Ouve, acho que ainda não percebeste bem a coisa dos criadores.
Isto há duas opções: ou tem os criadores a sério, que se preocupam com o bem estar dos coelhos, que levam a coelha ao vet e a têm vacinada e desparasitada e fazem criação de uma ou mais raças (normalmente poucas porque para se dedicar a uma raça é preciso saber muito sobre ela) com o objectivo de atingirem coelhos saudáveis e com boas características da raça.
Depois tens os criadeiros, que criam porque a coelha tinha muita vontade de ser mãe ou eles tinham muita vontade de ver uma ninhada a crescer lá em casa independentemente do bem estar da coelha, ou então que criam para ganhar dinheiro à custa dos bichos. Esses tanto podem ter coelhos rafeiros (e dizer que são coelhos de raça e enganar os pouco experientes) como podem ter alguns coelhos de raça, mas muitos cruzam tanto os bichos e sabem tão pouco de coelhos que muitas vezes mandam coelhos doentes ou demasiado novos para casa das pessoas.
Eventualmente há um intermédio, as pessoas que criaram por razões erradas, mas que até cuidaram bem dos bichos. O problema é que diferenciar estes dos criadeiros é quase impossível a menos que conheças a pessoa.
E acredita que sei do que falo quando digo que comprar um coelho numa loja ou num criadeiro é a pior coisa que se pode fazer. Não só por experiência própria como pelas inúmeras pessoas que compraram coelhos com um mês (quando eles só deviam sair da mãe com 2 meses) e os viram morrer pouco tempo depois de terem chegado a casa. Eu passei por isso e garanto que a experiência não é bonita.
coelho e wc
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
- Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada
http://www.oca-forum.com - Fórum do Blogue O Coelho Anão
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm
claro que vendem , porque os coelhos com um mes sao mesmo pequenos aos dois , ja nao sao , e interessa e vender eles pequenos , porque eles tadinhos muitas vezes de anoes nao tem nada , hoje ja existe um clube dos coelhos com criadores , existe aqui ate na arca pessoas que estao a levar a criação de coelhos de raça por um bom caminho sendo elas contra esses criaderos ( eu por menos sou de porquinhos , coelhos , caes , gatos e outros animais ) , criar e para quem sabe e nao para quem quer
.

A vida é bem melhor com um siberian Husky
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
- Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada
Pois, a primeira coelha anã que tive (há 13 anos atrás) de anã tinha muito pouco ou nada. Por acaso eu tinha espaço e tinha uma gaiola decente para ela, mas podia ter corrido muito mal.
http://www.oca-forum.com - Fórum do Blogue O Coelho Anão