Chinchilas engasgadas com ração Complete da Versele - Laga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
VSGR1979
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

quinta out 08, 2009 8:32 am

Bom dia!

Abri este tópico com o intuito do mesmo funcionar como uma mensagem de alerta. Tenho várias chinchilas e o granulado que habitualmente comiam era Chinchila Duo. No entanto, esta ração deixou de ser fabricada e passei a dar Chichila Complete. Jà tive dois casos de chinchilas engasgadas. Na última situação, o meu chinchila ficou mesmo inanimado, entrando temporariamente em anóxia. Como me apercebi da situação, peguei nele pela cauda, "bati-lhe" nas costas e desta forma foi possível desobstruir-lhe a garganta. No entanto demorou algum tempo a recuperar. Deixei de dar este granualdo.
Como num curto espaço de tempo já foram duas as situações e com chinchilas diferentes (nunca tal tinha acontecido e já tenho chinchilas á vários anos), achei por bem alertar os utilizadores desta gama de ração.
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quinta out 08, 2009 10:01 am

eu uso essa e nunca a minha se engasgou, já viste os dentes delas?
VSGR1979
Membro Júnior

quinta out 08, 2009 11:07 am

Bom dia!

Sim, levei-o à veterinária para ela ver os dentitos e estão todos alinhados e com crescimento normal. Por acaso foi a primeira coisa em que pensei, já que tenho uma com problemas crónicos de dentição (faz correcção de dentes de 2 em 2 meses). Além de que ele como muito bem o feno diariamente; o problema de dentes foi logo posto de parte.
Achei estranho porque nunca aconteceu com outras rações e mais estranho é ter acontecido em dois chinchilas diferentes.
O problema da ração que a Versele-Laga colocou no mercado para substituir a Duo que se chama "Chinchila e Degu Pro" é que tem um elevado teor de cálcio, não devendo desta forma fazer parte da alimentação diária das chinchilas. Passei a misturar "Pellets da Vitakraft" com uns pedacinhos da "Chinchila e Degu Pro" para lhe dar um sabor e odor diferente. Não é que eles gostem muito...
TaniaGP
Membro
Registado: sexta jul 24, 2009 4:22 pm

quinta out 08, 2009 12:43 pm

Boa tarde!!

Eu também nunca tive problema com essa ração, e a veterinária diz que nao existe melhor marca para chinchilas!
Relativamente à Chinchila Duo eu continuo a comprar, não existe nas lojas de animais, mas em superfices especializadas em bricolage e animais, continuo a comprar essa ração na Agriloja lá tem sempre!
VSGR1979
Membro Júnior

quinta out 08, 2009 4:23 pm

Boa tarde!

Não haja dúvida que em termos de composição (já que é uma ração rica em fibra) é provavelmente das melhores que temos no nosso mercado. No entanto, desisti de dar! A Duo que ainda existe é apenas a de 1Kg; para mim não dá sequer para uma semana pois tenho muitas chinchilas! Eu costumava comprar sacos de 25 kg, para alimentar a minha grande família.
No entanto, a veterinária das chinchilas começou a ter produtos da Oxbow, que são de óptima qualidade. O único senão é o tempo que demoram a vir...
A verdade é que tal nunca aconteceu com outra ração, e como referi tenho chinchilas há já alguns anos.
amsobral
Membro
Registado: domingo fev 26, 2006 9:36 pm

sexta out 09, 2009 10:40 pm

Realmente nao consigo perceber porque é que as tuas chins se estão a engasgar com a ração. E se queres um conselho NUNCA pegues a chin pela cauda, podes causar-lhes grandes danos a nível de coluna e até mesmo partires a cauda.

