Obesidade da minha PDI

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
petaurinha
Membro Júnior
Registado: quarta set 02, 2009 10:18 am
Localização: 1 tartaruga , 1 cão, 2 porquinhos da india e 1 petauro do açucar

sábado set 05, 2009 6:58 pm

Ola a todos. ainda sou novata por aqui, por isso espero que seja o local correcto a colocar a minha "questão". Eu tenho dois PDI's, e como alguns de voces devem saber, em média um porquinho pesa entre 700gr e 1kg !
No entanto a pipoka está com 1,450gr :S ... ela come, e deita-se...ou melhor...já come deitada. é o cumulo do comodismo! Os porquinhos da india nao podem entrar em dietas rigorosas, pois pode eventualmente danificar o seu estomago. Não sei o que fazer..pois basicamente ela come uma taça de comer meia cheia ou algumas vezes cheia e meia cenoura por dia.... tenho medo que este peso nao seja saudavel para ela mas ao mesmo tempo tenho alguns receios de cortar na ração....ela tem mesmo apetite tadinha =( Gostava que me deixassem algumas sugestões, de modo a que a gorduxa deixe de ser assim =P.... Ela mesmo fora da gaiola está uma calona....adora brincar, dar bjinhos...mas mexer-se...que me mexa eu =P
Cumprimentos
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado set 05, 2009 8:04 pm

Não percebo muito de PDIs, mas ela tem sempre comida à disposição?
Tanto quanto sei eles devem comer duas vezes ao dia.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado set 05, 2009 8:40 pm

http://www.cladosursos.net/saude.htm

Passo a citar:
Por natureza os porquinhos têm um aspecto robusto e anafado. E é uma das caracteristicas que os tormam mais apelativos... No entanto, um porquinho gordo torna-se um animal preguiçoso, que faz pouco exercicio e mais propenso a problemas cardiacos. Quantidade não é qualidade no que toca a uma dieta equilibrada.
Alimentação:
http://www.cladosursos.net/alimentacao.htm

Quanto ao facto de comer muito, penso que deverá dar de tudo um pouco, mas em pequenas quantidades diárias, visto que realmente o seu porquinho já tem um peso acima do "previsto".
O site que deixei acima penso que poderá ajudar no que diz respeito á alimentação, mas em todo o caso será melhor ir a um veterinário para que este a ajude a controlar melhor o peso e aconselhar como deve proceder.
Boa sorte ;)
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

sábado set 05, 2009 8:53 pm

Bom... vamos lá ver uma coisa...
Referiste meia taça de comida... estás a falar de ração? Por que se lhe dás meia taça ou uma taça de ração por dia (seja que taça for) deve com certeza ser em excesso... depois falas em meia cenoura... meia cenoura por dia é muito pouco. Se percebi bem, a tua porquinha não precisa de "dieta" precisa de uma alimentação mais equilibrada e que obedeça a rotinas :D

Portanto:

1) FENO (sempre disponível) - excelente dos dentes, para os intestinos, etc.

2) LEGUMES FRESCOS - a alimentação dela deve ser maioritariamente à base de legumes e não de ração. Os legumes são nutritivos e não "enfardam" como a ração, não têm gordura e têm poucas calorias. Se a alimentação for sempre à base de legumes não vais ter problemas com peso. Nada de alfaces como já deves saber.

3) RAÇÃO - assim sendo, muito pouca, 1 ou 2 colheres de sopa por dia

Agora... a questão da rotina. Deves dar sempre a comida aos teus porquinhos à mesma hora (mais coisa, menos coisa), e não convém deixa-los muito tempo sem comer entre refeições, o ideal é estarem a comer com frequencia ao longo do dia (o feno à disposição é bom por isto). Pessoalmente, dou-lhes 3 refeições por dia

1) pequeno almoço só de legumes (a maior porção por dia, porque tiveram a noite toda sem comer)

2) lanche de legumes (16h-17h) - diferentes e em menor quantidade
dos da manhã

3) jantar só de ração

Pelo meio das refeições fica o feno, que eles estão sempre a comer e que lhes tira a fomeca :D

Depois... os porquinhos são um pouco preguiçosos, mas tentar po-los a andar todos os dias é sempre bom

Se percebi mal e já tomas estas medidas todas... talvez a tua porquinha seja por natureza já mais gordinha. Eu tenho dois porquinhos e têm a mesma alimentação e apetite e no entanto um é gordinho e ou outro magro (o bucha e o estica) :D

Para o caso de realmente lhe tares a dar ração a mais, segue apenas o que te disse, mas não deixes de dar a ração de forma drástica, vai reduzindo a dose aos poucos ao longo de uma ou duas semanas até chegares à dose certa. Para os legumes, o mesmo, vai introduzindo devagar porque o estômago não está certamente habituado.

Espero ter ajudado :wink:
Última edição por LiveToRock em sábado set 05, 2009 8:55 pm, editado 1 vez no total.
Ly1985
Membro
Registado: sábado out 11, 2008 3:25 pm
Localização: 4 porquinhos da Índia, 2 Esquilos Coreanos, 2 Mandarins, 1 epanhuel, 1 caniche, 1 coelho

sábado set 05, 2009 8:55 pm

Penso que poderia criar algumas situação para a obrigar a mexer-se. Ponha o comer longe dela. Arranje tubos e meta lá dentro o feno para que ela seja obrigada a ir la busca-lo. Penso que também poderia talvez reduzir a ração lentamente e substituindo por vegetais mas ai só com orientação do seu veterinário claro pois tem um metabolismo muito sensivel.
petaurinha
Membro Júnior

