A única experiência que para já tenho dentro dos répteis com patas é apenas iguana pelo que estes dois tipos de criatura que menciono no título sempre me deixaram alguma curiosidade que foi aumentando até que estou agora a ponderar adquirir um, não para já mas dentro de algum tempo pelo que começo já este tópico para tirar algumas dúvidas que me foram ficando ao longo de intensivas pesquisas.
De facto sempre achei quer os dragões barbudos quer os geckos duas espécies muito interessantes mas não consigo obter um consenso interno quanto a qual destes escolher ou vir a escolher. Inicialmente tinha a ideia de que os geckos seriam animais mais sensíveis, menos manuseáveis e com um feitio menos agradável do que os DB mas quando fui vendo mais e mais coisas sobre ambos começaram-se a misturar algumas coisas e portanto gostaria que me ajudassem.
Em primeiro lugar, uma vez que não consigo escapar à utilização de insectos vivos para onde quer que me vire

Em segundo lugar, quanto ao manuseamento, qual destas duas espécies se dá melhor à interação com o dono, tolera melhor o manuseamento e para qual será este menos prejudicial à partida? Para além disto o facto dos geckos serem noturnos implica que o manuseamento, alimentação e tudo isso seja feito à noite uma vez que de dia provavelmente perturbará o seu bem-estar ou é possivel manusear o animal numa situação diurna desde que claro isso não seja feito em excesso?
Finalmente quanto à acomodação pelo que vi o DB requere um tipo de alojamento mais elaborado e com mais tipo de iluminação e aquecimento do que o de um gecko, estou certo? Porque por um lado o DB precisa de facto de mais estruturas de aquecimento e iluminação a passo que o gecko não mas também necessita de mais esconderijos, alguns destes que se têm de manter húmidos pelo que qual será por assim dizer o mais dificil de manter?
Para já vou me deixar ficar por aqui uma vez que o texto já está grande de mais e porque com as repostas hão certamente de surgir mais perguntas da minha parte

Cumps e obrigado