Olá Gus,
Vou tentar dar-te umas dicas sobre os gerbos... Os 20 que tenho lá em casa já me ensinaram umas coisas
Suponho que estás a falar do gerbo da Mongólia, uma vez que é o mais popular. Compara-los a uma ratazana é muito dificil uma vez que eles são mais pequenos que um hamster sirio, mas talvez a um esquilo de chão, pela forma como andam e dão saltinhos.
Quanto a onde os encontrares... As lojas, talvez porque muita gente acha que parecem ratazanas, não os costumam ter à venda... No entanto, conheço alguns criadores e eu própria tenho ninhadas eventualmente.
Quanto ao espaço, acho que quando um animal vive em gaiola, todo o espaço que lhe possas dar é sempre bem-vindo... Mas as grades largas não são boa ideia porque eles podem fugir pelo meio das grades.
Os gerbos adoram subir rampas e correr nas rodas.
O tamanho deles em adultos ronda os 10-12 cm de corpo e a cauda pode ir até ao 15 cms, se incluirmos o "pincel" da ponta da cauda.
A dieta deles é parecida à dos hamsters, mas não se pode abusar das sementes de girassol... Também gostam de cenoura, maça, feno e alfafa.
Os gerbos não são cachorros, mas reconhecem os donos e criam afinidades com eles, dificilmente mordem e são bastante sociáveis.... Quanto a soltá-los pela casa só com muita atenção por parte dos donos... Além de terem uns dentes insaciáveis, enfiam-se em todos os buraquinhos. Quando solto os meus, uso uma bola de pvc especial para roedores e pequenos exóticos e eles andam a rebolar lá dentro pela casa.
Qualquer informação que precises mais, é só dizer... Aqui na arca também tens o forum do gerbo da Mongólia e lá podes encontrar mais informações específicas.
Um abraço,
Moya