Vamos tornar-nos ratz-dependentes!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Anvilfolk
Membro Júnior
Registado: terça set 01, 2009 11:08 pm

segunda set 21, 2009 4:57 pm

Kath: entendido! A partir de agora esperamos antes de dar.

Nós por acaso pendurámos um rolo de papel higiénico quase a acabar no topo da gaiola, puxado até cá abaixo. Ontem nem lhe tocaram... pensei que talvez percebessem o que era e lhes desse uma dica... então tirei um bocadinho e rasguei às tirinhas. Conclusão: espalharam as tirinhas, e puxaram TODO o papel higiénico que restava. Já tive de tirar algum, que estava um molho gigantesco! :lol:

E Bondage: já tinha lido sobre isso, mas foi azelhice minha. E hoje fiz o mesmo - vou passar a ter mais cuidado. A ver se se habituavam a mim, fui partindo uma meia noz aos bocadinhos e dando... já vinham pedinchar :) Agora não se dá mais, porque engorda! Os brócolos já foram praticamente todos papadinhos, e a cenoura está com umas valentes roidelas! Não tocam é muito na ração, acho. Talvez o recipiente seja demasiado alto...

Mais uma coisita... nós prendemos algumas coisas com arame, mas também não é particularmente grosso. Deve ter quase 1mm de grossura. Tivemos o cuidado de meter todas as pontas meio enroladas ou cá fora. Acham que há perigo? O arame não tem cor de ser zincado, e também é pouco. Outra coisa que usámos foram agrafos - também poucos (por exemplo na "ponte" de tecido". Devo mudar? Estou um pouquito preocupado com os agrafos, mas parecem-me estar bem seguros, e se a gente vir que aquela zona está muito roída, também tiramos.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda set 21, 2009 5:37 pm

Tenham cuidado sim, sobretudo quando começarem a sair da gaiola e a trepar por ela, podem magoar as patas e ferir a cauda. Mas desde que esteja sem pontas expostas, penso não haver grande problema.
Atenção á urina nesses arames, alguns tendem a oxidar, mais uma vez especial atenção ás patas. :wink:
Anvilfolk
Membro Júnior

quarta set 23, 2009 6:07 pm

Bem, já temos nomes, e mais um pote de perguntas :D

Sempre ficam Nip (husky) e Tuck (hooded) :)

Estamos também a começar o treino para se habituarem a nós, usando nozes. E isto leva-me logo à primeira pergunta: quanto é que podemos/devemos dar? Como ainda são pequeninos, estou a partir a noz em bocadinhos muito pequeninos, tipo 15-20 por cada quarto de noz (portanto metade daquilo que costumamos ver nos embalados). Se fizermos duas sessõezinhas de treino, dá cerca de um quarto de noz por dia para cada ratz. Será demais? Frutos secos são ricos em gorduras, e não quero estar a abusar!

Entretanto fui dar uma vista de olhos aos cereais do LIDL aqui em baixo, e têm todos um bocadinho de açúcar - até os corn flakes normais. Pode-se dar à mesma? Quase de certeza que é pouco (posso-vos dizer as % por 100g quando lá voltar), mas nunca se sabe e perguntar não magoa a ninguém! E deve-se dar os normais, ou aqueles ricos em fibra, estilo Kellog's Especial K?

Já metem duas patitas para cima da minha mão para virem buscar as nozes que eu vou metendo em vários sítios da palma... hehehehe! Isto vai a passo de caracol, mas vai melhorando! :)
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

quarta set 23, 2009 6:52 pm

As minhas mesmo quando tento oferecer algo, não aceitam, só cheiram a mao :twisted: :twisted:
Tenho de encontrar algo que elas gostem mais para ver se desperta mais interesse...

P.S.: Os corn flakes mesmo os que dizem 0% açucares têm sempre um pouco, acho que é normal :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Anvilfolk
Membro Júnior

quarta set 23, 2009 7:02 pm

Já li algures que elas precisam de descobrir que gostam do alimento ;)

Tenta deixar bocadinhos do que quer que estejas a oferecer espalhado pela gaiola, talvez resulte. As minhas também não vieram logo às nozes, mas depois de provar bocadinhos já ficaram viciadas, muahahaha ;)
Kathamina
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 1:40 pm

Olá olá ;)

Quanto aos corn flakes eu dou ás minhas os originais da Kellogs, deve-se dar os normais, podes comparar os valores da caixa e ver uns mais baratos, como os do lidl.
Quanto ás nozes, podem dar mas atenção aos valores calóricos.

Já soltaram as ratz??
Peguem nelas, brinquem, elas já devem ter-se habituado ao novo espaço, quanto mais estiverem com elas e brincarem e pegarem, mais elas se habituam.

;)
Anvilfolk
Membro Júnior

sexta set 25, 2009 2:30 pm

Respondi a isto no tópico do Litoss :$

Elas ainda estão cheias de medo de nós... não queríamos nada stressá-las mais, pegando e forçando o contacto. Também não temos sítio onde as possamos tirar (talvez hoje arranjemos uma varanda - vamos tirar alguma tralha), e depois temos medo de não conseguir apanhá-las para voltar a colocar na gaiola.

Depois compro os tais corn flakes do Lidl ;)
Kathamina
Membro Veterano

sábado set 26, 2009 5:21 am

Estavas a dizer que hoje havia saída das miúdas, como correu? ;)
Anvilfolk
Membro Júnior

domingo set 27, 2009 1:38 pm

Temos fotos mas não temos parado quietos e ainda não tivemos oportunidade de as meter aqui :)

Já os tirámos duas vezes... continuam muito stressadinhos e sempre a querer fugir, mas o Nip continua a ser o mais social. Metemo-los no braço e o Nip esconde a cabeça num buraquinho que encontre e deixa-se estar ali. O Tuck, mais pequenito, é maluco. Atira-se de vez em quando, portanto não o vou meter em local nenhum alto. Ainda não comem guloseimas que a gente lhes dê enquanto estão em cima de nós, mas assim que fogem de nós e se metem num cantinho já as aceitam e comem.

A primeira vez, o Tuck fugiu para um cantinho e ... bem, usando o termo técnico, "borrou-se todo" :lol: Ontem já não! Houve alguns cocozitos aqui e ali, mas menos medo!

Também já lhes fizemos algumas piñatas, e truquezinhos como esconder guloseimas entre dois vasozinhos... enquanto lá estamos não se vê nada, mas assim que saímos devem pôr-se ao trabalho, porque quando voltamos já não há guloseima nenhuma! Malandros!

Agora é ir repetindo até eles se habituarem :) Também vamos ver se metemos uma extensão na varanda e ficamos lá os dois a ler ou na net com a gaiola aberta :)
Bfddone
Membro
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm

domingo set 27, 2009 5:40 pm

Desculpem o off-topic, mas tenho uma pequena duvida.
A coelheira que estou a pensar adaptar para as ratz tem 56cmx29cmx34cm (compxaltxlargura), onde estou a pensar por um andarzinho. Acham que será suficiente para as duas, ou devo arranjar maior?

cumps
Litoss
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 6:40 pm

Bfddone Escreveu:Desculpem o off-topic, mas tenho uma pequena duvida.
A coelheira que estou a pensar adaptar para as ratz tem 56cmx29cmx34cm (compxaltxlargura), onde estou a pensar por um andarzinho. Acham que será suficiente para as duas, ou devo arranjar maior?

cumps
Essa gaiola para ratz adultas não dá, podes confimar no rat cage calculator, convinha que arranjasses uma maior ou entao que fizesses umas alterações :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Bfddone
Membro
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm

domingo set 27, 2009 6:54 pm

Litoss Escreveu:
Bfddone Escreveu:Desculpem o off-topic, mas tenho uma pequena duvida.

cumps
Essa gaiola para ratz adultas não dá, podes confimar no rat cage calculator, convinha que arranjasses uma maior ou entao que fizesses umas alterações :wink:
Obrigado litoss

:? :? :? :?

Bem como ultimo recurso parece que vou ter que ir aos confins da cave buscar o monstro que la esta alojado, não sei se esta funcional, mas prontes a ver vamos... :?
LadyBuga
Registado: domingo set 27, 2009 2:41 pm

domingo set 27, 2009 7:12 pm

Olá a todos :)

Esta é a minha primeira vez aqui no fórum. Sou a namorada do AnvilFolk ;) Acompanhei através dele o fórum até agora.
Tal como prometido por ele, venho colocar aqui umas fotos dos nossos meninos no primeiro dia em que os soltámos :)

AnvilFolk a dar festinhas ao Tuck :)

Imagem

Nip na minha mão, a explorar:

Imagem

Nip nas mãos do AnvilFolk:

Imagem

Tuck nas minhas mãos:

Imagem

Tuck nas mãos do AnvilFolk (assustado):

Imagem

Nip "escondido" :P

Imagem

Nip na mão do Anvil:

Imagem

Nip no meu ombro:

Imagem

Nip no meu ombro de novo:

Imagem

Este é o chamado "Cantinho do Tuck" :D É onde ele se esconde sempre que foge de nós. Escusado será dizer o que são as coisas no chão :P

Imagem

Nip (já na gaiola) interessado na piñata :D

Imagem
Kathamina
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 7:37 pm

Bem vinda ;)

Que lindos ratz que têm, e fico contente por ver os progressos...já sobem ao ombro, ena ena.

Ladybuga, como está a ser a experiência?

Bfddone, coloca fotos da gaiola se for possivel, a meu ver quanto maior melhor, mas desde que saiam todos os dias para se exercitarem...só vendo mesmo a gaiola ;)
Litoss
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 8:13 pm

Eu também já peguei nas minhas, é como apanhar um sabonete numa banheira :twisted: :twisted: Têm de se habituar ainda, eu pegava elas começavam a stressar voltava a pousar, fugiam para um canto mas depois lá voltavam para mais um corn flake :lol:
Agora dou lhes um floco e faço lhes umas festinhas, mesmo sem pegar elas deixam, não é facil porque perseguem o dedo a ver se tem comida e gostam muito de provar mas nunca magoam, apercebem se que não é comida :twisted: :twisted:
Muito giros os ratazanos :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”