sábado set 05, 2009 11:52 pm

para LiveToRock
Obrigada pelos seus conselhos...mas eu sei tomar bem conta dos meu PDI's e quando me referi a uma taça ou meia taça obviamente que nao é algo gigantesco....assemelha-se a quantidade a 1 ou duas colheres de sopa e claro que a base de alimentaçao de ambos não é exclusivamente ração...passa por tudo um pouco...desde couve lombarda, cenouras(diáriamente), fenos, tomate, pepino e pimento etc etc etc...nnk seker provaram alface por exemplo...nao vou arriskar em diarreias e tudo mais,sabendo que ha outros alimentos substitutos. Explikei-me abreviadamente pois escrevi apenas o necessário!
A porka já teve taças de plastico, cerâmica (bem pesadas) e nao vale apena....ela volta-as, puxa-as com os dentes e poe la a cabeça dentro a comer =P...é mesmo calona...sempre o foi...mas agora um pouco mais...até com a trela mesmo que a puxa ela nao anda e acabo por ser eu a fazer o esforço por ela.... o que tou a fazer agora é provaca-la tocando-lhe nas partes traseiras...ela odeia mas é a forma que tenho de ela andar de um lado po outro da gaiola a correr =) ...as vezes pequenos males até são para fazer bem =) Obrigada a todos de qualquer maneira =)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado set 05, 2009 11:58 pm

petaurinha Escreveu:(...)
A porka já teve taças de plastico, cerâmica (bem pesadas) e nao vale apena....ela volta-as, puxa-as com os dentes e poe la a cabeça dentro a comer =P...é mesmo calona...sempre o foi...(...)
Adorei esta parte :lol: :lol: :lol: :lol:
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
petaurinha
Membro Júnior

sábado set 05, 2009 11:58 pm

ela é mesmo calona e rezingona....vou optar mesmo por provocá-la... =( é a unica maneira que sei que ela corre =) levamos isto como uma brincadeira.... visto que eu me sigo basicamente pelo que o LiveToRock
disse =) desde fruta a legumes ela tem tudo, vou tentar alternar as quantidades diárias entre as coisas de modo a que seja tudo bem repartidinho e que ela fique com a biga cheia de qualquer maneira =) obrigada mais uma vez...e qualquer coisa mal da minha parte peço desculpa, já é bastante tarde =P
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

domingo set 06, 2009 12:35 am

eheh eu tenho porcos com 1.600kg , mais pesados que os meus coelhos ehehe

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
petaurinha
Membro Júnior

domingo set 06, 2009 9:19 am

aserio danhusky? Eles comem muito?A minha menina comparativamente ao macho come um pouco mais mas tambem nada de outro mundo. é que se eles praticarem exercicio ainda vá, que nao vá.
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

domingo set 06, 2009 11:20 am

Cara petaurinha,

não deve ter lido com certeza nenhuma crítica da minha parte ao modo como trata os seus animais... é que tal nem sequer se colocou... Se está tão segura que segue o que lhe disse, e se consequentemente a sua porquinha tem uma correcta alimentação, então não sei porque colocou a questão... se ela é saudável e come mais legumes que ração então devia ter concluído sozinha que é a sua porquinha é gorda porque se calhar é genético, os animais não são todos iguais.

Agora... ficar ofendida com os meus conselhos e sugestões quando perdi o meu tempo pessoal a dar-me ao trabalho de a informar...?

Para a próxima pesquise sozinha ou pergunte ao vet... Ele há cada um...
petaurinha
Membro Júnior

domingo set 06, 2009 12:17 pm

LiveToRock
peço desculpa se pareçeu de algum modo que o ofendi... =( ontem ja era bastante tarde e ja estava a escrever mais po torto que para o direito...lol mais uma vez peço desculpa e claro que os seus conselhos sao sempre lidos com atençao e agradecimento da minha parte.... Ela sempre foi cheia..mas agora como está mais...pensei que pudesse ser por um outro motivo...mas ao ler o seu comentário reparei que é exactamente isso que faço com um e com outro animal e logicamente ewntão deve dever-se a estrutura fisica dela.... Mais uma vez lhe peço desculpa =)
Kathamina
Membro Veterano

domingo set 06, 2009 2:04 pm

petaurinha Escreveu:aserio danhusky? Eles comem muito?A minha menina comparativamente ao macho come um pouco mais mas tambem nada de outro mundo. é que se eles praticarem exercicio ainda vá, que nao vá.
Um macho + uma fémea = porquinha gorda
Não estará prenhe?
petaurinha1
Membro Júnior
Registado: domingo set 06, 2009 6:54 pm
Localização: 1 cão, 2 porquinhos da india, 1 tartaruga e futuramente.... =)

domingo set 06, 2009 6:57 pm

halla Kathamina...
Ela de certeza absoluta que nao esta prenhe, porque eles estão separados, exactamente para ela nao estar constantemente a emprenhar do jamaica! Ela ja emprenhou duas vezes e à partida nao volto a junta-los sem supervisão é claro, pois nao quero que ela esteja constantemente nesse ritmo. Mas ela das duas vezes que emprenhou o peso que atingiu foi esse mesmo. Agora já anda a fazer ginástica... mas à força. é bem casmurrinha =P
Obrigada à mesma por essa suposição....Realmente se tivessem juntos era possivel, mas sendo que estão separados desde março (ultima ninhada) é mesmo impossivel. =)
Brigada
Kathamina
Membro Veterano

domingo set 06, 2009 7:06 pm

Petaurinha1?? Ainda aqui chegaste e já foste reportada ou esqueceste-te da pass?
Bem, nesse caso, é controlar bem a alimentação e/ou incentivar a miúda a fazer exercicio ;)
Boa sorte!
Responder

Voltar para “Exóticos”