chinchilas alimentação.
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta abr 15, 2009 9:56 pm
olá, tenho 3 chinchilas e estou a alimentalas com versele laga chinchila nature e feno, mas queria saber qual a ração mais indicada e com a qual posso ter melhores resultados a nivel de vitalidade e pelo.
algum já exprimentou a versele laga chinchila complete?
obrigado
algum já exprimentou a versele laga chinchila complete?
obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am
Actualmente dou as minhas Cunipic! E Também tenho tenho 3 chinchilas!
Mas a versele laga chinchila nature serve, mas acho que dentro desta marca a complete é melhor, a nature permite as chinchilas serem esquesitas com a comida!
Mas a versele laga chinchila nature serve, mas acho que dentro desta marca a complete é melhor, a nature permite as chinchilas serem esquesitas com a comida!
A Chinchila Complete, como o nome sugere, é a mais completa. Tem tudo o que as chinchilas necessitam e não tem guloseimas.
Existe também a Chinchila Pro, que veio substituir a Chinchila Duo. A Chinchila Pro também é muito boa e tem um preço mais acessível do que a Complete. Também não traz guloseimas.
Existe também a Chinchila Pro, que veio substituir a Chinchila Duo. A Chinchila Pro também é muito boa e tem um preço mais acessível do que a Complete. Também não traz guloseimas.
-
- Membro
- Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
- Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr
Boas
Eu dou a' minha chinchila a gama Nature da Verselle Laga.
E agora a gama nature sofreu uma especie de melhoramento, nao sei se bom ou mau...
Na embalagem diz mesmo " No Pellets" ou seja sem aquelas coisinhas cilindricas, pretas-esverdeadas, mas em compensaçao traz mais coisasboas para as chicnhilas, mais diversidade de nutrientes, as guloseimas foram reduzidas ( tras apenas uns pedacinhos de banana desidratada, meia duzia de passas, meia duzia de botoes de rosa ).
Deixo aqui umas informaçoes sobre a nova gama:
Indicative nutrition
Crude protein 16 %
Crude fat 3,5 %
Crude ash 5,50 %
Crude fibre 15 %
Calcium 0,65 %
Phosphorus 0,50 %
Methionine 0,28 %
Lysine 0,67 %
Vitamin A 13.000 IU/kg
Vitamin D3 1.500 IU/kg
Vitamin E 40 mg/kg
Vitamin C 45 mg/kg
Copper-cupric(II)sulfat 12 mg/kg
Ingredients
Derivatives of vegetable origin
Cereals
Vegetables
Vegetable protein extracts
Fruit
Minerals
Seeds
Yeast
Fructo-oligosaccharides
Calendula extract
Algae
Yucca extract
Herbs
Mannan-oligosaccharides
Grape seed extract
A gama nature, agora tambem tem a nature Re-Balanced, so que ainda nao vi a' venda em Portugal.
Venda que cada raçao tem o seu beneficio, estava a ponderar em fazer uma raçao propria, ou seja, misturar a Nature + Complete + Pro.
Mas antes de avançar para isso, tenho de ver as tabelas de nutrientes, vitaminas de todas as raçoes e ver se vale a pena. Claro que tem de ser em porcoes proprias e realizar o metodo de muda de raçao.
Quanto a' alimentaçao da sua chin, penso que esta tudo em ordem, so tenho uma questao, e alfafa?
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Eu dou a' minha chinchila a gama Nature da Verselle Laga.
E agora a gama nature sofreu uma especie de melhoramento, nao sei se bom ou mau...
Na embalagem diz mesmo " No Pellets" ou seja sem aquelas coisinhas cilindricas, pretas-esverdeadas, mas em compensaçao traz mais coisasboas para as chicnhilas, mais diversidade de nutrientes, as guloseimas foram reduzidas ( tras apenas uns pedacinhos de banana desidratada, meia duzia de passas, meia duzia de botoes de rosa ).
Deixo aqui umas informaçoes sobre a nova gama:
Indicative nutrition
Crude protein 16 %
Crude fat 3,5 %
Crude ash 5,50 %
Crude fibre 15 %
Calcium 0,65 %
Phosphorus 0,50 %
Methionine 0,28 %
Lysine 0,67 %
Vitamin A 13.000 IU/kg
Vitamin D3 1.500 IU/kg
Vitamin E 40 mg/kg
Vitamin C 45 mg/kg
Copper-cupric(II)sulfat 12 mg/kg
Ingredients
Derivatives of vegetable origin
Cereals
Vegetables
Vegetable protein extracts
Fruit
Minerals
Seeds
Yeast
Fructo-oligosaccharides
Calendula extract
Algae
Yucca extract
Herbs
Mannan-oligosaccharides
Grape seed extract
A gama nature, agora tambem tem a nature Re-Balanced, so que ainda nao vi a' venda em Portugal.
Venda que cada raçao tem o seu beneficio, estava a ponderar em fazer uma raçao propria, ou seja, misturar a Nature + Complete + Pro.
Mas antes de avançar para isso, tenho de ver as tabelas de nutrientes, vitaminas de todas as raçoes e ver se vale a pena. Claro que tem de ser em porcoes proprias e realizar o metodo de muda de raçao.
Quanto a' alimentaçao da sua chin, penso que esta tudo em ordem, so tenho uma questao, e alfafa?
Espero ter ajudado
Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p> - Gigi & Tico ( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozigótico )</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
<p> - Gigi & Tico ( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozigótico )</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
-
- Membro Júnior
então vou comprar a complete para ver como elas reagem. a pro nunca vi a venda aqui no porto. as minhas realmente sao muito selectivas na ração. sim dou alfafa em biscoitos todos os dias.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Cuidado com a transição de ração. deve ser de forma gradual...
-
- Membro Júnior
sim, estou ciente disso, mas já agora qual é a sua opinião chinchilavis.?
-
- Membro Veterano
O meu chin só aceitou uma ração depois da que trazia do criador: a DUO, que agora é a PRO, tal como disse a GSfanatic.
Tem algumas passas (não muitas) mas é só tirá-las e dar 1, dia sim dia não. Claro que ela pode gostar de outra ração, mas depois de dares uma ração não mudes, a não ser que provoque diarreia.
Antes de descobrir a Duo, comprei 2 embalagens de outras e ele não lhes ligou nenhuma...
Se já estás a dar uma boa, aconselho a manteres....se quiseres mudar, mudança gradual e sempre com atenção aos cócós.
Podemos tratar-nos por tu ok?
Tem algumas passas (não muitas) mas é só tirá-las e dar 1, dia sim dia não. Claro que ela pode gostar de outra ração, mas depois de dares uma ração não mudes, a não ser que provoque diarreia.
Antes de descobrir a Duo, comprei 2 embalagens de outras e ele não lhes ligou nenhuma...
Se já estás a dar uma boa, aconselho a manteres....se quiseres mudar, mudança gradual e sempre com atenção aos cócós.
Podemos tratar-nos por tu ok?

