posso juntar?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
taissa
Registado: quarta set 09, 2009 11:02 pm

quinta fev 18, 2010 10:34 pm

olá pessoal, queria fazer uma pergunta, tenho duas chinchilas bebes (casal) que estao a acabar o desmame, quando acabar o desmame posso junta-las com um macho com 2 anos? sabem se há algum problema? e que se juntar passam a ser dois machos e uma femea...
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quinta fev 18, 2010 10:57 pm

Olá

Ora iria ter um Trio, onde teria 2 machos e uma femêa.
O que irá acontecer é que o macho com 2 anos irá matar o mais novo para ficar com a femêa, logo não aconselho a fazer isso.
Se quiser fique com o casal numa gaiola e com o macho de 2 anos noutra, se prentende fazer criação, arranje uma femea para o macho de 2 anos.
Já agora, o casal que ainda não está desmamado, são irmãos?
Se forem, tambem não aconselho a juntar, irá dar consaguiniedade o que é mau.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
obscure
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 3:58 pm

sexta fev 19, 2010 12:18 am

Só acrescentar que só a partir dos 8 meses mais ou menos a femea pode acasalar e procriar sem problemas, pelo que antes disso é ter cuidado com quem ela anda ^^
Chinchila84
Membro Júnior
Registado: segunda nov 16, 2009 1:40 am

sábado fev 20, 2010 8:22 pm

Boas

Não vou ao ponto de dizer que se matam, mas que os machos não se vão dar bem isso podes ter a certeza que não vão.

Visto que só tens uma femea, um dos machos deve ficar sosinho, como te foi perguntado anteriormente e com toda a lógica se os pequenos que estão no desmame forem irmãos, tambem não os deves juntar.

Cumprimentos
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado fev 20, 2010 11:02 pm

Chinchila84 Escreveu:Boas

Não vou ao ponto de dizer que se matam, mas que os machos não se vão dar bem isso podes ter a certeza que não vão.

Visto que só tens uma femea, um dos machos deve ficar sosinho, como te foi perguntado anteriormente e com toda a lógica se os pequenos que estão no desmame forem irmãos, tambem não os deves juntar.

Cumprimentos
Ah, mas pode crer que se matam. Uma pequena distracção e o dono pode já não chegar a tempo de salvar um deles. É a lei da natureza a funcionar, como sempre.
Chinchila84
Membro Júnior
Registado: segunda nov 16, 2009 1:40 am

domingo fev 21, 2010 2:59 am

GSfanatic Escreveu:

Cumprimentos
Ah, mas pode crer que se matam. Uma pequena distracção e o dono pode já não chegar a tempo de salvar um deles. É a lei da natureza a funcionar, como sempre.

Presumo que isso seja a sua extensa experiencia ao referir que se matam, mas já o outro dizia que opiniões são opiniões e um chavo é um chavo. Eu pessoalmente nunca vi nada de mortes entre Chinchilas (seja machos ou seja femeas) no maximo já vi ferimentos graves ao ponto de serem necessarios pontos nas feridas. Cumprimentos
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo fev 21, 2010 12:52 pm

Chinchila84 Escreveu:
GSfanatic Escreveu:

Cumprimentos

Presumo que isso seja a sua extensa experiencia ao referir que se matam, mas já o outro dizia que opiniões são opiniões e um chavo é um chavo. Eu pessoalmente nunca vi nada de mortes entre Chinchilas (seja machos ou seja femeas) no maximo já vi ferimentos graves ao ponto de serem necessarios pontos nas feridas. Cumprimentos
Vamos lá a ter calma, está bem? Eu não disse que tinha uma extensa experiência, pois não? Tenho uma experiência de pouco mais de um ano e muita pesquisa, que ainda hoje faço. Não é nada de especial, mas até agora tem chegado para cuidar bem dos meus animais. Se nessa pesquisa já li sobre chinchilas machos a matar-se por uma fêmea? Já. Vários casos. Qual o maior culpado? O dono, que decidiu juntar 2 machos e 1 fêmea (sem pesquisar sobre o assunto) e depois não prestou atenção suficiente para conseguir salvar um dos machos. Em certos casos acabaram por morrer ambos.

Não disse mentira nenhuma, não fui condescendente e não menosprezei a sua experiência (seja ela extensa ou não). Agradeço o mesmo respeito.
VSGR1979
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

quarta fev 24, 2010 10:49 am

Bom dia!

Vou dar-lhe a minha opinião com base na experiência que tenho tido, pois tenho um grupo (27) de chinchilas há cerca de seis anos.
Concordo com tudo o que foi dito, pois as chinchilas têm personalidades diferentes, tal como todos nós; pode conseguir juntar os machos e correr tudo, ou como um user referiu, podem existir ferimentos graves ou em situações extremas a morte da chinchila ( a veterinária que segue as minhas chinchilas já teve uma situção de fractura da cabeça causada por mordedura numa luta entre machos...).
Juntar chinchilas jovens a um macho com dois anos, apesar dos machos não serem tão territoriais como as fêmeas, pode tornar-se difícil pela simples questão da idade. O que também não é aconselhável, é ter junto um casal de irmãos devido à consanguinidade(lá em casa isso já aconteceu e as chinchilinhas não têm qualquer tipo de problema; mas as coisas podem nem sempre correr bem) e associar uma fêmea tão jovem a um macho já adulto também não é muito aconselhável, pois existem fêmeas que entram em cio precocemente o que pode levar a uma gestação prematura.
Eu tenho numa gaiola 3 machos com uma fêmea; noutra 2 machos com duas fêmeas...Nunca tive problemas pois os machos estão castrados. Nunca houve lutas nem disputas lá em casa, por se encontrarem castrados.
Pretende fazer criação com as suas chinchilas?
Responder

Voltar para “Exóticos”