Novo Ratz ^^

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Apokalipse
Membro Júnior
Registado: sábado dez 19, 2009 6:24 pm

sábado dez 19, 2009 7:24 pm

Ola pessoal,

Sempre fui fascinado por roedores, mas infelizmente nunca achei muita piada a hamsters, sempre gostei de Ratazanas, e ontem ao passar numa Petshop encontrei uma ratazana tão fofa e por a patinha no vidro, bem não resisti e decidi trazela para casa. Tenho a andar a ler muito sobre este animal e a tentar aprender com ele, ja tenho uma dieta equilibrada para ele mas o que me falta é uma "mansão" para ela.

De momento tenho ela no meu antigo aquario pois é espaçoso e ela parece gostar, mas tenho ouvido falar que este sitiu não é dos melhores para as ter, ja pensei em contruir mas não sei se compensa ou mais vale comprar uma daquelas para os furões que infelizmente são muito caras.
Tambem tenho ouvido dizer que os quarios funcionam como terrarios e que são bons para elas, alguns até aconselham a ter uma base com um aquario/terrario e um nivel superior mais arejado com grades, ja pensei fazer um upgrade dessa maneira, mas não sou la muito abilidoso.

Já agora ela tem 2 meses +/- Chama-se Leia. É meiga e ainda so me deu uma dentada 1 vez mas foi por estar assustada.

Eu costumo deixar ela dar umas voltinhas por casa sempre que a minha cadela não anda por perto, pois tambem ela é bébé e tenho medo das reacções delas frente a frente.

Bem era so para deixarme aqui a conhecer pois tambem sou novo por estas bandas, se alguem tiver sugestões ou algo a dizer fico muito agradecido.

Obrigado,
Wilson

((PS: Desculpem postar isto duas vezes, mas infelizmente postei na categoria das ratazanas mas não consigo dar com ela, e tal como é classificado como exotico penso não fazer mal estar aqui visto que tambem tem mais gente)) :P
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado dez 19, 2009 8:20 pm

Olá Wilson, bem-vindo ;)

Antes de mais, as ratazanas são animais que vivem em "sociedade", são sociais, uma ratazana sózinha é uma ratazana infeliz. Devias dar uma companhia à Leia, do mesmo sexo para evitar ninhadas.

Que alimentação lhe estás a dar??

Os aquários ou terrários não são suficientemente arejados, apesar das gaiolas serem um pouco caras, são mais indicadas. Existem outras soluções para quem não pode dispender de muito pilim, basta um pouco de criatividade e jeito para trabalhos manuais. Vou ver se encontro algumas soluções para te mostrar.
A gaiola aconselha-se grande e com vários brinquedos para estimular as ratazanas, mas desde que as soltes e brinques com elas é uma boa solução para gaiolas mais limitadas.

Litter, alimentação, etc? Podes falar um pouco de como estás a cuidar dela, nestes aspectos que referi?

*
Apokalipse
Membro Júnior

sábado dez 19, 2009 8:49 pm

Ola Kathamina,

Olha devote agradecer, pois foste tu que me puseste com o bixinho para ir encontrar uma Ratz ^^ Vi o teu video no youtube e fiquei apaixonado por descobrir que havia ratazanas domesticas, tens umas Ratz bem porreiras.

Eu sei que ela é infeliz sozinha, mas em Janeira terá uma companheira do mesmo sexo, só não comprei duas pois estou a viver em duas cidades diferentes, e nao as conseguia transportar as duas. Tambem depois tinha medo de não ter espaço suficiente para as duas, e segunda feira vou comprar os materiais e fazer uma gaiola do tipo dos furoes, vamos la ver no que dá.

Tou a dar uma ração propria para ratazanas que me recomendaram na pet shop, e normlamente no final da tarde doulhe umas frutas e legumes.

Brinquedos ainda nao tenho muitos, tenho um coisito de madeira para ela roer e tar entretida, tal como disse sempre que posso deixo ela sair, mas é complicado porque na casa onde estou agora ainda a muito sitiu que não convem ela se enfiar.

Como base no aquario tou a usar uma serradura com cheiro a morango, ya é estranho mas é a unica que havia e ela até parece gostar, divertese a arrumar a "casa" toda.

De momento tenho a comida e agua dela numa especie de tijelas que ela não consegue virar, mas mal passar o fim de semana e contruir a casa nova dela voulhe comprar uns brinquedos e uns recipientes proprios.

Eu sei que tá muito pobrezinha em termos de coisas, mas amor e carinho não lhe falta. Agora com o tempo é que vou comprando mais coisas para ela, porque nunca tive nenhum Rato, Hamster ou Ratazana. Ainda estou a aprender e espero aprender alguma coisa daqui.

