Ajuda com Escorpiões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
netsurfer
Registado: quinta set 18, 2003 2:40 pm

quinta set 18, 2003 4:16 pm

Preciso que me ajudem,
Arranjei 3 escorpiões, e tenho-os num aquario, onde coloquei alguma terra (bastante) algumas pedras para se refugiarem e um pouco de agua num recipiente baixo.
Alimento-os com todo o tipo de insectos que consigo apanhar (gafanhotos, borboletas, etc).
E gostava de saber se há alguns cuidados especiais a ter em conta, tipo temperatura, alimentação, etc. Dou-lhes alimento cerca de uma vez por semana (pessoalmente acho que ficam um pouco gordos demais) e devia dar menos.
Gostava que me indicassem como distinguir os machos das femeas.
Basicamente precisava que me informassem se o que estou a fazer está correcto ou não.. Pois adoro os bichinhos e gostava de tratar tão bem deles como do meu gato (que mantenho sempre debaixo de olho quando visita a zona dos escorpiões (que estão cobertos com uma rede de plastico, para o "alimento" não fugir)
Obrigado pela ajuda.
Bruno
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta set 19, 2003 3:08 pm

Olá Bruno,
Penso que há 2 situações que deves ter em conta... ;)
1ª.) O solo que utilizas suponho que é terra normal... Mas os insectos em cativeiro têm de ter um substrato especial que evita o desenvolvimento de fungos e de bacterias, assim como de mosquitos, etc...
Como tal deverias ter um solo especial.
2ª.) Ainda que lhes dês a alimentação correcta, NUNCA se deve dar insectos que andam nas nossas casas ou nos jardins... Se esses estiveram expostos a insecticidas, vão envenenar os teus escorpiões.
Assim, numa loja especializada podes adquirir grilos e zoophobas que são a melhor alimentação para eles.

Dependendo da especie que tens, deverás ter em atenção o calor e a humidade... O que implica que tambem deverás ter indicadores dos mesmos.

Os escorpiões gostam de se esconder... Uma casca de coco, uma gruta feita com pedras ou até mesmo uma gruta em acrilico especial para estes animais fazem uma decoração bonita no tanque e são muito praticas.

Um abraço,
Moya
netsurfer
Registado: quinta set 18, 2003 2:40 pm

sexta set 19, 2003 5:05 pm

Moya,
Desde já obrigado pela ajuda, em relação ao solo, por acaso uso solo normal, vou tentar arranjar do outro que falas.
Os insectos que uso, na zona onde os apanho, não são terrenos tratados, são baldios (até pq apanhar gafanhotos, em terras tratadas é dificil) mas de qq forma vou ver se consigo arranjar tb "comida viva" em alguma loja até pq são esquisitos e só comem animaizinhos vivos.
Tenho pedras (médias) que eles usam para se esconder por causa da luz, que alias detestam...
Ok, obrigado por tudo se quiseres depois mando-te umas fotos deles (caso queiras), até porque não sei se são machos ou femeas, posso dizer-te que um deles tem as pinças mais estreitas, e dois deles tem as pinças mais "arredondadas", pelo menos são estas as diferenças mais notadas.
Um abraço e bom fim de semana..
Bruno Santos
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta set 19, 2003 9:36 pm

Oi Bruno,
Claro que quero fotos!!! :lol: Até porque vai ser mais fácil identificar se são machos ou fêmeas...
Também precisas de uma placa de aquecimento e dependendo da espécie tens de manter o solo humido... Os escorpiões, embora não pareçam gostam de humidade.
Bom fim de semana também para ti e um abraço,
Moya
Responder

Voltar para “Exóticos”