Viagens com roedores

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Pandinha
Membro
Mensagens: 60
Registado: terça jul 17, 2007 7:40 pm

sábado jan 02, 2010 7:05 pm

Bom ano a todos,
como tenho roedores (3 porquinhos-da-índia: Ozzy, Ren e Stimpy e uma Chinchila: Ritinha) e vou viajar em breve para a Suíça, achei pertinente abrir um tópico para trocarmos impressões sobre como, quem tem roedores, faz quando tem de viajar.
Deixam com alguém? Confiam em Petsitters? Levam-nos convosco de carro em viagens curtas ou também em viagens longas? Viajam com eles de avião? Quais as companhias aéreas em que já viajaram com animais? Enfim... uma série questões.


Eu não me consigo separar dos meus meninos. Quando estudava em Chaves e tinha um casal de porquinhos, andavam sempre comigo de carro, de autocarro, de comboio, íam a cafés, restaurantes... tudo dentro da transportadora.
A minha porquinha faleceu e levei só o porquinho e a chinchila comigo para a Suíça... como a TAP exigiu imensas coisas, entre as quais que eu conseguisse uma autorização da embaixada Italiana para aterrar com os animais exóticos em solo italiano (pois como íamos para o cantão suíço italiano ficava-nos mais perto sair em Itália do que na Suíça)... eu desisti da ideia e tratei de tudo no veterinário para eles poderem viajar de autocarro.
Meti microchip em todos mas por opção, pois nos roedores não é necessário.
A viagem de autocarro foi de 32h e eles chegaram cansaditos mas bem.
Passado quase um ano o meu porquinho morreu depois de uma intervenção aos dentes e comprei os meus 3 porquinhos bebés, com os quais vim da Suíça para cá, no passado mês de Dezembro, juntamente com a Ritinha, numa viajem que durou 24h. Apesar de cansaditos, aguentaram bem e vieram sempre a comer!
Dentro da união europeia os roedores só necessitam de ter um certificado actual que comprove que não têm qualquer problema de saúde. Isto se viajarem de carro, pois de avião acho que cada companhia aérea tem as suas exigências.
Eu não conseguia deixar um animal meu viajar no porão, acho que seria uma atrocidade...
Não viajo de avião porque tenho animais pequenos e frágeis... também me custa confiar os meus animais a alguém durante 15 dias... e quanto a petsiters... não sei até que ponto podem ser de confiança...
Agora dia 7 vamos fazer a viagem de regresso. Será mais de 24h pois vamos parar uma noite em França para descansar. A chinchila vai fazer esta viagem pela 3ª vez… os 3 porquinhos pela 2ª. 
_____________________________________
Projecto S.O.S. Roedores
http://www.freewebs.com/parquetmedrosa/ ... edores.htm
duqueema
Membro
Mensagens: 77
Registado: domingo jan 25, 2009 9:30 am
Localização: made in Germany

domingo jan 03, 2010 12:38 pm

ora ai esta uma coisa que eu sempre quis saber!!!

eu faco as minhas viagens sempre de aviao e na maior parte das vezes pla TAP (Hamburg-Lisboa/Lisboa-Porto), sera que tambem tenho de pedir autorizacao a embaixada portuguesa pa aterrar com animais exoticos?

e mais uma coisa, num dos voos (da TAP) um senhor ja trouxe o seu chiuaua ao colo a viagem toda, por isso eu acho k animais de pekeno porte podem entrar com os donos pro aviao!

ja estou farto de pedir favores aos outros, por isso vou ver se consigo levar os meus pdi's este verao pra eles conhecerem portugal!!! :lol: 8) :lol:
Loriath
Membro Veterano
Mensagens: 283
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

domingo jan 03, 2010 4:18 pm

Na TAP isto é que que está em vigor:

