Coelhos para criança?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

terça ago 19, 2003 2:48 pm

Gostaria de saber se me poderiam ajudar no seguinte:
a minha filha tem 5 anos e tem medo de tudo o que mexe, até das formigas imaginem!
Depois de muito procurar e perguntar fiquei com a sensação que o melhor animal que lhe poderia dar seria um coelhinho! Ela já conhece da pré-escola e até levava cenouras para o alimentar e n tinha medo (aparentemente) mas nunca lhe tocou.

Nós moramos num apartamento e passamos o dia fora, será que se aguenta fechado na gaiola tanta hora?
Pensei em colocá-lo na casa de banho dela, alguma luz mas não tem janela, é mau?
As minhas dúvidas são: eles afinal sujam ou não?
Mordem?
Deitam cheiro forte?
Adaptam-se com facilidade?

è melhor um macho ou uma fêmea?
E qual o melhor? O anão, o angorá....
Dão o mesmo trabalho que um gato?

Tenho muito medo de me arrepender, estou disposta a gastar com ele o tempo necessário por dia mas não gostaria de sentir que tinha a casa suja por causa do animal, ou que ele era infeliz por não andar à vontade.

Não é por acaso que me chamam "cruela" é na brincadeira mas tb á pq não simpatizo com a maioria dos animais, brinco e até finjo que não gosto mas o que acontece é que uma pessoa trabalha perde o contacto com os bichos num geral e dp naõ é fácil retomar.

Os coelhos,já vi vários e fui assaltada por uma onda que me deu vontade de os trazer de imediato mas queria saber bem as "linhas com que me coso", para não me arrepender.

Ou têm alguma sujestão melhor? Gostava que a minha filha tivesse um animal que a espera qd ela chega e que a motiva-se a vir para casa, visto que ela quer ir sempre a casa de outras pessoas onde á crianças pequenas e gosta de tomar conta delas.
Não digo que isto fosse um substituto, é obvio que não, mas pelo menos seria uma tentativa de lhe mostrar que um animal é um amigo, e que precisa dela, e dos mimos dela.
Ela precisa sentir isso é por isso que tenho medo de me precipitar na escolha.
Agradeco o máximo de opinioes e de experiências.

Cruela,
uma mãe em "desespero"
:D
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

terça ago 19, 2003 3:25 pm

Cruela,

«Gostaria de saber se me poderiam ajudar no seguinte
a minha filha tem 5 anos e tem medo de tudo o que mexe, até das formigas imaginem!
Depois de muito procurar e perguntar fiquei com a sensação que o melhor animal que lhe poderia dar seria um coelhinho!»

-O coelho é dócil mas pode morder,se tem medo de tudo o k se mexe devia comessar por a levar a sítios com animais pra ela perder o medo e não dár-lhe logo um animal mas também pode-lhe dar logo m animal mas se não o acariciarem o coelho não vai ser feliz.

« Ela já conhece da pré-escola e até levava cenouras para o alimentar e n tinha medo (aparentemente) mas nunca lhe tocou.»

-O que interessa é ela não ter medo dele.

«Nós moramos num apartamento e passamos o dia fora, será que se aguenta fechado na gaiola tanta hora?»

-Um dia todo sozinho? sem companhia? garanto-te que não é o melhor.

«Pensei em colocá-lo na casa de banho dela, alguma luz mas não tem janela, é mau?»

-Na casa de banho? Alguma luz? Sem arejamento (a porta costuma tar fechada não?)? Ponha-o lá se não gostar dele.

«As minhas dúvidas são eles afinal sujam ou não?»

-Claro que sujam, todos os animais sujam.

«Mordem?»

-Lógico se chateados.

«Deitam cheiro forte?»

-Cheirom a coelho.

«Adaptam-se com facilidade?»

-Nada de lhes gritar ou fazer movimentos bruscus e muito menos bater-lhes senão o animal pode ficar com medo.

«è melhor um macho ou uma fêmea?»

-O que quiser.

«E qual o melhor? O anão, o angorá....»

-Depende do gosto de cada um.

«Dão o mesmo trabalho que um gato?»

Comem e bebem como o gato;
Sujam como o gato;
Necessitam de atenção como o gato;
Necessitam de ir ao veterinário como o gato;
Não podem tar sempre a ser chateados como o gato senão mordem;
Necessitam de espaço na gaiola como o gato (embora os gatos na maioria não se tenham presos em gaiolas ou em alojamentos de vidro) ;
Não podem tar presos sem fazer exercício senão engordam como o gato e
Necessitam de sítio pra dormir como o gato

«Tenho muito medo de me arrepender»

-Arrependimento que resulta em abandono...

«Estou disposta a gastar com ele o tempo necessário por dia»

-Assim é que deve ser.

