petauros do açucar (sugar gliders)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
shaw
Membro Júnior
Registado: quinta mar 20, 2003 1:05 pm

terça ago 26, 2003 10:39 am

olá,
precisava que alguém me podesse ajudar sobre algumas informações sobre estes bichinhos, alguém que os conhecesse ou tivesse mesmo estes bichinhos.

por exemplo a base de nutrição deles (se conhecem alguma mistura que se possa fazer com fruta etc... e se tem conhecimento se existe nas lojas cá em portugal já alimento pronto a comprar e complementos vitaminicos alimentares)

também gostaria de saber se alguém tem crias para dar ou vender pois gostaria de adquirir um ou dois.

já tive a ler bastante informação na net sobre eles mas se alguem tiver um como é que é ele a nivel afectivo (é brincalhão) o que acham sobre estes bichinhos.

cumprimentos a todo o pessoal
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça ago 26, 2003 11:09 am

Ola Shaw,
Se procurares na net encontras a formula da Melissa, que alguns zoos e criadores usam para alimentar os gliders.
As necessidades deles diárias exigem 25% de proteina e o restante em frutos/ legumes, etc...
Os meus comem quase toda a fruta, excepto banana que não gostam muito...
De legumes gostam de ervilhas, milho, feijão verde, cenoura, broculos, couve flor, etc... Dou sempre uma fervura aos legumes.
Cá em casa, a refeição preferida da Xana, do Bruno, do Clyde e da Bonnie é comida de bebe, as sobremesas de fruta da blédine.
Também necessitam de alguma fibra... Flocos, muesli, bolachas, arroz e pasta cozidas, uma tostinha... Adoram frutos secos, polen e cana de açucar.
Para satisfazer as necessidades proteicas: Mealworms, peito de frango cozido, iogurte natural, queijo fresco, ração de gatinhos e ovo cozido.

Os gliders são muito interactivos se habituados desde que vão para a nova casa.. São muito curiosos e têm uns movimentos e expressões girissimos.
O meu casal mais antigo já está comigo há 4 anos, tiveram 2 joeys (que é como se chama às crias deles, mas já não criam há quase 2 anos).

Os gliders necessitam de uma estrutura social e afectiva.. Se puderes passar bastante tempo por dia com o teu, podes ter só um, mas se não lhe puderes dispensar 2 horas minimo do dia com ele, é preferível ter dois.
Um abraço,
Moya
Última edição por Moya em quarta ago 27, 2003 10:44 am, editado 1 vez no total.
shaw
Membro Júnior

terça ago 26, 2003 2:09 pm

obrigado moya pela informação disponibilizada, já agora como já vi que tens alguma experiência com os "sugar gliders" não sabes onde poderei adquirir um ou dois destes bichinhos e se alguma vez vista à venda comida tipo enlatada para eles, é que na net noutros países existe comida e complementos vitaminicos já preparados.
Moya
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 26, 2003 4:42 pm

Ola,
Na europa dificilmente vais encontrar comida seca ou enlatada para gliders, no Reino Unido são proibidos... Talvez na Holanda com alguma sorte... :?
Podes sempre encomendar pela net. ;)
Dentro da comunidade europeia não se fabrica comida para gliders, como tal, a entrada da mesma dentro da UE é muito restrita por causa das normas de segurança em relação à alimentação.

Esta semana ou na próxima vou a um local que tinha alguns para venda, e tenho um amigo que tinha um casal para venda... Posso informar-me e depois digo-te.
Um abraço,
Moya
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

terça ago 26, 2003 9:57 pm

Oi!

Dá uma olhadela nos classificados aqui da arca. Estão lá anúncios sobre petauros do açucar.
shaw
Membro Júnior

quarta ago 27, 2003 9:59 am

obrigado moya e sararp por terem respondido, então depois fico à espera que possas dizer algo mais sobre os gliders ok moya.

um abraço
Moya
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 28, 2003 7:33 pm

Combinado,
Vou lá no principio da proxima semana e depois actualizo-te ;)
Um abraço,
Moya
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

quinta ago 28, 2003 11:23 pm

... :oops: o que é um glider?! :oops:
Cruela
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 29, 2003 12:02 am

Olá Cruela:
Um sugar glider/ petauro do açucar é um pequeno marsupial proveniente da Austrália e Nova Guiné.
É um animal nocturno, parecido a um esquilo com grandes olhos... Tem a particulariedade de planar e emite uns sons muito engraçados...
No meu album encontras fotos de dois dos meus quatro gliders. ;)
Um abraço,
Moya
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

sexta ago 29, 2003 8:57 am

Obrigado
Nem me lembrei de ver no album!
São muito giros, adorei!

Até à proxima,
Cruela
Responder