros ligados na minha mesinha de cabeceira por isso o coaxar normal (sem ser o da epoca de acasalamento) é suportavel, não?
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

terça jul 17, 2012 11:45 pm

Eu as minhas bombinas nao dava micro grilos...
Dava grilos adultos e elas comiam bem...
Mas as minhas eram enormes xD
dare
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 12:05 pm

Isso, já não sei, depende muito como consegues dormir, porque ainda fazem algum barulho.
GustavoK
Membro Júnior

quarta jul 18, 2012 4:34 pm

dare Escreveu:Isso, já não sei, depende muito como consegues dormir, porque ainda fazem algum barulho.

Penso que se só comprar um femea, visto que o aquário é pequeno, nao tem problema. Será que ela sentir-se-á sozinha tendo em conta que as bombinas gostam de viver em grupos?
dare
Membro Veterano

quarta jul 18, 2012 5:06 pm

2 femeas.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”