Esquilo Richardson

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Fig22
Membro Júnior
Registado: sábado dez 15, 2007 3:44 pm

domingo nov 22, 2009 11:42 pm

Estou a pensar adquirir um esquilo richardson, mas gostaria primeiro de esclarecer algumas duvidas:
- Qual a alimentaçao mais correcta? Em varias pesquisas ja efectuadas verifiquei em muitas delas que a base de alimentaçao destes animais deveria ser raçao e sem muitas sementes de girassol. No entanto, as raçoes que tenho visto a venda proprias p esquilos tem muitas sementes de girassol. Em relaçao a vegetais, tambem desconheço como poderei variar visto que so encontro como exemplo broculos e cenouras.

-Que medidas devem ter as gaiolas? Estou a pensar construir uma em madeira (pinho) e estou confusa nas medidas, visto que em algumas pesquisas indicam que as gaiolas devem ser altas com varios pisos e outras indicam que como se tratam de esquilos terrestres devem ter mais comprimento do que altura.

-O que se deve dar p o desgaste dos dentes? Pode-se dar alfafa com regularidade?

Peço desculpa por toda a minha ignorancia mas quero estar bem informada e ter as condiçoes minimas antes de adquirir o animal. :oops:

Agredeço desde ja todas as respostas.
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

domingo nov 22, 2009 11:56 pm

Olá

Não percebo muito de esquilos, mas vou tentar ajudar com links ;)
-> Informação variada:
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/esquilo_de_richardson/290
http://www.mundodosanimais.com/portal/m ... rdson.html
http://www.instinto.pt/site/artigo.php? ... 1=ADFTMVRm

Artigo:
Os esquilos terrestres de richardson, devido à sua semelhança com os cães da pradaria, são muitas vezes confundidos com eles, chegando alguns comerciantes menos escrupulosos a vende-los como tal.
Membro da família dos Esquilos e da ordem Rodentia, os esquilos terrestres de richardson têm a sua origem nas planícies do nordeste da América do Norte. São animais diurnos, que hibernam e que vivem a maior parte das suas vidas em tocas debaixo do chão.
Alguns pretendem extermina-los por serem pestes para a agricultura, outros mantê-los como animais de estimação. Por os esquilos de richardson terem um papel importante como presa para muitos animais carnívoros e de rapina, e criando micro habitats para outros animais, muitos estão interessados em mantê-los como chave principal para o ecossistema da pradaria. São também usados para pesquisa científica e medicinal.
Os esquilos terrestres de richardson como animais de estimação
Quem adquira um esquilo de richardson como animal de estimação, tem que assumir a responsabilidade por ele durante toda a vida do esquilo. Estes animais não podem ser postos em liberdade porque só conseguem sobreviver como parte da família de onde provêm.
Devem ser colocados em gaiolas espaçosas, para animais médios, onde deverão ter o prato da comida, a taça da água ou biberão, material para o ninho e uma caixa de madeira onde fazendo o ninho se possam esconder.
Alimentação
O esquilo terrestre de richardson é predominantemente herbívoro, com a vegetação compondo 80 a 100% da sua alimentação. O restante é composto por insectos. Os esquilos de richardson não matam para comer.
Com a devastação das pradarias pelos agricultores, os esquilos de richardson tiveram que mudar a sua dieta, passando a comer sementes de cereais, tais como aveia, trigo, milho e centeio.
Os esquilos mantidos em cativeiro podem ser alimentados com granulados próprios para esquilos, complementados diariamente com vegetais frescos tais como cenouras, brócolos, maçãs, milho (com moderação) ervilhas e feijão. Brinquedos para mastigar em madeira também se devem fornecer para que possam desgastar os dentes.
As suas goluseimas favoritas são nozes e amêndoas que guardam nas bochechas e comem posteriormente.
Temperamento
O Esquilo de richardson é um animal muito curioso, em especial quando são jovens, tendem a acalmar conforme vão ficando mais velhos. São animais adoráveis, muito afectivos e sociais que se ligarão ao dono e a toda a família. Adaptar-se-ão a estranhos com muita facilidade desde que tratados com carinho.
Produzem ruídos que vão desde o chilreio até a um assobio alto e agudo. Também rosnam, quando o fazem evite mexer-lhes até lhes ser familiar e poder aproximar-se deles. O chilreio é normal e tende a desaparecer com o tempo (na natureza o chilreio serve para chamar para o acasalamento ou simplesmente para aviso). Isto também se aplica ao assobio alto.
O esquilo de richardson é um animal que necessita que se lhe conceda o máximo de tempo disponível possível, pois por serem animais sociais necessitam da nossa maior atenção.
Não deve manter-se 1 esquilo de richardson sozinho, deverão estar sempre aos pares, casais ou trios (1 macho e 2 fêmeas) senão podem desenvolver problemas comportamentais, visto serem animais que vivem em grandes colónias.
Reprodução
Criam em cada primavera, com uma gestação de cerca de 23 dias, nascendo de 4 a 12 crias entre finais de Abril, princípios de Maio, sem pelo, de olhos e orelhas fechadas, com os dedos todos juntos e sem dentes. O pelo começa a aparecer por volta dos 4 dias e os 4 dedos separados a partir dos 13 dias. Aos 15 dias de idade os bebés começam a parecer-se com miniaturas de esquilos de richardson, mas continuam incapazes de se locomoverem sozinhos. Por volta dos 22/24 dias abrem os olhos e ouvidos, já têm dentes e o pelo está bem desenvolvido.
Com 20/30 dias e pesando entre 65/85 gr. Começam a comer comida sólida tornando-se rapidamente independentes da mãe.
Em liberdade a expectativa de vida é de 2/4 anos, devido aos predadores, em cativeiro é substancialmente maior.

