Herbie ... Rest In Peace my spiky friend...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Blodeuwedd
Membro
Registado: domingo jan 17, 2010 1:55 am

segunda fev 01, 2010 3:41 pm

Boa tarde,

O meu Herbie agora que estava a recuperar da sarna e já andava de novo super activo, de um momento para o outro ficou letárgico, desonrientado e deixou de comer (pareceu-me vê-lo estranho no Sábado e de ontem para hoje tirei a prova dos nove fixando o lugar exacto dos objectos e a quantidade de comida, porque todas as noites ele muda tudo e normalmente come bastante). Assim que hoje de manhã reparei que estava tudo exactamente igual a ontem à noite, levei-o ao vet (não consegui marcar para o habitual, dada a urgência, mas consegui ir a outro lado que vi aqui recomendado no fórum).

Agora está a tomar Bactrim e Celestone, mas se não melhorar substancialmente nas proximas 24 horas pode ser algo mais grave e terei de voltar lá.

A veterinária disse também que ele não pode estar sem comer, e que terei de forçar caso caso continue, mas só para lhe dar a medicação, foi bastante complicado, pelo que não sei como vai ser com a comida, mesmo que faça papa e dê com a seringa, uma vez que é mais grosso que os medicamentos.

O truque que estou a usar é pegá-lo deitado de costas, ele enrola-se e eu com a seringa procuro a boca, mas não está a ser fácil e até estou com medo de n lhe estar a conseguir das as doses completas.... Alguém conhece algum truque melhor?
Última edição por Blodeuwedd em quinta fev 04, 2010 11:36 pm, editado 1 vez no total.
Deer hunting would be fine sport, if only the deer had guns.  ~William S. Gilbert
Mortinho
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

segunda fev 01, 2010 4:33 pm

ele tem uma lampada de aquecimento ou um tapete? não sei se sabe mas eles precisam de aquecimento no inverno, pois eles não podem hibernar,
acho que forçar a comer não é a melhor solução, mas enfim
Blodeuwedd
Membro

segunda fev 01, 2010 4:43 pm

Não tem tapete nem lâmpada porque a sala (que é onde ele se encontra) nunca está abaixo dos 23-24º, o que segundo ambos os veterinários que já visitei chega perfeitamente para não "desencadear o processo" e para que ele se sinta confortável. (Fiz especificamente essa pergunta na primeira visita ao veterinário, pois sabia que eles não podem hibernar e na segunda veterinária foi mesmo ela que perguntou acerca disto...)

Quanto a forçar a comer, estou apenas a seguir as indicações da veterinária, segundo a qual eles não podem estar sem comer muito tempo pois é desencadeado um determinado processo no fígado que pode causar danos permanentes... Claro que não me agrada estar a maçá-lo, ainda por cima encontrando-se ele no estado que está, a alimentá-lo à força, mas o que a vet disse assustou-me bastante...

Por isso mesmo estava a tentar saber se alguém conhecia um processo que o incomodasse menos :(
Deer hunting would be fine sport, if only the deer had guns.  ~William S. Gilbert
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda fev 01, 2010 5:29 pm

. Só me ocorre alimentação parentérica mas tem efeitos secundários na mesma. E é desagradável QB.
Blodeuwedd
Membro

segunda fev 01, 2010 5:47 pm

Pois, suponho que nesse caso ele teria de ficar internado...

Desde já agradeço as vossas respostas... Vou continuar a tentar com a seringa e bem, fazer figas para que a medicação comece a fazer efeito e quem sabe daqui a uma horas ele já comece a ir comer por livre vontade...

Senão amanhã lá estarei de novo com ele no vet...

Só por curiosidade, obviamente que não é por isso que deixarei de o levar o vet uma vez que ele está mesmo a precisar, mas alguém sabe se há alguma possibilidade de justificar as ausências no trabalho?

É que hoje fiquei em casa para poder acompanhar a evolução dele e amanhã terei, pelo menos, de fazer uma hora de almoço prolongada...

Parto do princípio que a resposta seja não, uma vez que até para acompanhar elementos da família às vezes é complicado e todos sabemos a "importância" dada aos animais nas legislações, mas se alguém souber de alguma coisa agradeço...

Obrigada a todos :)

EDIT - Esqueçam a última questão, já consegui encontrar um tópico a falar disso. Peço desculpa.
(Não apaguei o que perguntei, para o caso de se alguém estiver a responder enquanto escrevo isto não ficar desenquadrado)
Blodeuwedd
Membro

segunda fev 01, 2010 9:39 pm

Boa noite de novo,

Para referência futura, caso alguém venha a ter o mesmo problema, encontrei uma forma de o fazer de maneira mais eficaz e, parece-me a mim, menos stressante para ele.

