Dúvida sobre esquilos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça ago 19, 2003 9:57 pm

Ólá a todos!

Eu tenho uma esquila da Sibéria há cerca de 1 mês e meio, mas ela tem muito medo, e raramente sai do ninho :(
Já lhe consigo dar de manhã, que é quando ela sai do ninho, bocadinhos de fruta e legumes.

O que é preciso fazer para eu conseguir andar com ela na mão, tirá - la da gaiola e soltá- la num local e conseguir que ela venha depois para a gaiola novamente?

Se alguém me puder ajudar, agradeço ;)

Também gostava de lhe arranjar um marido :D

Beijinhos
Tinoco
Membro Júnior
Registado: segunda mai 06, 2002 11:07 am

quinta ago 21, 2003 12:25 am

Oi.

Acima de tudo tens que ter muita paciência, continua a mexer nela diariamente, aos poucos ela vai ganhando confiança, é preciso é seres persistente.

Tenho um esquilo há mais de cinco anos e no inicio também era estranho, quase não se mexia, agora anda há vontade dele, de vez em quando solto-o e ele anda à vontade, quanto ao voltar para a gaiola, só quando ele quer!

Quando o solto parece que tem pilhas novas, farta-se de correr e só passado um bocado é que acalma.

Só vai para dentro da gaiola quando quer.

Quanto a arranjar companheiro aconselho-te a que o faças o mais cedo possível, eu no meu caso já não posso arranjar companhia para o meu, porque já o tenho há muito tempo e ele já marcou o território dele.

Acho que o ideal até adquirir os dois ao mesmo tempo.

Espero ter ajudado.

Beijinhos

Tinoco
Tchinho
Membro Veterano

sexta ago 22, 2003 2:03 pm

Olá Tinoco!

Obrigada pela tua ajuda... Eu tento estar com ela o máximo, o pior é que os meus gatos e o meu cão também querem estar com ela quando eu lá estou :( e torna - se um pouco difícil para a Tuca, que é a esquila, sair do ninho :cry:

Vou ver o que é que eu consigo fazer...

Mais uma vez obrigada

Beijinhos

Tchinho
Tchinho
Membro Veterano

domingo ago 24, 2003 10:12 am

Olá Tinoco!

A minha esquila pendura - se na grade da gaiola com a barriga virada para fora e faz xixi em esguicho para quem tiver à frente da gaiola.
:?: Isto é normal?

Beijinhos

Tchinho
Tinoco
Membro Júnior

terça ago 26, 2003 9:25 pm

Olá Tchinho.

Desde que os teus gatos e o teu cão não lhe façam mal, acho que ela deve de se acabar por habituar.

Não tenho experiências com outros animais junto com o Teco, já tive periquitos, mas não tinham contacto com ele.

Em relação à atitude que ela tem, a unica coisa que te posso dizer é que o meu não faz nada disso, nem nunca fez! :roll:

Ele faz sempre as necessidades dele no fundo da gaiola, onde tem as pedras (que se usam para os gatos fazerem necessidades).

Eu tenho um macho e tu uma fêmea, não sei se há diferenças a nível de comportamento.

Ela sempre fez isso? Faz de vez em quando?

Se ela continuar era bom levá-la a um veterinário e ouvir a opinião dele sobre isso.

Beijinhos

Tinoco
Tchinho
Membro Veterano

quinta ago 28, 2003 8:49 pm

Olá Tinoco!

Obrigada pela tua ajuda :) , a Tuca só fez isso duas vezes e depois nunca mais fez.

Se precisar de mais algum esclarecimento, depois digo...

Obrigada

Beijinhos
Tchinho
xOfiNha
Membro
Registado: sexta abr 18, 2003 1:25 pm

domingo set 07, 2003 12:37 pm

Olá!

Também tenho um esquilo (o meu é voador) e ele também faz xixi pendurado na gaiola...é um pouco chato mas paciência!

Soltei-o uma vez mas ele assustou-se porque não estava no ambiente normal dele e começou a saltar sem parar...agarrei-o com uma toalha e voltei a po-lo na gaiola. Nunca mais o soltei porque tenho medo que ele se volte assustar.

É um esquilo muito meiguinho, deixa-me dar-lhe festinhas muitas vezes, vem comer à mão e nunca me mordeu.

Estou também um pouco preocupada porque ele não rói as pedras de cálcio que eu lhe comprei e já lhe comprei umas 4 diferentes! Será que os esquilos voadores não gostam das pedras de cálcio ou não necessitam?!

xOfiNha
Tinoco
Membro Júnior

quarta set 10, 2003 11:00 pm

Eu quando solto o meu o que faço é abrir a porta da gaiola e encostá-la à minha cama, é ele que sai, não o forço a nada!

Ele anda cá fora o tempo que quer e entra na gaiola quando quer.

Costuma entrar e sair várias vezes na brincadeira.

O meu estranha muito pessoas e sitios que não são habituais.

É normal que ele reaja mal num sítio que não esteja habituado.

Em relação à pedra de cálcio o meu só gosta de uma, que é da marca da mistura dele, de vez em quando esgota e houve uma vez que comprei outra marca e está até hoje intacta na gaiola dele, da dele já vai na terceira.

Não sei se a raça do teu é diferente e não necessita, o meu sei que tem tendência a morrer com falta de cálcio nos ossos.

Beijinhos

Tinoco
xOfiNha
Membro
Registado: sexta abr 18, 2003 1:25 pm

sexta set 12, 2003 6:46 pm

Qual a marca da pedra de cálcio?

Vê no meu álbum se o teu esquilo é parecido com o meu.

Obrigado,

xOfiNha
Tinoco
Membro Júnior

sexta set 12, 2003 10:24 pm

Passando a publicidade.... Vitakraft.

O teu esquilo não me parece da mesma raça que o meu.

Mas se ainda não exprimentas-te esta marca, não custa nada tentar mais uma.

Se o fizeres depois diz qualquer coisa.

Beijinhos

Tinoco
Responder

Voltar para “Exóticos”