«Mas não gostaria de sentir que tinha a casa suja por causa do animal»

-Limpa o alojamento dele e não vais ter a casa suja mas não o deixes preso porque ele faz necessidades pela casa, quando as fizer é só limpar.

«Ou que ele era infeliz por não andar à vontade.»

-Deixa-o andar solto algm tempo por dia.

«Ou têm alguma sujestão melhor?»

-Já deu pra perceber que não tens muita vontade de ter o coelho é mais prá ta filha perder o medo, não é? Não tens peixes? Então pronto! Arranja tartarugas também se quiseres pois são animais que além de não terem de ser soltos não precisam de muita atenção dos donos. Atenção: Aquários de plástico pra tartarugas em forma de rim só são adequados se não gostares das tartarugas.

«Gostava que a minha filha tivesse um animal que a espera qd ela chega e que a motiva-se a vir para casa»

-Se ela ou tu fossem a casa à hora de almoço por exemplo ter com o animal era melhor que deixá-lo o dia todo sozinho se não tiver companhia.
Peixes e répteis não tão à espera anciosamente pelos donos.

«Visto que ela quer ir sempre a casa de outras pessoas onde á crianças pequenas e gosta de tomar conta delas.»

-Deixa a menina divertir-se porque ter um animal pra ela pode tornar-se uma prisão.

«Seria uma tentativa de lhe mostrar que um animal é um amigo, e que precisa dela, e dos mimos dela.»

-Ela não poderá encarar o animal como uma prisão?

Cordiais saudações
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 19, 2003 3:26 pm

Cruela,

Depois de muito procurar e perguntar fiquei com a sensação que o melhor animal que lhe poderia dar seria um coelhinho!»

-O coelho é dócil mas pode morder,se tem medo de tudo o k se mexe devia comessar por a levar a sítios com animais pra ela perder o medo e não dár-lhe logo um animal mas também pode-lhe dar logo m animal mas se não o acariciarem o coelho não vai ser feliz.

« Ela já conhece da pré-escola e até levava cenouras para o alimentar e n tinha medo (aparentemente) mas nunca lhe tocou.»

«Nós moramos num apartamento e passamos o dia fora, será que se aguenta fechado na gaiola tanta hora?»

«Pensei em colocá-lo na casa de banho dela, alguma luz mas não tem janela, é mau?»

-Na casa de banho? Alguma luz? Sem arejamento (a porta costuma tar fechada não?)? Ponha-o lá se não gostar dele.

«Mordem?»

-Lógico se chateados.

«Deitam cheiro forte?»

-Cheirom a coelho.

-Nada de lhes gritar ou fazer movimentos bruscus e muito menos bater-lhes senão o animal pode ficar com medo.

-O que quiser.

Sujam como o gato;
Necessitam de espaço na gaiola como o gato (embora os gatos na maioria não se tenham presos em gaiolas ou em alojamentos de vidro) ;

-Assim é que deve ser.

-Limpa o alojamento dele e não vais ter a casa suja mas não o deixes preso porque ele faz necessidades pela casa, quando as fizer é só limpar.

-Já deu pra perceber que não tens muita vontade de ter o coelho é mais prá ta filha perder o medo, não é? Não tens peixes? Então pronto! Arranja tartarugas também se quiseres pois são animais que além de não terem de ser soltos não precisam de muita atenção dos donos. Atenção: Aquários de plástico pra tartarugas em forma de rim só são adequados se não gostares das tartarugas.

«Gostava que a minha filha tivesse um animal que a espera qd ela chega e que a motiva-se a vir para casa»

-Se ela ou tu fossem a casa à hora de almoço por exemplo ter com o animal era melhor que deixá-lo o dia todo sozinho se não tiver companhia.

«Visto que ela quer ir sempre a casa de outras pessoas onde á crianças pequenas e gosta de tomar conta delas.»

-Deixa a menina divertir-se porque ter um animal pra ela pode tornar-se uma prisão.

«Seria uma tentativa de lhe mostrar que um animal é um amigo, e que precisa dela, e dos mimos dela.»

Cordiais saudações
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 19, 2003 3:27 pm

Cruela,

«Mordem?»

-Lógico se chateados.

«Deitam cheiro forte?»

-Cheirom a coelho.

-O que quiser.

Sujam como o gato;

-Assim é que deve ser.

