Esterelização de porquinho da India
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta out 16, 2009 8:34 pm
CatDoglover olá!
eu tenho uma criação de porquinhos e sei o trabalho que dá manter macho junto com fêmea!
o ideal é vc separar, pois após 6 horas do parto a fêmea entra no cio,correndo o risco de engravidar novamente e ter uma gravidez de risco seguida...
procure separar enquanto ela está prenha, se vc quizer saber se ela está prestes a entrar em trabalho de parto vou ensinar vc a apalpar a sínfese pubiana para verificar a dilatação!
não é preciso manusear muito a porquinha gestante,apenas apalpe a junção dos ossos do quadril,um pouco acima da vagina dela puxando para baixo,dá pra sentir os ossinhos juntos caso ela ainda esteja no começo da gestação,se eles estiverem bem afastados é pq tá quaze pra nascer,dentro de uma semana no máximo... bom explicar assim é meio dificil mais em todo caso vc pode me perguntar mais sobre o assunto.
voltando para castração,geralmente o preço da castatração custa em torno de 80 a 100 reais,fora os remédios antisépticos,antiflamatórios e antibióticos sai em torno de 150 reais!
pense bem,pois para uma castração com sucesso necessita de muito cuidados após a operação,e alguns casos pdis vem a morrer por falta de cuidados...
abraços,espero ter ajudado!
eu tenho uma criação de porquinhos e sei o trabalho que dá manter macho junto com fêmea!
o ideal é vc separar, pois após 6 horas do parto a fêmea entra no cio,correndo o risco de engravidar novamente e ter uma gravidez de risco seguida...
procure separar enquanto ela está prenha, se vc quizer saber se ela está prestes a entrar em trabalho de parto vou ensinar vc a apalpar a sínfese pubiana para verificar a dilatação!
não é preciso manusear muito a porquinha gestante,apenas apalpe a junção dos ossos do quadril,um pouco acima da vagina dela puxando para baixo,dá pra sentir os ossinhos juntos caso ela ainda esteja no começo da gestação,se eles estiverem bem afastados é pq tá quaze pra nascer,dentro de uma semana no máximo... bom explicar assim é meio dificil mais em todo caso vc pode me perguntar mais sobre o assunto.
voltando para castração,geralmente o preço da castatração custa em torno de 80 a 100 reais,fora os remédios antisépticos,antiflamatórios e antibióticos sai em torno de 150 reais!
pense bem,pois para uma castração com sucesso necessita de muito cuidados após a operação,e alguns casos pdis vem a morrer por falta de cuidados...
abraços,espero ter ajudado!
Animais de estimação não são figurinhas!
-
- Membro
- Registado: quinta abr 10, 2008 12:43 pm
- Localização: Witchy, Foxy,Stinky, Gandalf, Myung, Thor, Jaymz,Snow , Nouky e a Bia!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Fica aqui o link dos meus, pode ser que as imagens a ajudem a identificar os machos e as fêmeas! Felicidades.CatDoglover Escreveu:a goda teve 3 bebes de madrugada!!!!! depois tenho de saber ver o sexo dos bebes mas devo ficar com todos, o meu marido já está a construir uma mega mansão para eles com uma grelha para separar os machos das femeas! entretanto ja tirei o godo o macho e po-lo áparte.

Depois queremos ver fotos dos bebés.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74233
Boa decisão, ficam ambos com companhia, o que é excelente, visto que falamos de animais de sociedade, que devem co-habitar em pares ou pequenos grupos do mesmo sexo. Não apreciam solidão.CatDoglover Escreveu:Tive a falar com o meu marido e vamos deixar a Goda ter a ninhada e depois se calhar ficamos com um macho e uma femea e ficamos com 2 gaiolas separadas os machos num lado e as femeas noutro assim não ficam sozinhos e ele não precisa de ser «castrado».
Há uma questão que tem que resolver já: um macho não pode estar com a fêmea na altura do parto... As fêmeas cavia entram em cio aproximadamente 6 a 8h após o parto e o macho engravida-a novamente, o que implica um desgaste extremo para a fêmea...
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
-
- Membro
- Localização: Witchy, Foxy,Stinky, Gandalf, Myung, Thor, Jaymz,Snow , Nouky e a Bia!!!
sim eu sei , o godo já está no outro lado:P , eu ainda n sei ver muito bem.... mas acho que as crias são 3 femeas.... mas não tenho bem a certeza... parecem 3 Y ... vou deixar passar mais uma semana para ver melhor.
Di1975 Escreveu:(...)Há uma questão que tem que resolver já: um macho não pode estar com a fêmea na altura do parto (...)
CatDoglover Escreveu:a goda teve 3 bebes de madrugada!!!!! depois tenho de saber ver o sexo dos bebes mas devo ficar com todos, o meu marido já está a construir uma mega mansão para eles com uma grelha para separar os machos das femeas! entretanto ja tirei o godo o macho e po-lo áparte.
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta out 16, 2009 8:34 pm
Pure Escreveu:sim não se pode deixar o macho junto com a fêmea,pois ela entra no cio 6 horas depois do parto,isso é fato!Di1975 Escreveu:(...)Há uma questão que tem que resolver já: um macho não pode estar com a fêmea na altura do parto (...)
criadores experientes de porquinhos sempre separam uma semana ou duas antes do parto,claro que tem saber calcular o tempo de gestação,tempo do cio pra poder correr tudo certinho...
as minhas sempre são separadas e sempre faço questão de esperar 6 meses para uma nova gestação...
CatDoglover aperta um pouco na genitália dos filhotes pra ver se aparece o pipico pra forahehe
dá pra ver sim logo no primeiro dia o sexo!
abraços!
Animais de estimação não são figurinhas!
-
- Membro
aqui estão os godinhos 

-
- Membro
Eu acho que são 3 fêmeas !!!!!!

o que é que acham?

-
- Membro
pois, é igual ás outras 2, é dificil ver porque o pelo é preto e castanho. Mas o sexo é igual aos outros 2 , por isso acho que são 3 fêmeas!:)degutix Escreveu:As 2 �ltimas parecem ser f�meas, a primeira n�o vejo muito bem...
Sim, é provável que tenhas razão. Podes também usar um método válido em qualquer destes pequenos mamíferos: vê a distância dos genitais ao ânus. na fêmea é sempre menor, no macho mais distante.CatDoglover Escreveu:pois, é igual ás outras 2, é dificil ver porque o pelo é preto e castanho. Mas o sexo é igual aos outros 2 , por isso acho que são 3 fêmeas!:)degutix Escreveu:As 2 �ltimas parecem ser f�meas, a primeira n�o vejo muito bem...
Última edição por degutix em terça mar 09, 2010 11:31 pm, editado 1 vez no total.