Bom, a PRO não tem passas nenhumas. Não tem nada de nada (a não ser a ração). Demorou algum tempinho para os meus se habituarem à mudança, mas aos poucos eles foram aceitando e agora comem bem a ração (a minha Emma até quase que luta comigo para comer a PRO).
Não vale a pena alterar para a Duo, pois essa está a acabar. Qualquer dia não se vê à venda em lado nenhum. Está a ser vendida a que está em stock e depois disso, acabou.
A Chinchila Nature é uma boa ração. A única coisa que deves fazer é tirar as guloseimas e dá-las apenas de vez em quando. Se elas tiverem os docinhos no pratinho, comem isso primeiro e são capazes de não comer o que é realmente importante para elas.
Não vale a pena alterar para a Duo, pois essa está a acabar. Qualquer dia não se vê à venda em lado nenhum. Está a ser vendida a que está em stock e depois disso, acabou.
A Chinchila Nature é uma boa ração. A única coisa que deves fazer é tirar as guloseimas e dá-las apenas de vez em quando. Se elas tiverem os docinhos no pratinho, comem isso primeiro e são capazes de não comer o que é realmente importante para elas.
-
- Membro Veterano
GSfanatic, estou baralhada...comprei a Pro e tem passas...GSfanatic Escreveu:Bom, a PRO não tem passas nenhumas. Não tem nada de nada (a não ser a ração).

Mas realmente não vale a pena mudar para a Duo, pois esta já está a dar lugar à Pro.
De certeza? É que eu já vou no segundo pacote da PRO e não vem lá nada.chinchilavis Escreveu:GSfanatic, estou baralhada...comprei a Pro e tem passas...GSfanatic Escreveu:Bom, a PRO não tem passas nenhumas. Não tem nada de nada (a não ser a ração).Será que só a embalagem por fora é diferente? Fiquei mesmo baralhada
![]()
Mas realmente não vale a pena mudar para a Duo, pois esta já está a dar lugar à Pro.
O pacote que tens é assim, como no link?
http://pet4you.net/index.php/vmchk/roed ... u-pro.html
-
- Membro Veterano
Ufa, já estou mais descansada, pensei que estava a alucinar!GSfanatic Escreveu:De certeza? É que eu já vou no segundo pacote da PRO e não vem lá nada.chinchilavis Escreveu:GSfanatic, estou baralhada...comprei a Pro e tem passas...GSfanatic Escreveu:Bom, a PRO não tem passas nenhumas. Não tem nada de nada (a não ser a ração).Será que só a embalagem por fora é diferente? Fiquei mesmo baralhada
![]()
O pacote que tens é assim, como no link?
http://pet4you.net/index.php/vmchk/roed ... u-pro.html

Não é esse, aliás a diferença é que a minha embalagem tinha colado o PRO. Foi há uns tempos, logo quando mudou. Como tinha cá 2 embalagens da Duo estou a acabar com ela...
A embalagem nova é gira...o problema é que eles não comem a embalagem

Ah, pronto, estava a ver que eu é que estava a precisar de óculos novos. Ufa!
Só a Emma é que pelos vistos adorou a ração. Os outros dois, nota-se que ainda esperam pela Duo, mas comem a PRO na mesma, sem problemas.
Só a Emma é que pelos vistos adorou a ração. Os outros dois, nota-se que ainda esperam pela Duo, mas comem a PRO na mesma, sem problemas.
-
- Membro Veterano
Parece ser uma questão de sexo, ou seja, como o meu Teco é um macho...de certeza que vai esperar também pela Duo...
Vou comprar amanhã para o ir habituando
Ah...eu já comprei óculos para mim...lol
Vou comprar amanhã para o ir habituando

Ah...eu já comprei óculos para mim...lol
-
- Membro Júnior
comprei a pro, misturei com a nature e o resultado foi muito bom, o macho e uma das femeas começaram a comer logo cheios de vondade parece que gostaram muito, mas a outra femea nem lhe tocou mas é normal porque ela come muito pouca ração alimentase muito mais de feno.