Se não respondia a alguma coisa que perguntaste desculpa, e é só dizeres que eu respondo a tudo ^^

Obrigado pela reply ;)
Apokalipse
Membro Júnior

sábado dez 19, 2009 8:54 pm

Obrigado já conhecia esses links, tenho ja andado a algum tempo a estudalos e saber de tudo para dar uma boa vida a minha Rata ^^
Kathamina
Membro Veterano

sábado dez 19, 2009 9:05 pm

Apokalipse Escreveu:Obrigado já conhecia esses links, tenho ja andado a algum tempo a estudalos e saber de tudo para dar uma boa vida a minha Rata ^^
Ok, continua assim, a pesquisar e tentar estares devidamente informado.

Quanto ao litter, desaconselho as aparas de madeira com aroma, devido aos produtos que podem ser tóxicos para elas.

Fico contente que o vídeo tenha motivado a ires de encontro a estes animais fantásticos que são as ratz ;)

E já é da praxe....e fotos da miúda??
Apokalipse
Membro Júnior

sábado dez 19, 2009 9:26 pm

Tenho tirado algumas com o telemovel como podes ver tenho uma no meu avatar, mas ela na gosta muito de fotos plos vistos sempre que tá numa posição engraçada e pego no telemovel ela parece que goza comigo e deixa de tar como tava :P
Apokalipse
Membro Júnior

domingo dez 20, 2009 4:45 am

Bem so para dizer que já adicionei umas quantas fotos no petside dela, quem tiver curiosidade é só la dar um saltinho ^^
Kathamina
Membro Veterano

domingo dez 20, 2009 12:11 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Peço desculpa, como os foristas (alguns) não ligam a petsites, coloquei aqui as fotos.

Muito gira a Leia ;) parabéns.

Quanto ao espaço ainda está muito estéril, mas desejo bom trabalho para as futuras instalações

**
Apokalipse
Membro Júnior

domingo dez 20, 2009 3:06 pm

Hehe Obrigado, ainda sou novo por aqui não sei como funcionam as coisas por aqui.

Quarta feira a menina ja deve tar na casa nova ^^ Depois ponho aqui fotos da casa dela.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo dez 20, 2009 3:31 pm

Vocês estão todos numa de me fazer querer ter ratz, não é?

Ela é linda!

Vou ser sincera, da primeira vez que vi as fotos pensei "mas a rapariga é cor-de-rosa?" até que percebi que era mesmo da qualidade das fotos. Vá, têm de me dar um desconto! Eu estou doentinha!

Que coloração é essa? É mesmo linda!

Tenho cada vez mais vontade de ter duas ratz. Só tenho de mostrar à minha mãe que estas ratz não são nada como as ratazanas do esgoto. Mas esta é a senhora que olhava para um hamster e pensava "ai, que rato feio!" até que eu trouxe dois hasmters para casa. Aí já era "ai que coisinhas lindas! Parecem dois ursinhos, assim de pé!"

Talvez qualquer dia eu tenha duas meninas lindas para me deliciar.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo dez 20, 2009 3:47 pm

hooded (padrão) fawn (cor). pelo menos nestas fotos é o que parece.
Apokalipse
Membro Júnior

domingo dez 20, 2009 3:59 pm

Peço desculpa a qualidade das fotos mas estas foram tiradas durante a noite que é quando ela tá mais numa de fazer poses porque durante o dia ela na quer saber de nada a na ser do seu cantinho magico :P

Eu vou actualizando as fotos assim que tiver mais que valam a pena postar aqui, e quarta feira ja devo ter umas quantas com ela na nova casa.
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

domingo dez 20, 2009 6:59 pm

Muito bonita, parabéns pela aquisição e boa sorte.. Com o vício :twisted:
Cumps :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Apokalipse
Membro Júnior

quarta dez 23, 2009 11:54 am

Ora muito bem, ontem encontrei um "real deal" e adquiri 2 gaiolas de 65x35x32, e hoje vou por os meus dotes de constructor e juntar as duas para contruir uma de 65x35x64 (C x L x H )

Depois meto aqui umas fotos novas para verem a casa da menina.

E deixo aqui uma duvida. Fui a loja de animais e a pesar de a senhora ser ignorante e não saber que existia Ratazanas Domesticas fui ver se arranjava Feno em vez da serradura que estou a utilizar, e infelizmente não tinha.

Só tinha para la uma coisa que era Feno da Montanha com cheiro a Camomila, achei piada e comprei, mas agora não sei se o deva utilizar, será que irá fazer mal a minha bixa? Alguem que use um igual que possa esclarecer a duvida?

Obrigado ^^
Responder

Voltar para “Exóticos”