Tenébrio - Como Manter

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado ago 04, 2012 7:17 pm

Olá a todos!

Sei que existem na Arca muitos tópicos dedicados aos tenébrios, bem como Care Sheets e afins.
No entanto, decidi fazer este tópico informativo. Enquanto está '' cá em cima '' as pessoas poderão ver e retirar algumas dicas.

Todo o texto seguinte é feito por mim e segundo a minha opinião e a forma como tenho criador tenébrios ao longo do tempo.

Actualmente tenho cerca de 1000 escaravelhos e também milhares de larvas e pupas.

Porquê adquirir tenébrios e qual a sua importância para os répteis e anfíbios ?
A maior parte das pessoas adquire tenébrios para alimentar répteis ( assim como geckos, dragões barbudos, camaleões, etc. ) e anfíbios ( bombinas, dendrobates, tritões, etc. ). No entanto, também podem ser fornecidos a diversos exóticos, aves, peixes e até roedores.
Também há quem simplesmente crie e mantenha tenébrios porque gosta, embora isto raramente aconteça.

Podemos afirmar que o tenébrio é um suplemento alimentar e não deve estar contido na alimentação base de um animal, isto porque é um alimento muito calórico e com muita gordura. Geralmente, é um petisco bastante apreciado e é raro um animal recusá-lo.

Onde adquirir tenébrios ?
Os tenébrios são muito comuns nas lojas de animais. Raramente é necessário recorrer a criadores via Internet ou outros.

Alojamento
O tamanho do alojamento vai depender da quantidade de tenébrios que pretendemos ter. Uma simples caixa pequena pode servir para uns quantos, mas quando queremos uma colónia de grandes dimensões, devemos pensar em adquirir um alojamento grandito. Eu uso um aquário com 1 m de comprimento, 35 cm de largura e 40 cm de altura, mas a minha colónia é bastante grande.

O alojamento pode ser uma caixa de plástico, um taperware ou um aquário.

É importante ser liso ( por exemplo, não se devem utilizar caixas de cartão, já que os tenébrios podem facilmente trepar ) e bem arejado ( pode ser mesmo destapado, pois os tenébrios não trepam e não voam ).

Substrato
O substrato é o '' chão '' do alojamento. É neste que os escaravelhos irão colocar os ovos e as larvas bébés irão nescer.
Aconselho o uso de um farelo de alta qualidade. Isto porque os farelos de baixa qualidade normalmente trazem muitos bichos, alguns dos quais podem dizimar a nossa colónia de tenébrios.

Remover os restos de comida e os tenébrios mortos do substrato é obrigatório, para não acumular fungos, bactérias e até atrair outros insectos para o alojamento.

O substrato deve ser mantido seco, sendo que os tenébrios não apreciam altos níveis de humidade.

Alimentação e água
Relativamente à alimentação, há quem dê apenas farelo ( que é também o substrato, como já referi ). Eu prefiro variar, para tornar os bichinhos mais nutritivos e também para preservar a sua saúde e os manter saudáveis ( afinal, não é por serem usados para alimentar outros que irão ser maltratados ).
Dou cenoura, couve, feijão verde, pão e sticks de cereais. Há também quem dê batata, os meus nunca ligaram. Passo sempre os vegetais por água antes de os colocar no alojamento.

Em relação á água, eles retiram grande parte da que necessitam dos vegetais, mas eu coloco semanalmente papel de cozinha ( sem cores ) embebido com água em cima dos esconderijos ( irei falar mais à frente ). Em poucos minutos grande parte da colónia irá estar a beber em cima do papel.
Muito cuidado para não exagerar na água. Esta não deve escorrer para o farelo e não deve encharcar demasiado. Devemos recordar-nos que os tenébrios retiram grande parte da água que precisam dos vegetais!

Esconderijos
Alguns esconderijos devem existir no alojamento. Funciona como um abrigo para quando existe claridade excessiva ou para colocar os ovos.

Sempre usei caixas de ovos e rolos de cartão do papel higiénico como esconderijos. Os próprios tenébrios encarregam-se de fazer buracos nas caixas de modo a fazer entradas e até a unirem os esconderijos.

É conveniente susbtituir os esconderijos de tempos a tempos ou pelo menos limpá-los, sendo que o cartão rapidamente absorve excrementos e água.

Temperatura
Nunca usei alguma fonte de aquecimento nos meus tenébrios. A minha casa não é muito fria, nem no Inverno.
Se a vossa casa for demasiado fria, é bom providenciar uma fonte de aquecimento nos dias mais frios.

Higiene
Não há grandes exigências a nível de higiene. Deve-se remover os restos de comida que não foram devorados após um dia, retirar o papel embebido em água quando seca, peneirar o farelo de tempos a tempos, remover os tenébrios mortos e limpar e/ou substituir os esconderijos de vez em quando.

Outros cuidados
Não deve incidir luz solar directamente.

Atenção aos níveis de humidade, que não devem ser muito altos.

Se necessário, separar as larvas, pupas e escaravelhos. Há casos em que o escaravelho pode comer as larvas e as pupas. Eu nunca separei, pois nunca tive problemas.

O alojamento deve ter uma boa ventilação.

Creio que não posso acrescentar muitas mais coisas acerca desde animal que eu considero fascinante ( sobretudo devido ao seu ciclo de vida e de reprodução ).