IN: http://www.gforum.tv/board/1072/220953/ ... tra-e.html

Os esquilos de Richardson são esquilos terrestes, por isso será melhor uma gaiola mais comprida e larga, do que propriamente alta. mas não se deve desprezar a altura.
Quanto á gaiola, eu aconselhava a que fosse de metal. Pode comprar uma estante normal de escritorio, de metal e depois forra-lá toda com rede á volta.

Gaiolas:
Feitas em casa:
http://esquilos.no.sapo.pt/gaiola.html
http://os3porquinhos.tripod.com/gaiola.htm ( Com algumas modificações, nomeadamente rede por cima,3 fiadas de blocos, é capaz de ficar um bom projecto, a rede utilizada aí, são os cubos da LaRedoute )

gaiolas Pre-Frabricadas:
Imagem

As pré-fabricadas, grande, devem rondar os 100€/150€, as feitas em casa, podem ficar mais baratas, ou mais caras, mas possuem as medidas que se quiser.

Espero ter ajudado ;)
Alguns experts na materia já virão ajudar

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
deadmmmannn
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:42 am

segunda nov 23, 2009 1:29 am

existem duas classes de esquilos: terrestres e arboricolas, normalmente a ração que se vende é para os arboricolas e mesmo essa tem muita semente gorda como é o caso do girassol
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda nov 23, 2009 10:20 am

XRubenX agradeço, visto que está inscrito no forum do qual retirou essa informação sobre os esquilos de richardson, que informe a administração desse forum, que quem escreveu esse artigo que foi por eles publicado na integra e por sua vez reproduzido por si aqui, fui eu, e eu não dei autorização para a sua publicação noutro sitio que não o seu local original o MDA. Limitaram-se a retirar as fotos dos meu esquilos, de resto é a publicação na integra, como se pode verificar (http://www.mundodosanimais.com/foruns/m ... hardsonii/). Irei inscrever-me para fazer a respectiva reclamação junto da administração.

Peço desculpa pelo offtopic mas estas coisa tiram-me do sério, servirem-se do trabalho dos outros como se fosse deles irrita-me um bocado.

Fig22, os esquilos de richardson podem e devem ser alimentados com ração para chins, adoram saladas (sem alface claro). Os meus gostam especialmente de milho doce cozido e das saladas pré lavadas de hipermercado (gourmet p.e.).

Outra coisa, os esquilos de richardson (spermophilus-richardsonii) são animais sociais, necessitam de viver em comunidade, não se deve manter 1 só exemplar.

Alfafa não, deve dar-se feno eles comem e utilizam para fazer o ninho.

Em relação à gaiola e por serem terrestres, apesar de se dever dar hipótese de treparem porque também o fazem, a gaiola deverá ser comprida e larga.
Pinho para construção de gaiolas de richardson é suicidio, eles roem e destroem tudo onde possam meter o dente, além de que a urina infiltra-se na madeira e o cheiro deve ser insuportável.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Fig22
Membro Júnior

segunda nov 23, 2009 4:43 pm

Agradeço desde ja todas as respostas,
Entao p o desgaste dos dentes, o feno é suficiente? para alem de alguns frutos secos q se pode dar de vez em quando, claro...

Vi que tambem seria indispensavel uma pedra de calcio, qual é o objectivo e onde a encontrar? Pergunto isto porque falei nisso a um sr de uma loja de animais e ele simplesmente disse q nao conhecia nada disso.

