hamster sirio....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
catarinafg
Registado: quinta jan 07, 2010 9:11 pm

segunda fev 08, 2010 10:16 pm

tenho um hamster sirio a algum tempo, e dou lhe comida todos os dias.... mas ouvi dizer que nao se deve dar comida todos os dias...... dou lhe de manha e á noite.... continuo a dar ou será que devo reduzir????
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda fev 08, 2010 10:29 pm

Hum... depende da quantidade que está a dar, mas eu acho que é demais.

O mais provável é que a comida esteja a desaparecer do comedouro e a acumular-se algures pela gaiola, porque eles têm tendência a armazenar tudo. Tem de se ter atenção a isso, principalmente durante esta altura mais húmida, uma vez que pode levar ao desenvolvimento de fungos. Além disso depois é um desperdicio porque quando se limpa a gaiola vai tudo para o lixo.

Eu encho o comedouro e só volto a por comida quando ele come tudo (normalmente dou uma espreitadela pela gaiola para ver o que ele tem para lá). É que excesso de comida pode levar a que se tornem também mais selectivos e não comam todos os componentes da ração.

:wink:
Claudiaf7
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 8:14 pm

segunda fev 08, 2010 10:32 pm

xikilana Escreveu:Hum... depende da quantidade que está a dar, mas eu acho que é demais.

O mais provável é que a comida esteja a desaparecer do comedouro e a acumular-se algures pela gaiola, porque eles têm tendência a armazenar tudo. Tem de se ter atenção a isso, principalmente durante esta altura mais húmida, uma vez que pode levar ao desenvolvimento de fungos. Além disso depois é um desperdicio porque quando se limpa a gaiola vai tudo para o lixo.

Eu encho o comedouro e só volto a por comida quando ele come tudo (normalmente dou uma espreitadela pela gaiola para ver o que ele tem para lá). É que excesso de comida pode levar a que se tornem também mais selectivos e não comam todos os componentes da ração.

:wink:
O meu hamster é terrivel nesse aspecto, extremamente selectivo. Considero até mudar de ração!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça fev 09, 2010 3:24 am

eu encho as tacinhas dos meus pikenos todos os dias á noite, por volta das nove, que é quando eles começam a desenrolar as orelhas e vir cá para fora. Deixo ficar porque eles vão sempre comendo e aproveito para mudar a água e acrescentar veggies picados:)
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

terça fev 09, 2010 9:42 am

Também tenho esse problema. :? Apesar de agora já ter mudado de hábitos. Antes enchia sempre a tacinha da comida pela noite e no outro dia de manhã apenas havia uma espécie de granulado verde que ele teimava em não comer, e nessa noite voltava a encher, o que é certo é que o menino levava tudo para a caminha e não a "esvaziava" ao ponto de levar para lá mais comida. 8)

Agora optei por deixar dois dias de intervalo para ver se come a comida que lá tem :? (Apesar de vigiar sempre se a comida ainda está em bom estado.) E fiz uma escolha onde tirei todo o granulado verde. Ninguém imagina a comida que já deitei fora :| Quando lhe limpo a gaiola e/ou o ninho tenho que lhe limpar a comida de lá, porque está mole do calor. :| Já pensei em dar-lhe metade da tacinha, como leva sempre TODA a comida que lá está, tinha menos comida para comer e podia comer mais rápido sem que se estrague. E quanto ao tal granulado a que se faz de esquesito não sei, se mude de ração ou se continue a escolher e a separar todo esse granulado do resto da comida. :?
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

terça fev 09, 2010 10:57 am

Leck esse granulado que falas ele não o come pois é o granulado que se dá aos coelhos.. as rações de pior qualidade metem isso misturado mas eles não gostam nem querem comer (e com razão).

Aconselho a mudarem de ração para uma mais equilibrada e vao ver que eles comem praticamente tudo

Aqui em casa apenas meto mais comida quando a comem toda ou praticamente toda. Há hamsters com mania de levar a comida toda para a casota e outros que nao, eu ja ando a conseguir que os meus comam sempre da taça e nao levem tudo embora.
Lek21
Membro Veterano

terça fev 09, 2010 1:23 pm

catarinafg Escreveu:dou lhe de manha e á noite.... continuo a dar ou será que devo reduzir????
Quanto à sua pergunta, a que peço desculpa não ter respondido, acho que deve reduzir. Talvez seja muita comida para um hamster só.
Lek21
Membro Veterano

terça fev 09, 2010 1:31 pm

NiArCtAa Escreveu:Leck esse granulado que falas ele não o come pois é o granulado que se dá aos coelhos.. as rações de pior qualidade metem isso misturado mas eles não gostam nem querem comer (e com razão).

