Companhia para Matilde

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Pattiepie
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 22, 2009 12:41 am

quarta fev 24, 2010 2:02 am

Boa noite.
Gostaria de arranjar companhia para a minha chinchila Matilde.Macho ou fêmea é a minha dúvida..macho pelas razões óbvias mas tenho receio que, ao comprar outra menina,elas não se entendam.. :|
Gostaria de "ouvir" opiniões de quem já passou pelo mesmo :)
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta fev 24, 2010 10:24 am

Eu ainda não passei por isso (com fêmeas), porque ainda não comprei uma companhia para a minha Emma, mas sei que para juntar uma chinchila a uma fêmea já adulta, o melhor é que a nova chin seja bebé (2 meses). Assim se colocar a chin na gaiola da que já lá está, há mais possibilidade desta aceitar a nova companhia (chamemos-lhe instinto maternal).

Se comprar uma adulta, terá de fazer o ritual de apresentação (tal como nos machos), que consiste em manter as chins em gaiolas separadas e ir aproximando as gaiolas aos poucos, para que elas se cheirem e se conheçam. Depois faz uma troca de gaiolas (coloca uma na gaiola da outra), para que se habituem ao cheiro uma da outra. A seguir junta-as num local neutro (casa de banho, por exemplo), para ver qual a reacção delas quando estão juntas (é normal que voe pêlo, mas desde que não se note agressividade não é necessário intervir). Se se derem bem, lave a gaiola onde elas ficarão (de forma a não ter o cheiro de nenhuma das chins) e junte-as. Isto pode demorar meses.

Em ambos os casos existe o risco delas não se entenderem. Mas isso é um risco que todos nós corremos ao juntar dois animais.
joanaxuxu1
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: domingo fev 17, 2008 11:07 pm

segunda mar 01, 2010 10:49 am

A fêmea em geral pode aceitar uma cria de chinchila, mas atenção que nem sempre é assim, algumas vezes príncipalmente as fêmeas adultas não aceitam outros membros para partilhar o seu espaço. Pode ter sorte, mas muitas das vezes vem pedir ajuda porque não conseguem juntar, mesmo crias...
Responder

Voltar para “Exóticos”