TAP - Transportes Aéreos de Portugal
Transporte de Animais na Cabine:
Com efectividade a Janeiro de 2008, os únicos animais de estimação que podem ser transportados na cabine dos voos TAP são cães e gatos. Os restantes deixam de poder ser transportados na cabine.
O passageiro pode trazer o seu próprio contentor para o animal ou adquiri-lo na TAP.
O peso do animal não deve exceder os 7kgs, além do peso do contentor. Este não deve exceder os 25 cm de altura, 48 cm de comprimento e os 32 cm de largura e não exceder no total das 3 dimensões os 105 cm. Pode levar mais do que um animal do mesmo tipo, no mesmo contentor, que irá ser contabilizado apenas como um. Cada passageiro não pode levar mais do que um contentor. Deve ser cobrado como excesso de bagagem e nunca ser incluído na franquia grátis de bagagem a que o passageiro tem direito.
As condições nas quais os animais são transportados na cabine divergem consoante as companhias aéreas.
Caso o animal reúna as condições para ser transportado na cabine, a companhia aérea pode autorizar que este viaje aos pés do seu dono, desde que não se movimente pela cabine nem ocupe um lugar.
Nos casos em que a companhia aérea determine que o animal deve ser transportado dentro de um contentor, na cabine, esta decisão tem de ser confirmada e validada pelo sistema de reservas.
Em regra geral, cães e gatos de pequeno porte podem ser transportados na cabine mediante as seguintes condições:
- que estejam limpos, saudáveis, isentos de odores, que não estejam grávidas, no caso das fêmeas, que sejam inofensivos e não constituam ameaça ou sejam passíveis de perturbar os outros passageiros;
- sejam transportados dentro de um contentor estanque e que lá permaneçam durante toda a viagem e que este não obstrua a livre passagem na cabine;
- as regulamentações governamentais dos países de origem e destino não tenham estipulado que todos os animais devam ser transportados como carga aérea.
Transporte de Animais no Porão:
Sempre que não se verifiquem as condições necessárias para o transporte de um animal na cabine, ou seja, quando um animal é demasiado grande e/ou pesado, de grande porte, por se tratar de um animal selvagem ou de natureza invulgar, a companhia aérea pode aceitar o transporte deste no porão, no mesmo voo que o passageiro, mediante algumas condições:
- quando o animal é aceite como carga de porão, deve seguir dentro de um contentor específico de acordo com as suas dimensões e porte. No momento da reserva, a TAP deve ser informada de todas as questões e especificidades do animal a ser transportado;
- o animal seja transportado num contentor de dimensões apropriadas ao seu volume e peso;
- o passageiro providencie comida e água suficientes para toda a viagem, uma vez que não vai ser possível alimentá-los nem deixá-los exercitar-se durante as paragens, em trânsito.
Poderá, igualmente, aceder ao portal da Direcção Geral de Veterinária e seleccionar a opção "Controlos Veterinários". Aqui, encontrará informação mais detalhada sobre a circulação de animais domésticos em países membros e não-membros da União Europeia.
http://www.oca-forum.com - Fórum do Blogue O Coelho Anão
martaldf
Membro Veterano
Mensagens: 1410
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Localização: 3 porquinhas da india e 1 schnauzer miniatura
Contacto:

domingo jan 03, 2010 7:43 pm

Olá Pandinha.

"Deixam com alguém? Confiam em Petsitters? Levam-nos convosco de carro em viagens curtas ou também em viagens longas?"

Eu prefiro deixá-las em casa se não for mais que dois dias, para não as sujeitar a mudanças e stress desnecessários.

Sobre alguém de confiança com quem deixar porquinhos, enviei pm.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Nocas84
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: sábado jan 02, 2010 7:40 pm
Localização: Tumba (coelho), Fritz (coelho), Dadão, Pimpas, Goofy - RIP (degus), Deda (hamster), Bores (cão) e pe

domingo jan 03, 2010 9:28 pm

Pandinha Escreveu:Eu não me consigo separar dos meus meninos. Quando estudava em Chaves e tinha um casal de porquinhos, andavam sempre comigo de carro, de autocarro, de comboio, íam a cafés, restaurantes... tudo dentro da transportadora.
Compreendo a união e o afecto que tens por eles, mas tens que compreender que isso de os levar para todo o lado não lhes faz muito bem. Cafés/restaurantes, são sítios com demasiada agitação e barulho. Há patologias que surgem devido ao stress a longo prazo. Tenta evitar locias desse género e opta por sítios calmos para eles. Por vezes, é preferível deixá-los umas horitas em casa sozinhos (aconchegados correctamente) do que levá-los connosco! :wink:
<a href="http://www.oca-forum.com">www.oca-forum.com</a>&nbsp;- f&oacute;rum sobre coelhos
Pandinha
Membro
Mensagens: 60
Registado: terça jul 17, 2007 7:40 pm

quarta jan 06, 2010 4:39 pm

Olá Nocas, eu sei que é stressante levá-los a locais públicos mas isso só acontecia quando eu vinha de autocarro de Chaves à 6ª feira e tinha de esperar uma hora pelo comboio no Porto. Para não estar na estação de S. Bento 1 hora com eles, que acredita que consegue ser mais barulhenta que qualquer café...lol, ía então com eles para um café ou restaurante lá perto. Enquanto eu lanchava, eles também, pois eu trazia sempre ração e legumes :). Se eu estivesse no ângulo de visão deles estava tudo bem e eles sentiam-se confiantes de que não havia problema, então comiam descansados. Eram uns amores, tenho tantas saudades deles...

Quanto às resposta anteriores, agradeço imenso, mas já deu para reparar que o pessoal que tem roedores ou não viu o tópico ou, de facto, não costuma viajar.
Em relação à TAP parece-me que é mais adequada para cães e gatos... soube por um amigo que a air italia permite que exóticos viajem com o dono na cabine, no caso dele um papagaio. Ele fez a viagem de itália para Portugal.

Em relação à questão sobre se em Portugal é necessário autorização da embaixada, eu não sei responder. Mas provavelmente sim. Lá está, deve depender da companhia aérea e dos países de origem e de acolhimento.

Quanto aos meus miúdos, ontem fui ao veterinário e já tenho o certificado que é necessário para eles entrarem (de carro) na suíça. :)

Gostava que mais alguém desse opinião sobre este tópico!!!