Cordiais saudações
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

terça ago 19, 2003 8:29 pm

Olá!
Bem minha cara "Cruela", qd li as suas questões, reparei, que lá no fundo vc não quer nenhum animal, e faz muito bem, e digo isso, pq ter um animal por contra vontade, não irá trazer nenhum momento feilz para qual quer animal ou para si, mesmo que seje um mamifero, reptil, peixe, ou ave, dão sempre trabalho, mesmo um simples peixinho, tartaruga ou ave, pressisam de cuidados, limpar a gaiola, o aquário/terrário, e alimentá-los. Claro a classe que dá + trabalho é a classe dos mamiferos, para além desses cuidados, básicos, tb pressisam de ser acarinhados e estimados ( lógicamente que as outras classes de animais pressisem de afecto, mas não tando como os mamiferos).
Aliás vc falou com a sua filha a preguntar se ela queria um animalsinho de estimação, se a resposta dela for positiva,deixe que seja ela a escolher, aquele que ela mais goste e que tenha menos medo. Mas lembre-se qualquer animal, que escolha, a responsabilidade é a mesma, pense duas vezes, antes de levar um bichinho para casa.
Se quer que a sua filha perca o medo dos animais, leve a um jardim zoológico, ou a visitar um amigo seu que tenha animais, principalmente crias.
E por fim deixe a sua filha ser criança, deixe que a sua filha vá brincar com as outras crianças em casa delas e se calhar esse medo , seja passageiro, deve passar.

Abraços e fique bem!
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

terça ago 19, 2003 8:32 pm

um coelhinho é muito querido. tudo o que o alexandre disse é válido. agora, há pessoas que têm os coelhinhos como gatitos, ou seja, andam soltos e fazem as necessidades num caixote. mas não se esqueça que um coelho é um roedor, roem tudo, atenção aos cabos electricos. mas também pode ter uma gaiola GRANDE, não se esqeça do promenor. na minha opinião uma gaiola de metade do tamanho de uma cama de solteiro (ao comprido) é bom. mas todos os dias, sempre que poderem soltem-no, briquem com ele... ninguém gosta de estar isolado. quanto ao cheirar mal, limpem sempre a gaiola, todos os dias de preferência. não precisam dar banho, além de eles não gostarem, arranham quem lhes está a fazer essa tortura :p. passe um algodão embebido em água de rosas no pelinho dele. eu fazia isso aos meus e eles estavam lindos e cheirosos.
se for comprar, compre um bem novinho para se habituar à menina e vai ver como serão felizes.
boa sorte :D
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

terça ago 19, 2003 10:47 pm

Para além de concordar com tudo o que foi dito anteriormente, gostaria de acrescentar algumas coisas. Em primeiro lugar, uma coisa que me parece importante: os coelhos são animais que têm um esqueleto frágil e é preciso cuidado ao pegar neles para que eles não esperneiem, para que não caiam e para que não arranhem por não se sentirem seguros. Será a sua filha capaz de todo este cuidado visto ser uma menina que tem medo de animais?
Eu acho que é muito bom as crianças crescerem com animais e aprenderem a amá-los mas, neste caso acho que é melhor ir devagar com ela. Primeiro seria bom ir com ela ao jardim zoológico e a uma série de lojas de animais. Depois, se ela mostrar vontade, aí sim era bom comprar-lhe o animal que ela escolher. E claro, assumir o compromisso de cuidar dele com todo o trabalho e paciência que isso possa implicar porque qualquer animal merece ser bem tratado.
Boa sorte! ;) ;)
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

terça ago 19, 2003 11:51 pm

só mais uma coisa que me esqueci de dizer... acho maravilhoso que a senhora, mesmo não simpatizando muito com animais queira que a sua filha cresça com eles e que os ame. é uma atitude muito correcta e justa. a maioria das pessoas que têm filhos e que não gostam de animais passam isso para eles, nunca admitindo que é certo tratar todos bem... mesmo esquecendo que este mundo não é só nosso.
parabéns pela sua atitude e espero que hajam mais pessoas assim :D
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Cruela
Membro Veterano