Desculpem a minha opinião mas não concordo convosco em nomearem a Complete como a melhor ração.
A ração Duo, também da VL é a melhor em relação preço/qualidade, infelizmente saiu do mercado e aí acho que a Versele-Laga não agiu da melhor forma com os seus clientes, pois tirou a ração muito de repente e sem aviso prévio.
Como sabem deve-se de fazer a mudança de ração gradualmentee quando não nos é possível, o que os criadores aconselham é não passar para a Complete mas sim e mal por mal para a Nature apesar desta última ter demasiadas guloseimas mas não tem provocado diarreias, já a Complete sei de casos que já aconteceu.
Eu também dou a Duo à minha chin e como soube que tinham substituido a Duo para a PRO ainda consegui comprar algumas embalagens de 1kg mas quando chegar a altura, sem dúvida que vou escolher a PRO.
Pois esta vem melhorada em relação à Duo e ao contrário do que disse aqui um utilizador não faz mal algum e nem tem cálcio em excesso.
VSGR1979
Membro Júnior

sábado out 10, 2009 7:49 am

Bom dia!

Peguei-lhe pela cauda, porque acho que numa situação de aflição em que se visse uma animal de que se gosta a morrer, penso eu que qualquer um faria. Nãp imagina o desespero! Antes isso do que morrer engasgado! E desculpe, mas 1% de cálcio na Pro Duo, para chinchilas é muito. O adequado, para chinchilas é 0,5%. Cálculos renais, sobrecrescimento dentário, são problemas que podem advir da sua utilização.
O meu problema em dar a Nature tem a ver com a quantidade de guloseimas. Dess ração aproveito pouco mais de metade pois tiro tudo o que são guloseimas: a banana, a uva-passa, o milho, as sementes de girassol e umas coisitas verdes que tem lá no meio que não faço ideia do que sejam. Mas concordo, a Verse-Laga não devria ter retirado o granulado do mercado desta forma.
amsobral
Membro

sábado out 10, 2009 8:53 am

Pois compreendo a tua aflição.
A minha chin também já se engasgou 3 vezes em períodos muito espaçados; 1 vez foi a roer um pedaço de pinho não tratado e as outras 2 foi a beber água, daí ter mudado para um bebedouro melhor e quando estava atrapalhada com o engasgo pegava nela, virava ao contrário mas a pegar-lhe no corpo e não na cauda e fazia umas massagens na zona do pescoço e garganta e passado uns segundos já não era nada com ela. :D
Elas estão-nos sempre a assustar.
Quanto à Nature e como disse tem demasiadas guloseimas mas sempre podes retirar-lhe a maior parte pelo menos era o que fazia antes de dar a Duo à minha chin.
Em relação à composição da PRO, o que me foi dito por uma criadora de chins é que esta é parecida com a da Duo mas o tamanho das pellets é o dobro daquelas maiores que vem na ração da Duo e teve a analizar a sua composição e verificou que é superior à da Duo e não sei se sabes mas as chins absorvem muito pouco cálcio, daí não concordar contigo.
O que está a acontecer com esta criadora é na maioria das chins não estão a pegar na nova ração e em substituição até elas não se habituarem está a dar a da Nature mas a Complete ela não aconselha mesmo.
É lógico que quem usa sempre a Complete não faz mal mas a nível de mudança de ração não é aconselhável por causa das diarreias.
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

sábado out 10, 2009 10:18 am

a ração duo ainda existe há venda
VSGR1979
Membro Júnior

sábado out 10, 2009 12:35 pm

Olá, boa tarde!

Os meus comem...mas não com a vontade com que comiam a Duo! Por isso estou a misturar com as "Pellets" da Vitafraft, uma vez que é em forma de bastonete, tal como a Duo. A Nature deixei de dar apenas porque como tenho muitas chinchilas e é muito complicado estar a separar a ração para tantos chinchilas. Inicialmente fazia isso, até começar a dar a Duo.
A Duo efectivamente ainda existe à venda em alguns locais, mas há lojas que já deixaram de ter.
amsobral
Membro

sábado out 10, 2009 10:52 pm

É verdade e pelo que sei as sacas de 25 kgs já não existem da Duo, só se encontra ainda em certas lojas as embalagens de 1kg mas para quem tem muitas chins, realmente não compensa pois torna-se bastante dispendioso.
Responder

Voltar para “Exóticos”