Os meus chinchilas - Tchintcho e Betty

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça set 22, 2009 11:09 pm

Ainda bem que já está melhor! :D :D

Só quem tem chins é que sabe o que é quando estes minorcas têm alguma coisa diferente. :lol: e quando um animal está bem ficamos todos muito felizes! :D

Eles não gostam de vets, mas é para o bem deles. Depois dás mimos e ele volta ao normal.Com o meu Teco foi assim! :lol: :D

Vai dizendo como está o bola de pêlo. :D
lmspp
Registado: terça set 29, 2009 1:37 pm

terça set 29, 2009 2:01 pm

Olá a todos,
Na passada semana comprei uma chinchila macho com cerca de 4 meses. Como já tive uma outra em casa não tive necessidade de comprar nada, já tinha o bebedouro a gaiola e por aí fora. Na loja reparei que a gaiola não tinha bebedouros iguais ao meu, ou seja, tinham a água numa taça de metal igual ao comedouro.
Como eu tinha o bebedouro enchi com água e coloquei pendurado na gaiola. Passados dois dias desde a sua chegada á nova casa comecei a reparar que ele não bebia água por lá. Como acho que não era normal Coloquei a água num recipiente aberto no fundo da gaiola igual ao que a loja tinha mas mesmo assim não o vejo beber como acho que deveria ser normal. Durante o dia está sempre mais calmo e quieto, e ainda é muito tímido, não gosta de lhe dê comida á mão e não deixa tocar-se muito facilmente. Há noite muda tudo não pára quieto na gaiola :D parece que fica possuído, anda aos saltos de um lado para outro e é assim toda a noite, rói tudo que lhe aparece há frente, inclusivamente até a borracha do recipiente da comida ele já consegui roer :D. Queria que me ajudassem a perceber se é normal ela não beber água pelo bebedouro e a água que bebe pela taça que coloquei no fundo da gaiola não sinto que beba muita. O que deverei fazer ?
Obg
Obg
hfmg
Membro Júnior
Registado: terça jul 28, 2009 8:56 am

quinta dez 17, 2009 1:44 pm

Boas pessoal,

Já há algum tempo que não dou noticias do meu tchintcho. :)

Encontra-se de boa saúde. A ver se logo à noite posto umas fotos.

Este foi o meu 1º chinchila e gostei tanto deste animal que optei por arranjar companhia para o meu.

Vou comprar a uma criadora, mas só está disponivel para vir para mim no final de janeiro visto ter nascido à três semanas. É uma menina, ainda não sei que nome lhe hei-de dar. 8)

Vou comprar outra gaiola igual a que tenho agora. Se correr tudo bem após a fase de adptação a mim e ao tchincho (o que ainda vai demorar uns meses) e eles se derem bem junto as 2 gaiolas, se não ficam em gaiolas separadas. Vamos ver no que dá... :lol:

Cumps
saraac
Membro Júnior
Registado: domingo dez 27, 2009 12:50 am

segunda dez 28, 2009 12:15 am

olaa, eu gostava muito de partilhar da vossa alegria, por acaso nao me sabem dier onde posso arranjar algum chinchila?
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

segunda dez 28, 2009 6:58 pm

Vou comprar a uma criadora, mas só está disponivel para vir para mim no final de janeiro visto ter nascido à três semanas. É uma menina, ainda não sei que nome lhe hei-de dar. Cool

Não juntes um bichinha tão nova com o teu macho agora! Junta-os só lá para quando ela ter 8 meses, dá uma olhadela aqui no meu site de chins para saberes um pouco mais!
http://clubedaschinchilas.blogspot.com/
chinchilavis
Membro Veterano

sexta fev 12, 2010 12:02 am

hfmg Escreveu:Boas,

Para a chinchila comprei comida vitakraft pellets sem guloseimas.

Que outros alimentos lhe poderei dar?

Cumps
Onde encontraste essa ração? :D
hfmg
Membro Júnior

segunda fev 15, 2010 2:35 pm

chinchilavis Escreveu:

Cumps
Encontrava... :)

Costumava comprar no jumbo do Dolce Vita (Amadora), mas este jumbo deixou de vender. Então mudei-me para a Verselle Laga PRO. Eles adoram na mesma e é ração sem guloseimas. 8)
chinchilavis
Membro Veterano

segunda fev 15, 2010 2:47 pm

hfmg Escreveu:
chinchilavis Escreveu:

Cumps

Costumava comprar no jumbo do Dolce Vita (Amadora), mas este jumbo deixou de vender. Então mudei-me para a Verselle Laga PRO. Eles adoram na mesma e é ração sem guloseimas. 8)
O meu não pega mesmo nessa ração...
hfmg
Membro Júnior

segunda fev 15, 2010 2:57 pm

chinchilavis Escreveu:
hfmg Escreveu:
chinchilavis Escreveu:

Cumps

O meu não pega mesmo nessa ração...
São uns esquesitos pá... :twisted:

Os meus antes da Verselle Laga, experimentei 2 outras rações e eles tb não comiam... Só comiam o feno. mas depois experimentei esta e eles foram comendo a pouco e pouco.
chinchilavis
Membro Veterano

segunda fev 15, 2010 3:09 pm

tens razao hfmg, sao uns esquisitos e nao se deixam enganar. esfreguei uma passa num pellet da Pro e nem assim...agora estou a dar a nature antiga...
hfmg
Membro Júnior

segunda mai 10, 2010 3:56 pm

Boas pessoal! :D

Já à algum tempo que não vinha ao forum contar novidades dos meus meninos... :lol:

Como já tinha referidos em posts antigos, comprei uma fêmea (betty).

Encontram-se os dois de boa saude, apenas tenho notado no macho algum queda de pelo. é normal?? será da muda do pelo?

Ele já anda assim a alguns dias mas não tem nenhuma parte do corpo sem pelo e o pelo encontra-se todo uniforme... :roll:

Logo à noite a ver se posto umas fotos dos meus meninos :lol: :lol:

Cumps
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda mai 10, 2010 6:44 pm

Ok, não estou a gostar da brincadeira! Durante meses houve respostas a este tópico, até fotos foram colocadas aqui e eu passei um tempão sem ver este tópico! Que é que é que se passa aqui?!

Enfim... o Tchintcho é lindo!

Eu sei que já venho um bocado (ok, um bocadão) tarde, mas devo dizer que não concordo nem um pouco com o que alguém (não me lembro quem, desculpe :oops:) disse sobre os chins machos. Eu tenho dois chinchilas machos juntos e eles dão-se lindamente. São grandes amigos. É até recomendado a quem não quer fazer criação, ter dois machos ou duas fêmeas juntos (eu tenho ambos os casos). São muitas as pessoas que têm chins machos juntos e estes nunca tiveram problemas. Isto, é claro, desde que não se acrescente uma fêmea à mistura.

Na minha opinião as fêmeas são mais territoriais do que os machos. Tanto que é mais difícil juntar uma fêmea adulta a outra fêmea adulta do que juntar um macho adulto a um macho adulto.

Mas pronto, desde que esteja preparado para ter crias e saiba o que fazer quando tal acontecer (porque vai acontecer com toda a certeza), tanto no que toca aos cuidados com a mãe e as crias quanto no que toca ao que fazer com as crias quando estas tiverem idade para ser desmamadas, não vejo problema nenhum em ter um macho e uma fêmea na mesma gaiola. Espero que tudo corra bem ;).
hfmg
Membro Júnior

segunda mai 10, 2010 10:51 pm

Pois, eu bem que achei estranho o que esse user disse de juntar dois chinchilas machos, porque eu tinha pesquisado sobre o assunto e tinha visto sempre que para quem não queria criação o ideal era ter 2 amchos que não haveria qualquer problema... :D

Mas agora já adquiri a minha outra menina e não estou mesmo nada arrependido :lol: :lol: :lol:

São os dois uns lindos e deram-se bem desde o 1ª dia que a Betty chegou a casa.

Sim eu sei que irei ter criação, mais tarde ou mais cedo... :)

E já fiz e continuo a fazer pesquisa para me precaver quando isso acontecer... :lol:

Mas a minha ideia é depois colocar 2 machos numa gaiola e 2 femeas numa outra gaiola, isto claro se tiver sorte e nascer logo um casal de chins... :D

Eles neste momento estão em gaiolas separadas, mas estou a pensar seriamente em juntar as 2 gaiolas já que eles se dão tão bem e são sempre soltos juntos.

Como prometido aqui vai umas fotos...

TCHINTCHO - Idade 1 ano e 1 mês

Imagem

Imagem

Imagem

BETTY nos primeiros dias ( Apanhei-a a dormir :lol: :lol: )

Imagem

BETTY - 7 meses (Mas está quase tão grande como o Tchintcho)

Imagem

Imagem

Imagem

OS APOSENTOS

Imagem

Estes são os meus meninos :lol: 8)

Cumps
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda mai 10, 2010 11:48 pm

São muito lindos mesmo! Adorei a foto da Betty a dormir!

Visto a Betty já ter 7 meses, espere pelo menos mais 1 mês para os manter sempre juntos, para que não exista o risco dela engravidar antes do tempo. As chins podem engravidar a partir dos 8 meses, se não me engano. Assim não correrá riscos desnecessários.

Pode até ser que venha a ter sorte e a primeira ninhada seja um macho e uma fêmea. Acontece muitas vezes nas chins.

Eu não sou benfiquista nem nada (nem sequer ligo ao futebol, a não ser que seja eu a jogar :P), mas sinceramente acho um piadão à gaiola do Tchintcho. Há qualquer coisa nessa cor que me agrada.
Responder

Voltar para “Exóticos”