Deve-se dar essas saladas juntamente com a raçao p chins ou deixar raçao à descriçao e variar nas saladas, de manha e a noite, p.e.?Nao sei se me estou a explixar bem...Existe alguma marca de raçao mais aconselhada?
kitten
Membro Veterano

segunda nov 23, 2009 4:53 pm

Eu dou prestige aos meus.
A pedra de calcio os meus também têm mas gostam mais de roer o ninho que é em madeira 8)
Saladas eu dou só uma vez por dia, na mesma altura em que ponho a ração.
Madalena Marques
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

segunda nov 23, 2009 10:47 pm

Olá

Kitten peço desculpa por ter colocado esse artigo, eu apenas copiei do site e até deixei o link do site, para não pensarem que estava a dizer que aquilo fui eu que escrevi e foi para ajudar o Fig22 que pediu ajuda. Deixei as fontes todas de tudo o que escrevi e os textos que transcrevi estão a negrito.
Se a sua indignação é perante as pessoas do site, acho muito bem reclamar pois se foi a Kitten que escreveu e não deu autorização, acho bem pois é plágio.

Quanto a mais ajudas, só se pesquizar, mas se o Fig22 pesquizar um pouco no google, encontra muita informação.

P.s: Eu não estou incrito no forum, apenas pesquizei no google e expus aqui a informação

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
kitten
Membro Veterano

segunda nov 23, 2009 11:58 pm

E já expus Ruben, já está tratado.
Madalena Marques
HoToGaRi
Membro Júnior
Registado: domingo jan 25, 2009 5:25 pm

terça nov 24, 2009 5:51 pm

Olá Fig22, eu tive um esquilo terrestre de Richarson que me faleceu há 2 semanas. Foi uma óptima experiência, vai adorar.

Respondendo às suas questões, com a experiência que tive:
- A alimentação deverá ser entre ração de esquilo juntamente com de chinchila (foi esta a informaçao que recolhi e me aconselharam). Pode sempre juntar pevides, nozes e amendoins crus, bem como todos os legumes e frutas. Cuidado com a alfafa no feno, que o fará engordar.

- A gaiola de pinho não lhe aconselho, ele vai roê-la toda. Sendo eles terrestre deverá realmente ter mais comprimento e nenhuma altura, não são animais com flexibilidade para aguentar uma queda.

- Para os dentes, uma simples casota/ninho em madeira servirá perfeitamente, porque lá está ele rói tudo o que seja de madeira.

Se o tiver sozinho, dê-lhe bastante atenção e ande com ele "solto", mas sempre consigo, ele vai adorar.

Boa sorte e depois mostre fotos.
Fig22
Membro Júnior

terça nov 24, 2009 10:47 pm

Lamento a sua perda...é sempre doloroso :cry:

Eu estou a ponderar adquirir um casal, talvez seja mais facil a adaptaçao e tudo o mais. Ja agora, eles demoram muito tempo a adaptarem-se? Muitos animais nessa fase de adaptaçao deixam de comer,isolam-se,etc... Isso custa-me muito.

Existe algum cuidado extra q se deva ter? veterinario,banhos,etc...

obrigada mais uma vez
kitten
Membro Veterano

terça nov 24, 2009 10:52 pm

Um casal é o ideal, aliás é muito dificil a reprodução em cativeiro por isso nem isso tem a temer.
Não são animais que necessitem de grandes adaptações, estão sempre prontos a comer, levam é um certo tempo a ganharem confiança no dono.

Cuidados extra nenhuns. Um bom substrato sem pó, corn cobs por exemplo, boa alimentação, uma gaiola espaçosa e é a receita para esquilos felizes.

Boa sorte
Madalena Marques
Fig22
Membro Júnior

terça nov 24, 2009 11:02 pm

corn cobs nao vai aleijar as patinhas do animal? pode-se misturar isso com o feno?
kitten
Membro Veterano

quarta nov 25, 2009 9:32 am

Misturar com feno? Feno não serve de substrato. E não, não magoa.
Madalena Marques
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta nov 25, 2009 5:44 pm

pode é por feno para ninho, para o resto não é necessário.
Fig22
Membro Júnior

sexta nov 27, 2009 10:52 pm

fico agradecida por todas as respostas, creio que ja ficou tudo esclarecido. Ja agora, alguém conhece criadores q estejam a vender a um preço razoavel? Vi à venda um casal de esquilos por 400€ achei um exagero :o
Responder

Voltar para “Exóticos”