Boas pessoal...
É o seguinte, tenho uma amiga que ha dois dias comprou um hamster anão, mas não porque perceba muito de hamsters, apenas porque o achou girissimo...
o que se passa é que pelo que parece era uma fêmea pois dois dias depois de ser comprada teve bebes...
Agora o que gostava de saber é que cuidados ela deve ter com os bebes, se é preciso algo de especial?
Desde já um muito obrigado...
hamster anão e bebes
Bom, desde já não se deve comprar um animal porque se acha "girissimo"
E antes de o comprarmos por essa ou outra razão, devemos ter em conta alguma informação prévia. Um pouco de pesquisa é sempre bem vinda.
Nunca cuidei de hamster bebés, mas penso que os principais cuidados é nunca tocar nos bebés, porque a mãe os pode rejeitar se sentir um cheiro estranho ao habitual. Não deve também mudar a gaiola nas primeiras duas semanas, pela mesma razão. Depois deve ter um cuidado especial com a alimentação. É recomendável aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite. Todo o cuidado é pouco, pois para além dela, tem que alimentar todos os filhos.
Devo sublinhar que nunca cuidei de hamster bebés, e tudo o que sei é fruto de pesquisas na internet. Se estiver errada nalguma coisa, agradeço correcção. Estamos sempre a aprender

Nunca cuidei de hamster bebés, mas penso que os principais cuidados é nunca tocar nos bebés, porque a mãe os pode rejeitar se sentir um cheiro estranho ao habitual. Não deve também mudar a gaiola nas primeiras duas semanas, pela mesma razão. Depois deve ter um cuidado especial com a alimentação. É recomendável aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite. Todo o cuidado é pouco, pois para além dela, tem que alimentar todos os filhos.
Devo sublinhar que nunca cuidei de hamster bebés, e tudo o que sei é fruto de pesquisas na internet. Se estiver errada nalguma coisa, agradeço correcção. Estamos sempre a aprender

Partindo do princípio que não haverá diferenças de cuidados nesta fase entre hamsters anões e sírios, a sua amiga deve ter sempre comida e água à disposição da hamster, fornecer feno e/ou pedaços de papel higiénico (sem aromas e cores, de preferência) e ter cuidado com o local onde deixa a gaiola nesta altura por causa do frio que pode ser fatal.titinha Escreveu:Boas pessoal...
É o seguinte, tenho uma amiga que ha dois dias comprou um hamster anão, mas não porque perceba muito de hamsters, apenas porque o achou girissimo...
o que se passa é que pelo que parece era uma fêmea pois dois dias depois de ser comprada teve bebes...
Agora o que gostava de saber é que cuidados ela deve ter com os bebes, se é preciso algo de especial?
Desde já um muito obrigado...
O essencial é isso.
Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
- Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..
Lek21 Escreveu: É recomendável aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite.
tudo estava correcto meno isto. Nao se deve alterar uma alimentaçao de uma forma brusca pois provavelmente iria provocar diarreia na mae e consequentemente ficaria mais desidratada logo menos leite.
O essencial é nao stressar mais a femea, pois sofreu muito ao estar na loja com outros hamsters estando prenha e a viagem para a nova casa mesmo na altura do parto.
tudo o resto ja foi referido
De facto, faz sentido.NiArCtAa Escreveu:tudo estava correcto meno isto. Nao se deve alterar uma alimentaçao de uma forma brusca pois provavelmente iria provocar diarreia na mae e consequentemente ficaria mais desidratada logo menos leite.

Se se der uma alimentação cuidada (seja, uma boa ração/mistura) não há necessidade de entrar por esses lados. O facto de serem omnívoros não quer dizer que a ração não complete todas as suas necessidades, quanto muito poder-se-á dar alguns complementos tal como insectos, papas e afins. Mas repito, se se der uma alimentação cuidada não há necessidade de mais.Lek21 Escreveu:De facto, faz sentido.NiArCtAa Escreveu:tudo estava correcto meno isto. Nao se deve alterar uma alimentaçao de uma forma brusca pois provavelmente iria provocar diarreia na mae e consequentemente ficaria mais desidratada logo menos leite.Li num site
Li também que se deve dar ovo cozido e pão embebido em leite morno no periodo pós-parto. Mas não faço ideia se fará bem ou mal.
Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Boas...
bem pelo que sei os hamsters bebes encontram se bem por vezes da para espreitar e pelo que se ve estão bem.
Agora questão que gostaria que me respondessem, é quando se poderá tirar os bebes de ao pe da mãe.
Bigado pelas respostas.
bem pelo que sei os hamsters bebes encontram se bem por vezes da para espreitar e pelo que se ve estão bem.
Agora questão que gostaria que me respondessem, é quando se poderá tirar os bebes de ao pe da mãe.
Bigado pelas respostas.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
- Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..
Se eles ainda só estão dentro do ninho é porque ainda nao começaram a comer raçao. Por isso durante a proxima semana deves começar a ver alguns bebes a passear pela gaiola, ainda com os olhos fechados a procura de raçao. Nao te preocupes e nao lhes pegues para voltar a por no ninho pois é algo normal.
Em termos de desmamar normalmente é aos 20-30 dias dependendo de como evolui a ninhada.
Em termos de desmamar normalmente é aos 20-30 dias dependendo de como evolui a ninhada.