Dúvida: Criação de tenébrio.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Mrturtlebe
Membro
Registado: domingo jul 22, 2012 4:07 pm

sexta ago 03, 2012 4:16 pm

Bem aqui vai mais uma pergunta parva:

Eu sei que as larvas comem farelo de pão (trigo) e algumas verduras, também sei que as pupas não comem nada (claro ^^) e eu só não sei oque comem os escaravelhos.
Hoje estive a pensar em fazer criação de tenébrios para dar aos meus répteis.Já tenho bastantes larvas e algumas já estão em pupas, no momento estou a dar-lhes farelo e verduras.

Ajudem-me por favor.

O que come o escaravelho de tenébrio?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 03, 2012 4:44 pm

O escaravelho come o mesmo que os outros. Farelo de trigo, pão, cereais, vegetais ( cenoura, couve, etc. ), entre outros.
Não há alimentação especial para o escaravelho.
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

sexta ago 03, 2012 4:44 pm

eles comem o mesmo que come o tenébrio .
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
Mrturtlebe
Membro

sexta ago 03, 2012 5:21 pm

Nitara Escreveu:O escaravelho come o mesmo que os outros. Farelo de trigo, pão, cereais, vegetais ( cenoura, couve, etc. ), entre outros.
Não há alimentação especial para o escaravelho.

Muito obrigado :)
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sexta ago 03, 2012 9:44 pm

A minha criação deu resultado hoje.. ja vi uns tenebrios mesmo minusculos.
yemen
Membro Veterano
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

sexta ago 03, 2012 9:49 pm

eu tenho cerca de 400 escaravelhos e ainda não deram nada( acho eu ) lool
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sexta ago 03, 2012 9:54 pm

As minhas tambem não reparava se nao tivesses os oculos, tava a tirar as pupas que nao deram nada e a mexer para ver se havia alguma enterrada começei a ver o farelo a mexer mas sem ver nada la. Agarrei numa colher e tirei um bocado, as minhas maior parte delas só se ve mesmo com um microscopio...
Nitara
Membro Veterano

sábado ago 04, 2012 9:11 am

A minha tem dado frutos e frutos! Tenho mais de 1000 escaravelhos e mais umas milhares de larvas e pupas.
Eu uso um aquário com 1 m de comprimento, 30 e tal cm de largura e 40 cm de altura :wink: .

O substrato tem cerca de 17 cm de altura e é farelo de trigo de alta qualidade.
Como alimento dou cenoura, couve, pão, feijão verde e sticks de cereais. Os sticks de cereais são estes: http://www.petplanet.pt/image/cache/dat ... 00x800.JPG

Dou água embebida em papel de cozinha branco semanalmente, já que os tenébrios retiram grande parte da água dos vegetais ( também passo estes por água antes de os colocar no aquário ).
É importante não exagerar na água e manter o alojamento seco.

É igualmente importante retirar a comida que sobrou depois de um dia, para os fungos não se apoderarem dela.

Como esconderijo uso caixas de ovos e os rolos de cartão do papel higiénico :wink: .
Mrturtlebe
Membro

sábado ago 04, 2012 11:11 am

Nitara Escreveu:A minha tem dado frutos e frutos! Tenho mais de 1000 escaravelhos e mais umas milhares de larvas e pupas.
Eu uso um aquário com 1 m de comprimento, 30 e tal cm de largura e 40 cm de altura :wink: .

Como alimento dou cenoura, couve, pão, feijão verde e sticks de cereais. Os sticks de cereais são estes: http://www.petplanet.pt/image/cache/dat ... 00x800.JPG

Dou água embebida em papel de cozinha branco semanalmente, já que os tenébrios retiram grande parte da água dos vegetais ( também passo estes por água antes de os colocar no aquário ).

É igualmente importante retirar a comida que sobrou depois de um dia, para os fungos não se apoderarem dela.

Como esconderijo uso caixas de ovos e os rolos de cartão do papel higiénico :wink: .
Excelente criação!
Nitara
Membro Veterano

sábado ago 04, 2012 11:15 am

Mrturtlebe Escreveu:Excelente criação!
Obrigada :wink: .
yemen
Membro Veterano

sábado ago 04, 2012 12:33 pm

Nitara Escreveu:A minha tem dado frutos e frutos! Tenho mais de 1000 escaravelhos e mais umas milhares de larvas e pupas.

bem , tens ai para ai bicharada que nunca mais acaba , parabéns .
mete umas fotos para vermos , parece me uma excelente ideia
Mrturtlebe
Membro

sábado ago 04, 2012 2:21 pm

Bem, hoje estive a ver na caixinha das pupas já tinha um escaravelho, ainda branco, mas como nunca tinha dado nenhum à minha rã então dei, como as "asas" ainda não estavam duras ela não o cuspiu, pelo que penso acho que adorou :P

Eu tenho: (lembrando que: não faço criação apenas os tenho para alimentr as minhas rãs e tartarugas).

1 caixa de 16x8x6 com cerca de 2cm de suplementos e algumas larvas.
1 caixa de 16x8x6 com cerca de 1cm de suplemento e 1 escaravelho (LOOL)
1 caixa de 16x8x6 com cerca de 25 pupas

Elas estão todas no quentinho ao lado do aquecedor :)
PauloPica
Membro Veterano
Registado: segunda mai 21, 2012 10:10 am

sábado ago 04, 2012 2:22 pm

ja vi que tem corrido bem, so que quando elas sao minusculas os escarevlhos comem nas? eu ja fiz e elas nasceram mas nao passaram de 5 milimitros
Just one thing, follow your dream.
Nitara
Membro Veterano

sábado ago 04, 2012 3:26 pm

Os escaravelhos brancos são os mais novinhos. Quando saem da pupa são brancos, depois ficam castanho avermelhados e, finalmente, passam para preto.

PauloPica, os escaravelhos podem comer algumas larvas e até pupas, mas creio que não é muito comum. Se não tiverem mais nenhuma alimentação para além do farelo de trigo, acho que as probabilidades de os escaravelhos comerem as larvas e/ou as pupas aumenta.
Há quem separe as larvas, as pupas e os escaravelhos, mas eu nunca o fiz. Para além de dar bastante mais trabalho, é muito raro algum escaravelho meu comer uma larva ou uma pupa, visto terem alimento diário fresco. Se comessem iria ter que separar, mas assim não ...
russodh
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 9:23 pm
Localização: 0.0.1 Varanus Exanthematicus; 1.0.0 Eublepharis Macularius; 1 Beagle; 1 Gata

sábado ago 04, 2012 3:57 pm

recentemente a minha criação de tenébrios também deu resultado devo ter cerca de 1500 larvas tenho a temperatura a cerca de 28 graus penso que assim eles desenvolvam bem
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”