Interessei-me recentemente por Petauros do Açúcar (pergunto-me se alguém não se interessa depois de os ver!), e, para perceber se os poderia ter, estive os últimos dias a informar-me sobre o assunto.
Tenho agora um problema... parece haver duas grandes opiniões antagónicas:
- Dá IMENSO trabalho.
- Não dá assim tanto.
No primeiro caso, ser-me-à impossível ter um (casal de) petauro(s). No segundo caso, já seria possível.
Maior parte da informação encontrada e que se vê e ouve no boca-a-boca dos fóruns (e inclusive das lojas) é que são extremamente complicados de ter, mal-cheirosos, barulhentos, com uma alimentação muito complexa e dispendiosa.
Por outro lado, há toda a informação que se vê em http://www.mynasga.org/. É, supostamente, uma organização sem fins lucrativos composta por veterinários e investigadores, cujo objectivo é informar e quebrar mitos sobre estes animaizinhos tão engraçados. Também insiste muito na questão do licenciamento oficial por veterinários e pelo Departamento da Agricultura Norte-Americano.
O que me está a chatear é o seguinte: embora seja um site que não vende nada, o MyNASGA mostra um link grande e mais que óbvio para um único outro site (www. SugarGliderReviews.org). Esse segundo site também não vende nada, mas supostamente investiga quais os melhores produtos e empresas... de entre as 3 principais alternativas, uma tem recorrentemente quase 100% de pontuação, e as outras têm todas menos de 60 e picos %. Mais uma vez, este site também insiste muito na questão do licenciamento. Estranhamente, até Novembro é impossível ao público pontuar as alternativas. Esse grupinho de sites tem informação praticamente só copy-pasted de uns para os outros, o que - convenhamos - não é assim tão descabido.
A seu favor, têm [os vários sites] o facto de insistirem muito em que se veja os animais antes de comprar - e não vendem animais online. Só presencialmente. Também mencionam uma comunidade/fórum/artigos para quem já comprou petauros, mas é inacessível para quem não comprou através deles (esquisito?).
Resumindo: quero acreditar no que diz no site da NASGA e companhia, porque me permitiria ter um par destes bichinhos fantásticos. Por outro lado, tenho medo que seja uma "mini"-conspiração para incitar as pessoas a comprarem os produtos (mesmo que não os bichinhos) daquela empresa em particular.
Já estarei a fazer filmes? É que parece bom demais para ser verdade

Por alto:
- Comida muito mais nutritiva que a feita por nós, em formato ração, estilo gato e cão, e muito barata.
- A comida é feita maneira a eliminar o cheiro (removendo proteínas animais).
- Eles habituam-se a outros horários, e portanto deixam de ser animais exclusivamente nocturnos.
- Não fazem assim TANTO barulho à noite.
- Não precisam de um número gigantesco de horas de atenção directa e exclusiva. Uma parte poderá ser apenas andar com eles.
- Alojamento inicial relativamente pequeno, embora deva ser aumentado para os adultos.
- Poucos problemas de saúde (mas cuidado com o roçar nas grades, e envenenamento por zinco), e pouco acompanhamento veterinário.
Agradecia que qualquer dono de Petauros me pudesse ajudar a esclarecer esta questão Já alguém experimentou a comida sugerida por eles?
Cumprimentos,
João Martins