Obrigada aos que participaram. :)
_____________________________________
Projecto S.O.S. Roedores
http://www.freewebs.com/parquetmedrosa/ ... edores.htm
Pandinha
Membro
Mensagens: 60
Registado: terça jul 17, 2007 7:40 pm

quarta jan 13, 2010 12:17 am

Já que ninguém diz mais nada... é só para dizer que já estamos em casa. A viagem correu bem, dentro do possível, e os meus nenucos estão todos bem:).
_____________________________________
Projecto S.O.S. Roedores
http://www.freewebs.com/parquetmedrosa/ ... edores.htm
martaldf
Membro Veterano
Mensagens: 1410
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Localização: 3 porquinhas da india e 1 schnauzer miniatura
Contacto:

quarta jan 13, 2010 10:45 am

Ainda bem que correu tudo bem.

Já agora, quero saber:
Os meninos viajaram de carro ou avião?
E o que foi preciso fazer em termos de burocracia e papeladas?
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
miklos
Membro Veterano
Mensagens: 1182
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta jan 13, 2010 11:22 am

Sobre o caso especifico da TAP e dos porquinhos-da-índia, actualmente só é possivel transportá-los no porão, em caixas especificas para o efeito, podendo ser mais do que uma por passageiro, sendo estas taxadas como bagagem extra (normalmente à um preço estimado ao Kg, ex: 18 euros por Kg) . O transporte também tem de ser acompanhado pelo respectivo certificado veterinário, com a relação dos animais e que estão de perfeita saúde.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pandinha
Membro
Mensagens: 60
Registado: terça jul 17, 2007 7:40 pm

domingo fev 28, 2010 12:16 am

Já agora, quero saber:
Os meninos viajaram de carro ou avião?
E o que foi preciso fazer em termos de burocracia e papeladas?

Olá Martaldf,
nós viajamos de carro, penso que já havia referido, e assim sendo só se precisa mesmo do certificado de cada um a atestar que está tudo bem de saúde, devidamente traduzidos ou em inglês que praticamente toda a gente entende. Não é preciso passaportes, quando se vai de carro, nos países da UE. Isto para roedores (PDI e Chinchila), não sei como será em relação a outros animais... Os meus 4 nenucos... :)
_____________________________________
Projecto S.O.S. Roedores
http://www.freewebs.com/parquetmedrosa/ ... edores.htm
Pandinha
Membro
Mensagens: 60
Registado: terça jul 17, 2007 7:40 pm

domingo fev 28, 2010 12:21 am

Sobre o caso especifico da TAP e dos porquinhos-da-índia, actualmente só é possivel transportá-los no porão, em caixas especificas para o efeito, podendo ser mais do que uma por passageiro, sendo estas taxadas como bagagem extra (normalmente à um preço estimado ao Kg, ex: 18 euros por Kg) . O transporte também tem de ser acompanhado pelo respectivo certificado veterinário, com a relação dos animais e que estão de perfeita saúde.
Oi Miklos,
ainda bem que alguém falou de um caso concreto, e ainda bem que a TAP transporta PDI's, só tenho pena que seja no porão... não sei se é boa ideia... eles entrariam em pânico e não sei se os corações pequeninos deles aguentariam isso... sou muito stressada com o bem-estar deles... Já alguma vez viajaste com os teus? Correu bem? Se sim, não ficaram em choque? Aconselhas?
_____________________________________
Projecto S.O.S. Roedores
http://www.freewebs.com/parquetmedrosa/ ... edores.htm
Pandinha
Membro
Mensagens: 60
Registado: terça jul 17, 2007 7:40 pm

domingo fev 28, 2010 12:26 am

Sobre o caso especifico da TAP e dos porquinhos-da-índia, actualmente só é possivel transportá-los no porão, em caixas especificas para o efeito, podendo ser mais do que uma por passageiro, sendo estas taxadas como bagagem extra (normalmente à um preço estimado ao Kg, ex: 18 euros por Kg) . O transporte também tem de ser acompanhado pelo respectivo certificado veterinário, com a relação dos animais e que estão de perfeita saúde.
Oi Miklos,
ainda bem que alguém falou de um caso concreto, e ainda bem que a TAP transporta PDI's, só tenho pena que seja no porão... não sei se é boa ideia... eles entrariam em pânico e não sei se os corações pequeninos deles aguentariam isso... sou muito stressada com o bem-estar deles... Já alguma vez viajaste com os teus? Correu bem? Se sim, não ficaram em choque? Aconselhas?
_____________________________________
Projecto S.O.S. Roedores
http://www.freewebs.com/parquetmedrosa/ ... edores.htm
Loriath
Membro Veterano
Mensagens: 283
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

domingo fev 28, 2010 5:16 am

Ahm... eu falei num caso concreto ali em cima, transcrevi as política da TAP e tudo......... :o
http://www.oca-forum.com - F&oacute;rum do Blogue O Coelho An&atilde;o
Responder

Voltar para “Exóticos”