Devo alertar que este texto é feito apenas por mim e segundo a minha opinião. Há muitas opiniões totalmente diferentes. Eu sempre criei tenébrio desta forma e a verdade é que tenho imensas larvas e uma colónia muito saudável.

Obrigado :wink: .
Última edição por Nitara em domingo ago 05, 2012 8:57 am, editado 1 vez no total.
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

sábado ago 04, 2012 7:29 pm

Bom tópico Nitara :) !
Metes tu nas 'Dicas e Conselhos Úteis' ou meto eu ? :lol: Sei que já há muitos mas este sempre é diferente e quanto mais se lê mais se aprende ..
PauloPica
Membro Veterano
Registado: segunda mai 21, 2012 10:10 am

sábado ago 04, 2012 7:30 pm

muito obrigado por a informaçao, foi quase por minha causa que escreves te isto tudo. muito obrigado mesmo, com estas dicas espero que a minha colonia melhore.
Just one thing, follow your dream.
Nitara
Membro Veterano

sábado ago 04, 2012 7:57 pm

De nada, não há problema nenhum.
Se quiserem meter nas Dicas e Conselhos Úteis fiquem à vontade :lol: !

Os tópicos a pedir informação sobre tenébrio são frequentes e se for preciso eu faço um tópico de duas páginas para ajudar apenas uma pessoa :D . Eu gosto de ajudar, não importa o trabalho.

Espero que gostem do tópico :wink: .
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

sábado ago 04, 2012 8:21 pm

muito bom , parabéns pela ajuda , certamente vai ser muito bom para todos nós .
Obrigado
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

sábado ago 04, 2012 9:37 pm

Temperatura
Nunca usei alguma fonte de aquecimento nos meus tenébrios. A minha casa não é muito fria, nem no Inverno.
Se a vossa casa for demasiado fria, é bom providenciar um termostato nos dias mais frios.

Encontrei uma gralha.

Termostato nao e´ uma fonte de aquecimento mas sim um dispositivo para a regular.

Eu mudava ou acrescentava, é bom usar uma fonte de aquecimento(lampada, tapete, cabo, manta, etc) ligada a um termostato....
Nitara
Membro Veterano

domingo ago 05, 2012 8:57 am

dare Escreveu:Temperatura
Se a vossa casa for demasiado fria, é bom providenciar um termostato nos dias mais frios.

Encontrei uma gralha.

Termostato nao e´ uma fonte de aquecimento mas sim um dispositivo para a regular.

Eu mudava ou acrescentava, é bom usar uma fonte de aquecimento(lampada, tapete, cabo, manta, etc) ligada a um termostato....
Obrigado pela correcção :wink: .
MariaCbr
Membro
Registado: sábado out 20, 2012 3:17 pm

terça fev 05, 2013 11:05 pm

Pessoal, estou a criar pela 1ª vez.

Arranjaram-me alguns ontem, poucos. Mas manhã chegam 200g.

Tenho farelo de trigo, farelo de aveia e soja fina como substrato. Hoje tiveram cenoura, feijão verde e batata, mas só tocaram na cenoura, os ingratos...

Tenho uma lâmpada de infra vermelhos a mais em casa, posso usá-la para aquecer os bixarocos? Essa luz não lhes faz mal?

Tenho usado desde ontem e a temp está nos 26ºC só tenho medo que a luz lhe faça mal, eles têm esconderijos com rolo de papel...

Eles estão todos muito moles/ pouco activos, estarão todos na fase final de larva? Ou fiz algo de errado? :|
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça fev 05, 2013 11:20 pm

Os do fundo devem estar bem ativos, se os puxares para cima podes comprovar. Poe só cada legume/fruta de uma vez, não metas tudo, podes criar muita humidade.
Mortheph
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

quarta fev 06, 2013 2:24 am

Também existe quem crie tenebrios para alimentação pessoal... just saying!
Tenho uma dúvida, acham que os tenebrios comem sementes de linho? Tenho aqui um pacote em casa e não sei o que fazer com ele, caso eles gostassem disto, ficava com o caso resolvido. ;)
Celoroots
Membro Júnior
Registado: quinta jan 31, 2013 7:56 pm
Localização: Corn Snake Sunglow Pin Striped Fêmea e Hypo Full Striped Macho!!
Agora com o mais novo Pogona...

quarta fev 06, 2013 1:43 pm

Galera;

Estou a manter uma pequena criação aqui!!
Más sou novato no assunto....rsrs

Ainda não entendi o que vem a ser o chão do alojamento??
O que devo colocar lá exatamente???
Nitara
Membro Veterano

quarta fev 06, 2013 6:31 pm

Celoroots Escreveu:Ainda não entendi o que vem a ser o chão do alojamento??
O que devo colocar lá exatamente???
O chão do alojamento deve ser farelo de trigo.

Se não souber o que é:
Imagem
Skined
Membro Veterano
Registado: quarta jul 07, 2010 2:47 pm

quarta fev 06, 2013 7:01 pm

Eu tenho os meus num alguidar com farelos, meti também cascas de semente de girassol que aproveitei dos pássaros com o objectivo de os escaravelhos depositarem os ovos, e deu um excelente resultado!
Mortheph
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

terça fev 12, 2013 2:06 am

ninguém sabe se eles comem sementes de linho? ;)
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça fev 12, 2013 12:04 pm

Elas comem bastante alimento seco, nao sei se come sementes, coloque lá algumas para ver se pega.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”