Chinchila que não toma banho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
AngelofDeath
Registado: quarta out 07, 2009 10:24 pm

quarta out 07, 2009 10:33 pm

Boa noite, adquiri uma chinchila à cerca de uma semana mas desde entao ja fez uma grande viagem. Nos dois primeiros dias a Mimi ficou alojada temporariamente num viveiro de pássaros e era solta diariamente por vezes mais que uma vez, por cerca de 20 minutos de cada vez. Derante essas saidas tomava bem o seu banho e era até muito divertido observá-la. Entretanto, na passada segunda feira ela fez a sua primeira viagem de Alfa, com ar condicionado e correu bem, veio curiosa a espreitar e a mordiscar o meu dedo. Desde entao está ja noutra casa e noutra gaiola, grande e com tres andares e rampinhas para saltitar a vontade, brinca e come mas água bebe muito pouca e quando a solto recusa o banho. Inicialmente tinha uma banheira plastica mas ela recusava-se a entrar e entao mudei pra uma gaveta de madeira mas ela entra, cheira e sai preferindo rebolar-se na areia que cai no chão, é normal esta reacção por estar ainda assustada? quando a solto é por um bom tempo e ela explora os cantinhos da casa mas sempre a medo e se ouve riudos esconde-se, acho que é normal porque ainda se está a habituar a mim e à casa nova, mas quanto ao banho o que posso fazer? como ela se recusa, antes de a pôr de novo na gaiola tento por areia por cima com cuidado mas ela fica mais e mais assutada assim e tenho receio que comece a rejeitar mais ainda o banho, o que posso fazer?
framby
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:31 pm
Localização: Tenho todo o tipo de bicharada que apanho na rua...lol

quarta out 21, 2009 12:35 pm

boas, a tua chinchila faz isso talvez por nao se sentir a vontade no novo espaço, talvez se puseres um recipiente com areia de banho DENTRO da gaiola ela tome banho...

exprimenta! :wink:
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quarta out 21, 2009 11:19 pm

Olá

Bem vou tentar ajudar.

Primeiro que tudo, disse que faz varios passeios por dia certo?
Quando está mais fresquinho penso que não existe qualquer tipo de problema, mas quando está calor, evite solta-la durante o dia, ou quando faz calor, pois elas correm e correm, e depois podem sobreaquecer e ter um golpe de calor ( que pode ser fatal ).
Agora nestes dias que estão mais frescos, eu costumo soltar o meu chin cerca de 1h, das 20h até as 21h, pois já esta mais fresco, e já dormitou de dia.
Quanto á questão do banho, pode ser de ela ainda não se ter ambientado á gaiola nova, ( lembre-se que tem de estar num sitio fresco e seco, longe da luz directa do sol e de correntes de ar ).
Como já disseram, experimente colocar a banheira dentro da gaiola, para ver se a sua chin entra e toma o seu banho, ou melhor, solte o seu chin, deixe-o fazer o seu passeio, e depois quando retornar á gaiola coloque a banheira lá.
Neste tempo mais "invernoso" aconselho a usar anti-fungico na areia, cerca de uma colher de café para cerca de 5 colheres normais de areia.
No verão penso que não seja preciso anti fungico.
Nestes dias de mais calor, apenas deixo a banheira á disposição cerca de 10/15min, depois retiro, dia sim, dia não.
Ou seja um dia 10/15min, outro apenas 5min, noutro dia 10/15min e noutro apenas 5min e assim sucessivamente ( á excepção do verão ).

Espero ter ajudado :D

Depois conte-nos progressos com a sua chin e já agora umas fotos ;)

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
boypets
Membro
Registado: segunda out 19, 2009 6:19 pm

quarta out 21, 2009 11:34 pm

uma coisa o que é um anti-fungico?
xRubenx
Membro
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quarta out 21, 2009 11:44 pm

Olá

O Anti-Fungico, é um pó que se coloca na areia dos Chins, que é para evitar que se formem Fungos no pêlo dos Chins.
Usa-se mais no inverno, pois está o tempo mais humido e mais propicio á formaçao e propragação de fungos.

Atenção, só se coloca apenas uma vez na areia, e só se volta a colocar mais quando houver uma troca de areia.
Se começar a usar um certo anti-fungico, e o seu hin se começar a coçar muito, mude de marca de anti-fungico, pois pode conter muito enxofre e existem chins mais sensiveis que outras.

Espero ter ajudado

Cumprimentos
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
boypets
Membro

quarta out 21, 2009 11:48 pm

e se for para gerbos ( que e o meu caso) eles também tomam banho na areia para chinchilas..... :?: :?

também tenho outro problema com o meu gerbo esta uns tópicos abaixo.....
xRubenx
Membro

quarta out 21, 2009 11:57 pm

Olá

boypets, vou te tentar ajudar com as minhas poucas qualificações sobre Gerbos.

Os gerbos, tal como as chinchilas, tomam banhos de areia.
Por isso tem de arranjar um recipiente ou uma banheira propria e areia para o banho.
Atenção, não é areia normal, é uma areia especial.
Penso que o tempo de banho, é como o dos Chins, cerca de 10/15min diarios na banheira.
Apenas não sei se tambem é necessário o anti fungico :?
Atenção, nunca molhe o seu gerbo! De-lhe os tais banhos de areia, basta colocar lá o recipiente que eles lá fazem a sua higiene ;)

Deixo aqui 2 links onde pdoe retirar varias informações:
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/gerbo_da_mongolia/130

http://www.mundodosanimais.com/portal/m ... golia.html

Como não sou muito entendido na matéria, irei deixar os experts falarem de gerbos da Mongólia ;)

Mas você tem gerbos?
Á muito tempo? e nunca lhes deu banho?

Cumprimentos
xRubenx
Membro

quinta out 22, 2009 12:02 am

Olá

Boypets entretanto fui ver o seu perfil e o seu petsite.

Reparei que tem um gerbo.

Pelo que vi ainda nunca lhe deu banho, tem de comprar um recipiente onde possa colocar areia, para ele tomar o seu banho diario de areia, para limpar o pelo.
Pode ser um tupperware ou mesmo uma banheira especializada.
Os gerbos adoram escavar, é bom ter uma boa camada de aparas de madeiras para eles poderem escavar, com cerca de 5 a 15cm ;)
Ate pode pegar em meia duzia de rolos de papel higienico e fazes um sistema de tuneis para ele ;)

E deixo aqui mais uns links uteis:
http://animais.clix.pt/animais3g.php?id=266
http://www.zooexotico.com/bichos/gerbos.htm

P.s: Se eu tiver dito algum disparate, um expert em gerbos que me corrija sff ;)

Cumprimentos
boypets
Membro

quinta out 22, 2009 12:03 am

ja lhes dei banho mas não sabia isso do Anti-Fungico nem sei onde se compra pode~se usar nos gerbos?

e sim tenho o meu gerbo há muito tempo

preciso que alguém me ajude so a situação falada sobre alguns tópicos abaixo e muito urgente!!! :o
xRubenx
Membro

quinta out 22, 2009 12:09 am

Olá

Ahh já lhes deu banho, assim é diferente.

Quanto aos Anti-Fungicos, náo sei se poderão ser usados nos gerbos =/

è questão de criar um tópicp e perguntar.

Já respondi a um topico seu mais abaixo ;)

peço desculpa ao angelofdeath pelo off topic :S

Cumprimentos
boypets
Membro

quinta out 22, 2009 12:16 am

eu também desculpa, AngelofDeath pelo off topic...
Responder

Voltar para “Exóticos”