PDI femea&macho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
paprika201
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 12:17 am

domingo jan 24, 2010 1:28 pm

Ola...

ja tenho 2 porquinhos... por engano da dona da loja deram me uma femea em vez de um macho... Agora tenho um macho e uma femea... O macho anda sempre em cima dela e por vezes ela ataca-o....
ela tem aproximadamente 3 mese.. Com tres meses ja pode engravidar??
Devo deixa los juntos?
Ou seja como devo proseguir em casa de ficar com ela?
Carminhoss
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 10:17 pm

domingo jan 24, 2010 1:37 pm

paprika201 Escreveu:Ola...

ja tenho 2 porquinhos... por engano da dona da loja deram me uma femea em vez de um macho... Agora tenho um macho e uma femea... O macho anda sempre em cima dela e por vezes ela ataca-o....
ela tem aproximadamente 3 mese.. Com tres meses ja pode engravidar??
Devo deixa los juntos?
Ou seja como devo proseguir em casa de ficar com ela?
Sim, como três meses já pode ficar grávida. Por isso, ou põe um porquinho em cada gaiola, ou vá à loja trocar por uma fêmea, dado que é mais fácil que se deêm bem.
paprika201
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 12:17 am

domingo jan 24, 2010 5:15 pm

:!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:
peço imensa desculpa... mas fui agora ver a zona genital do porquinho para confirmar se era mesmo femea e consegui observar um penis...OMG... peço msm desculpa... mas agora tenho outro problema... se eles são machos... é normal o mais velho tentar acasalar com outro macho..ou melhor... é só no principio em que se estao a conhecer é que isto acontece?

ah... e o mais novo por vezes por nao gostar que o outro se ponha em cima dele morde ao mais velho...
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

domingo jan 24, 2010 5:46 pm

Ele nao está a tentar acasalar mas sim a marcar território, como quem diz: " sou eu quem manda aqui". Por vezes pode haver esse confusão, pois quando entra um membro + novo na mesma "casa" do mais velho, este, de forma a marcar território, roça-se no mais novo e por vezes parece estar a querer acasalar.. mas de facto não é disso que se trata.
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

segunda fev 08, 2010 3:16 am

Carminhoss Escreveu: Sim, como três meses já pode ficar grávida.
Uma fêmea cavia NUNCA deve engravidar antes dos 5 meses nem sem ter 650gr de peso mínimo!... Ou seja, mesmo que tenha até os 5 meses feitos, se não tiver este peso deve-se aguardar.
Além disso, há outras questões que se devem ter em consideração: as fêmeas cavia não podem ser mães pela primeira vez após o ano de idade (ou passado muito tempo de não terem ninhadas), altura em que ocorre a ossificação da bacia e consequentemente não conseguem ter as crias, acabando por morrer elas e as crias dentro delas... Também não devem ter mais do que 4 ninhadas em toda a sua vida, ou seja, não podem estar permanentemente com o macho, senão estarão sempre a engravidar, até porque ficam com o cio entre 6 a 8h após o parto e é uma grande sobrecarga para uma fêmea.
Por isso convém dar sempre uma companhia do mesmo sexo.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

segunda fev 08, 2010 3:20 am

ShyFairy Escreveu:Ele nao está a tentar acasalar mas sim a marcar território, como quem diz: " sou eu quem manda aqui". Por vezes pode haver esse confusão, pois quando entra um membro + novo na mesma "casa" do mais velho, este, de forma a marcar território, roça-se no mais novo e por vezes parece estar a querer acasalar.. mas de facto não é disso que se trata.
...situação que também se verifica entre duas fêmeas, é uma tentativa de estabelecimento de hierarquia, a fêmea dominante tenta "cobrir" a outra companheira para mostrar dominância, é uma questão estritamente territorial e inofensiva nelas. Nos machos torna-se preocupante se passarem disso para o bater de dentes... :roll:
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Responder

Voltar para “Exóticos”