quinta ago 21, 2003 2:33 pm

Olá a todos e desde já um muito obrigado por todas as opiniões e sugestões. Mas reparo que na tentativa de não escrever um texto ainda maior, induzi em erro alguns de vós no que diz respeito a esta situação.
Em primeiro lugar, e em resposta ao Alexandre; (parece-me que podemos tentar a partir daqui um "recomeço" da nossa comunicação)
- Já a levei várias vezes ao Jardim zoologico, oceanário, a uma especie de "safari- pedestre" aqui perto, à Bodoca no Alentejo (onde por sinal naõ deu para entrar, mas tentei), e ela adora, pq é visto"de longe". O grande problema é que todos os animais que ela tem contacto são maus. Até o gato dos meus pais, é e sempre o foi, e todas as referências que ela tem dos bichos não é positiva.Já lhe perguntei e a ideia do coelho até foi dela à já quase um ano, pq na escola tinham,mas eram dos normais e até à bem pouco tempo eu nem sabia que havia "coelhos de estimação".
As perguntas que coloco são a imaginar o pior dos cenários para ter a noçaõ exacta do pior que me pode acontecer e estar preparada para isso.
Por exemplo, eu almoço todos os dias em casa, mas por motivos profissionais já anconteceu estar 1 semana sem almoçar ema casa, mas não é habitual.Para mais eu sou freelancer e se calhar até estou em casa mais tempo que a maioria das pessoas, e ele até iria andar comigo aqui na sala onde trabalho.E alexandre, eu não sou tola, na casa de banho pq é a divisão mais fresca (para o verão) naõ tem janela mas esta na divisão com mais luz da casa e as janelas estao àfrente da porta e que está sempre aberta para trás!! A dúvida era: a rua á melhor? Preferem o ar puro ou o ambiente ameno e acolhedor do interior de uma casa? Era isso.Mas, até hoje, nunca me arrependi de uam decisão, por isso a quero tomar com toda a consciência.Eu de facto estou espantada pq até tenho muita vontade de ter o coelho, até estoumuito espantada, e estou a tentar ser "cruel" na realidade que vou ter para depoisnão me espantar mais, dá para entender o meu ponto de vista?
Em relação aos peixes, que foi um tiro no escuro e uma grande surpresa, ela já teve um e não lhe pode tocar nem brincar com ele e isso deixava-a frustrada, entretanto ele morreu e ela não quis mais nenhum, e tartarugas:PERIGO!!!! Tinha 3 que estavam enormes, num aquário grande e elas mordiam, e nunca lhes dei carne, qd ela comecou a ligar-lhes elas tornaram ainda mais agressivas, andei sete meses à procura de dono para elas, tinha vários mas nenhum que me convence-se, ficaram com um senhor que é "veterinário" para urgências comuns e ele ainda as tem e mt bem tartadas, nunca abandonei neb«nhum animal, nem o faria, pode crer.
Em relação à minha filha, ela está todo o dia nuns tempos livres e na pré onde se diverte imenso, mas se ela depois achar que o animal é uma prisão, eu darei a volta a isso, tratando sozinha dele e sem a obrigar a isso, quero que isto funcione como algo positivo, não o contrario.

Ela demonstrou grande preocupação em relaçõa ao gato(obeso-8Kg) dos meus pais qd eles estavam fora e nós tomavamos conta dele, ela até queria vir embora da praia mais cedo e mais nunca lhe tocou pq ele é mau e não deixa, mas eu vejo que ela tem pena.
Agora Odemirense, eu falei com ela novamente e foi giro, A resposta foi: Gostava de ter uam coelha branca, peludinha e fofinha e de nome Joana!!!
E depois disto EU quero um coelho!!! :) Já fui capaz de "sacrificiso" bem maiores pela minha menina, certo? E isto não me parece nada um sacrificio.

Bloodberry_QD pensei nisto pensei numa gaiola de 100x50, mandaria fazer aqui perto, até já me informei sobre isoo.

Sarap_Serei eu quem tratará do coelho, ela será apenas a minha "assistente", qd quiser e for capaz, poderá faze-lo.

Em suma, para terminar, como eu naõ sabia nada de coelhos lancei estas perguntas para ter ajuda masi imediata, mas dp descobri(básica!!!) que o forum tem mais páginas e que encontrei lá resposta à maioria das minhas perguntas!ATé um site sobre coelhos.Muito bom!
Por agora é tudo, espero ter "clarificado" a minha posiçao! ;)
Só mais uma coisa seja femea ou macho, já decidi que vou castra-los, só tenho uma duvida qual deles é mais docil e menos "problemático?
De qualquer forma qt a isso parece-me que estou decidida!

Até um dia destes,
Cruela
(ufa! doem-me os dedos!) :lol:
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta ago 21, 2003 3:26 pm

Então minha amiga " cruela" força e muitas felicidades com o novo bichinho de estimação! ;)
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

quinta ago 21, 2003 8:17 pm

Ok! Fico muito contente por estar com vontade de ter um coelhinho e, sobretudo por se estar a informar sobre o animal e a procurar dar-lhe as melhores condições possíveis. Fico contente também pela sua menina pois acho muito bom viver com um coelhinho!!
Acha que faz bem em castrar o coelho e acho que as dimensões que refere para a gaiola são boas.
Ah! Mas mantenho o que disse sobre o modo de pegar os coelhinhos, deve ensinar a sua filha a pegar nele mesmo que seja só para fazer festinhas ou para brincar com ele.
Mais de resto, se precisar de alguma coisa é só dizer! ;)
Cruela
Membro Veterano

quinta ago 21, 2003 10:56 pm

Ok, Sarap essa será a primeira lição.

Mas penso que não vou ter problemas entre o nosso grupo de amigos ela é a única "autorizada" a pegar os bébés recem-nascidos ao colo por ser tão cuidadosa, e tao meiga.

Para ela o dificil são os animais que são brutos com ela como por ex os cães, que ao tentar brincar a magoam.

Enfim, cá se vai tentar!! :lol:

Cruela
Responder

Voltar para “Exóticos”