Em vez de pegar nele deitado de costas, deixo-o ficar na casota (tiro aparte de cima) e inclino-o suavemente para um dos lados... Ele tenta enrolar-se um bocadinho de início mas depois percebe que não o vou agarrar e deixa de resistir. Nesta posição fica bem mais fácil aceder à boca e uma vez conseguindo por a seringa, nem que seja de lado, ele engole tudo na perfeição.

Agora é só torcer para que o antibiótico e a alimentação ajudem de facto a q ele fique bom...
Blodeuwedd
Membro

quinta fev 04, 2010 12:57 pm

Só para dar conhecimento que o Herbie não conseguiu sobreviver... Fizémos tudo o que podíamos, voltámos ao vet na 3ª, desta vez mesmo ao que ele costuma ir, que lhe tirou raio-x e sangue para análises e só pela cor percebeu q ele estava com uma anemia gravíssima... Mas que não conseguia perceber como isso podia ter acontecido de um momento para o outro...

Revi com ele todo o tratamento, desde as condições da gaiola à alimentação e ele disse que estava tudo correcto... Parecia intoxicação, mas eu não só não tenho qualquer espécie de venenos para insectos em casa como nunca utilizei nada além de água na manutenção da gaiola... Outra hipótese era ele estar assim há algum tempo mas só ter mostrado sintomas quando a situação era demasiado grave.

Podia tentar fazer-se uma transfusão para ganhar tempo até descobrir o que se passava, sendo que seria a primeira vez para o vet e não era garantido que conseguisse, já tinha até encontrado dador, mas não foi a tempo...

Entretanto, ele morreu na madrugada de 4ª feira, apesar de todos os nossos (lá em casa e dos vets) esforços no sentido contrário...

Entreguei o corpo na clínica para cremação e ficou em aberto a hipótese da autópsia, pois gostaria mesmo de saber qual foi a causa, uma vez que tentei fazer tudo o melhor possível desde sempre, desde que ele chegou lá a casa... Ainda me custa a acreditar que isto possa ter acontecido e que ele tenha ficado só 5 meses connosco... Nunca me tinha acontecido tal coisa...

Enfim, era só para informar a comunidade e agradecer pela ajuda que me tentaram dar.

Cumprimentos.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

sexta fev 05, 2010 1:25 am

Lamento, mas fez o que pode e mais que muitos fariam no seu lugar, é lamentável a ocorrência...
Blodeuwedd
Membro

sábado fev 06, 2010 3:12 am

Muito obrigada.

Liguei para a clínica hoje para saber se já tinham recebido o resultado das análises e ainda não tinham, mas informaram-me que o vet, perante o nosso consentimento, decidiu fazer a necrópsia. Portanto ficarei à espera de mais informações...
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado fev 06, 2010 1:19 pm

Realmente foi estranho, provavelmente ele teria ja tambem mais algum problema :S

Depois quando souber os resultados diga no topico se nao se importar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 07, 2010 5:52 pm

Lamnto muito...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Blodeuwedd
Membro

segunda fev 08, 2010 10:52 pm

Muito obrigada.

Publicarei certamente assim que souber alguma coisa.

Cumps.
Blodeuwedd
Membro

terça fev 09, 2010 4:38 pm

Boa tarde.

Acabei de receber notícias do veterinário do Herbie.

Ao que parece tudo indica que se terá tratado de uma infecção bacteriana, uma vez que a contagem de glóbulos brancos estava extremamente elevada.

Além disto, parece que os rins e o fígado já estavam também bastante afectados. Pela descrição parece-me que quando ele manifestou sintomas já não deveria haver muito a fazer :(

Agora ficamos à espera dos resultados da patologia que deverão levar 3 a 4 semanas.

Gostaria de frisar a excelente atitude do veterinário de nos informar de tudo e ainda de se desdobrar em agradecimentos por termos autorizado a necrópsia, que, como lhe disse a ele, nós também desejávamos.

Se e quando voltar a ter animais, não terei qualquer hesitação onde me devo dirigir.

Pronto, foi o update possível de momento.

Cumprimentos,

Cláudia Rosa
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

terça fev 09, 2010 7:04 pm

Pois normalmente os animais exoticos (que na natureza sao as presas) escondem ainda melhor que os caes e gatos os sintomas e em como estao doentes.

Seria possivel enviares-me por mp qual foi o vet? obrigado
Blodeuwedd
Membro

terça fev 09, 2010 9:55 pm

MP enviada :)
Responder

Voltar para “Exóticos”