Care Sheet Bufo regularis
Taxonomia:
-Reino: Animalia
-Filo:Chordata
-Classe: AnfÃbios
-Ordem: Anura
Familia: Bufonidae
Género: Bufo/ Amietophrynus
Espécie: A. Regularis
Distribuição:
A sua área natural é muito grande, cobrindo a maior parto do continente africano. Prefere zonas semiáridas com vegetação, mas também pode ser encontrado em ambientes mais secos e até florestas tropicais.
Descrição e comportamento:
É um sapo de medio porte, chegando os machos aos 7/9 cm e as fêmeas aos 10/12cm. Têm um tom amarelado e acinzentado, e por vezes com alguns tons ver vermelhos.
Passa grande parte do seu tempo escondido na vegetação ou enterrado, até ao cair da noite, altura em que se vai alimentar.
Para se defender, o B. Regularis, costuma usar a camuflagem, se houver uma maior ameaça, segrega um lÃquido viscoso branco, das glândulas, na parte de trás dos olhos.
Terrário:
São animais que gostam de explorar, portanto não usaria terrário com menos de 60x30x40 (cm) para um exemplar adulto.
Use várias plantas naturais ou artificiais e um tronco largo, para permitir a tal exploração e aventura de subir e descer o tronco. Com o passar do tempo para o sapo não ficar aborrecido, mude de cenário algumas vezes.
Como são crepusculares/noctÃvagos não é essencial luz uvb, contudo se tiver plantas naturais use para que estas não morram. Só é necessário fazer o ciclo de 12h de dia e 12h de noite.
O substrato a usar tem de ser um que permita que o sapo se enterre, como fibra de coco, terra soil(da exoterra), ou uma mistura dos dois, com um bocado de musgo, para dar um aspecto mais apelativo.
Temperatura:
Deve variar entre os 26ºC, de dia, e 18ºC durante a noite. Esta espécie aguenta temperaturas ligeiramente diferentes, mas não devemos faze-lo.
Húmidade:
Os valores devem estar entre os 60% e 80%, borrifando o terrário, pelo menos 1 vez por semana.
Como disse, por vezes são encontrados em ambientes secos, mas há relatos que quando a humidade se encontra demasiado baixa, os sapos permanecem escondidos até que aumente.
Também deve de haver uma taça de água para que o exemplar beba água e se banhe. A água não deve ser da torneira, pois o cloro faz mal sua pele sensÃvel.
Alimentação:
São animais carnÃvoros – insectÃvoros, que devem ter uma alimentação muito variada, desde grilos, gafanhotos, minhocas, lesmas, baratas, formigas, tenébrio, etc. Alimentam –se todos os dias com 3 ou 4 insetos, de acordo com o seu tamanho.
Não necessita de nenhum suplemento, se tiver uma alimentação variada, mas pode usar cálcio e vitamina d3, 3 vezes por mês.
Manusear:
Como todos os anfÃbios, o B.regularis tem uma pele sensÃvel, não deve ser manuseado, caso seja necessário, pois a nossa pele é irritante para a deles. Pode usar luvas, é uma segurança para o sapo e para sÃ.
Reprodução:
Estes sapos reproduzem se na altura das chuvas, os machos ganham uma cor mais amarelada e “cantam� para atrair as fêmeas.
Fontes:
http://aqualandpetsplus.com/Amphibian,% ... 20Toad.htm
http://www.theamphibian.co.uk/Square_ma ... _sheet.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Amietophrynus_regularis
http://www.botanical-online.com/animale ... ularis.htm
[/b]
Care sheet Bufo Regularis
Moderador: mcerqueira
Tenho o objectivo de adquirir esta especie em breve, e como em portugues nao ha grande coisa aqui fica o meu contributo.
Se alguem achar que deva mudar algo, por favor digam.
Espero que seja util
Se alguem achar que deva mudar algo, por favor digam.
Espero que seja util
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )