Perda de pelo!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda out 05, 2009 10:33 pm

Gostei da parte "papinha toda feita" :lol:
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

terça out 06, 2009 12:53 am

Oh minha gente, que confusão que vai por aqui...

1. Um coelho NÃO é um roedor. Caramba, é um lagomorfo...
2. A vacina contra a mixomatose é semestral e a da DHV é anual, normalmente são dadas em datas desencontradas.
3. Um coelho que come sementes e vegetais não tem uma dieta adequada, o elemento principal está em falta: feno sempre disponível. Além de que se forem mesmo sementes são muito calóricas e não fornecem os nutrientes necessários aos coelhos.
4. Um coelho adulto, tal como eu já disse, perde pêlo de 2 em 2 meses, portanto não é pêlo de bebé.
CatarinaSts
Membro Júnior
Registado: domingo jan 18, 2009 4:00 pm

terça out 06, 2009 1:06 pm

martaldf Escreveu:CatarinaSts,

Os Coelhos devem ser vacinados. Pode decidir não vacinar, mas é aconselhável!

Citando o site, do link que a Kathamina te deu:
"O coelho deve ser vacinado anualmente contra a mixomatose e contra a doença hemorrágica viral, no entanto, a maioria dos veterinários vacina semestralmente, desencontrando a data da vacina, para que não sejam dadas as duas na mesma altura. Também pode decidir vacinar o seu coelho contra a pasteurelose"

Papinha toda feita:
Os coelhos devem ser vacinados 1x por ano contra Mixomatose e doença Hemorrágica viral. Se quiser, também pode vaciná-lo contra uma terceira doença: a pasteurelose.

Se este texto estava confuso para si, espreite este link, na área saúde:
http://coelhoanao.no.sapo.pt/

Agora, independentemente do veterinário ficar longe ou perto, se o dono tem uma dúvida, pelo bem estar do animal, deve levá-lo a uma visita ao veterinário, nem que seja apenas para um check-up.

Se não conhece um veterinário de exóticos em quem confia, pergunte aqui, de certeza que alguém lhe indicará algum.

Cump,
O problema é que uma amiga, que também tem um coelho anão, levou-o ao veterinário, e ele disse que os coelhos NÃO levam vacinas!!!
Se o próprio veterinário diz que não, e o site diz que sim, eu não sei em quem confiar!!! :(
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

terça out 06, 2009 1:07 pm

Vá a outro veterinário.

São muitos "Sim" contra um "Não".
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Loriath
Membro Veterano

terça out 06, 2009 4:52 pm

CatarinaSts Escreveu:O problema é que uma amiga, que também tem um coelho anão, levou-o ao veterinário, e ele disse que os coelhos NÃO levam vacinas!!!
Se o próprio veterinário diz que não, e o site diz que sim, eu não sei em quem confiar!!! :(
Tal como existem bons e maus profissionais noutras áreas, também os há no mundo veterinário. Não digo que a pessoa em questão não seja excelente a tratar de gatos ou cães (ou outro animal qualquer), mas claramente não percebe muito de coelhos e atende-os na mesma.

Vamos lá por partes, se os coelhos não fossem vacinados, por que raio existiriam vacinas? Certamente os laboratórios não as iriam fazer por desporto e para perder dinheiro.

Depois: não sei se já ouviu ou não falar de mixomatose e febre hemorrágica, mas no sítio onde cresci é um problema enorme. Os coelhos bravos estão quase todos doentes e, dado que estas doenças são transmitidas através de picadas de mosquito, infectam os coelhos domésticos que nunca tiveram qualquer contacto com outros coelhos.

A questão é que a formação sobre exóticos em Portugal era quase nula até há uns anos atrás, e muita gente não se actualiza e depois não sabe dar resposta decente quando atende esses animais.
CatarinaSts
Membro Júnior
Registado: domingo jan 18, 2009 4:00 pm

terça out 06, 2009 6:36 pm

Muito obrigado pelas respostas e pela preocupação. E peço desculpa pela "burrice"!!!

Mas já que aqui estamos, alguém me pode indicar um veterinário de exóticos no distrito de Leiria??

Muito Obrigada :D
Loriath
Membro Veterano

terça out 06, 2009 9:14 pm

Leiria mesmo não sei, mas consulte esta lista e pode ser que haja algum onde possa ir...

http://ocoelhoanao.blogspot.com/2009/07 ... endem.html
Responder

Voltar para “Exóticos”