Ouriço africano coça-se

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Orisha
Registado: quinta jul 09, 2009 6:23 pm

domingo ago 16, 2009 8:21 am

A minha ouriça coça-se bastante, principalmente quando está fora do espaço dela, a brincar no chão do meu quarto. Será normal?
TMLP
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 9:00 pm

domingo ago 16, 2009 10:01 am

Se calhar tem pulgas :roll: , isso é comum nos ouriços.
Blodeuwedd
Membro
Registado: domingo jan 17, 2010 1:55 am

domingo jan 17, 2010 2:07 am

Olá!

Sou nova por aqui e sei que estou a fazer renascer um tópico antigo, no entanto acho que a informação que se segue é importante...

Eu comprei um ouriço em Agosto numa loja de animais e notei também também, logo de início, que ele se coçava um pouco. Não dei grande importância à situação porque parti do princípio que seria um comportamento aceitável, dada a mudança de ambiente e tudo o mais...

No entanto, com o tempo foi piorando até que, há cerca de um mês atrás, notei que ele estava bastante activo durante o dia... Mais uma vez atribuí erradamente este comportamento ao facto de os dias estarem mais escuros por ser Inverno e de ele estar mais ambientado (no entanto a comichão persistia...).

Há cerca de duas semanas, reparei que, de facto, algo estava errado com ele, pois começou a ter peladas na zona dos picos e vermelhidão (que mais tarde passou mesmo a lesões cutâneas) na zona do focinho e dos lados da barriga.

Nesta altura, quando cheguei à conclusão que algo não estava bem, levei-o ao veterinário que lhe diagnosticou sarna. Segundo este, o mais provavél é que a tenha apanhado ainda na loja apesar de na altura não se notarem quaisquer lesões...

Neste momento, já levou a segunda injecção para o tratamento (ainda terá de levar mais uma para a semana que vem) e já voltou a dormir o dia inteiro, tendo diminuído bastante também a frequência com que se coça.

Segundo o veterinário, NÃO é um comportamento normal no ouriço coçar-se... Pelo menos não mais do que esporadicamente (como nós :) )...

Ainda que muito desactualizada em relação ao tópico, espero que esta informação ainda possa vir a ser útil para alguém no futuro :)

Cumps,

Cláudia
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 17, 2010 7:27 pm

Bem vinda ao fórum e obrigada pela info, que poderá já vir tarde para o user que abriu o tópico mas pode vir a ser permanente para quem "gervasiar" mais tarde. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Exóticos”