Aconselho a mudarem de ração para uma mais equilibrada e vao ver que eles comem praticamente tudo

Aqui em casa apenas meto mais comida quando a comem toda ou praticamente toda. Há hamsters com mania de levar a comida toda para a casota e outros que nao, eu ja ando a conseguir que os meus comam sempre da taça e nao levem tudo embora.
Bom, não fazia a minima ideia dessa parte da comida para os coelhos :| até que aquela acabe vou escolhendo então os granulados e no fim fazer um "desmame" para uma nova ração. O que me aconselha já agora? (sem olhar a preços)

Já agora, como fez para os seus hamsters comerem na tacinha? Eu nunca o vi comer fora da casota. Dou-lhe comida à boca e ele pega com as patinhas, mas de seguida vai para as bochechas para por na casota 8)
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

terça fev 09, 2010 1:52 pm

Creio que nao se pode dizer marcas por isso envio mp.

Em relação a comer nas taças ou não, a meu ver, também tem algo de genético ou então de imprinting.

Pela minha experiencia (em sirios) são normalmente animais provenientes de locais onde foram mantidos "em excesso de população" e/ou com carências alimentares e eles desenvolvem essa característica pois o seu instinto diz: tirar e esconder a comida para que mais nenhum ma roube.
Pode ate não ter sido o animal em questão mas por exemplo se foi a mãe ele pode aprender quando é bebe.

Não nos devemos esquecer que eles na natureza também pegam na comida para a armazenar pois eles procuram-na durante vários quilómetros, dai a terem as bolsas. Por isso nao o considero um problema grave nem nada que se lhe pareça, simplesmente complica um pouco a limpeza e controlo da comida.

Alguns, ao longo do tempo, deixam de o fazer desde que vá limpando onde ele mete a comida, outros apenas o fazem no inverno pois é quanto esta mais frio e eles têm mais "preguiça" de sair da casota.
Lek21
Membro Veterano

terça fev 09, 2010 8:47 pm

Todas as coisas que disse, podem de facto serem uma razao para ele armazenar sempre a comida toda na casota. Nao é algo grave, o mais chato é de facto a comida desperdicada porque com o calor da casota fica muito mole. Mas talvez se reduzir (metade da tacinha) nao haja tanto desperdício. :? ↲Obrigado pelo esclarecimento. É sempre bom falar com alguem com mais experiencia. :lol:
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

quarta fev 10, 2010 1:35 pm

O mais chato é a provável falta de nutrição adequada, por isso deve efectuar essa transição de forma célere para minimizar eventuais lacunas nutricionais. Para qualquer animal deve ser dada uma boa ração e ainda bem que está disposto/a a melhorar a qualidade de vida do pequeno.
Lek21
Membro Veterano

quarta fev 10, 2010 5:31 pm

Walder Escreveu:Para qualquer animal deve ser dada uma boa ração e ainda bem que está disposto/a a melhorar a qualidade de vida do pequeno.
Era o que toda a gente deveria estar sempre disposto a fazer, a partir do momento que aceita o compromisso de ter um animal de estimação. :wink: :D
Andreia1992
Membro
Registado: domingo fev 14, 2010 2:11 pm

segunda fev 15, 2010 11:00 pm

tenho uma duvida xD os meus hamsters estao so a coçar-se em volta da gaiola será algum fungo que tenham? eu tive a ver a pele deles e está rosada mas penso que é a cor normal mas agora estou mesmo com a duvida so que fazer para lhes tirar a comichao :S ajudem-me sff
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

segunda fev 15, 2010 11:05 pm

Olá Andreia!

Devia dar mais umas informações para a puderem ajudar.
Que espécie de hamsters são? Estão cada um na sua gaiola, ou tem vários na mesma gaiola que se coçam?
Quando refer coçar na gaiola é exactamente o quê? Roçam-se na gaiola?
Andreia1992
Membro
Registado: domingo fev 14, 2010 2:11 pm

segunda fev 15, 2010 11:12 pm

escrevi aqui pk eles sao sirios entao como ja esta este topico aberto nao abri outro

sim estao os dois na mesma gaiola
eles roçam as costas na lateral da gaiola depois sentam-se e nao percebi se é a lavar ou se é coçar foi mm agora que dei por isto ainda nao os tinha visto a fazer tal coisa
Responder

Voltar para “Exóticos”