Leslie Escreveu:Ola...
Ontem fui a uma loja de animais e resultado sai de la com dois degus, mas pelo que andei a ler nem nao loja de animais sabiam grande coisa sobre eles, entao é assim... em primeiro perguntei que tipo de alimentaçao tinha de lhes dar e disseram me que comem comida para hamster mas estou a ver que nao, nem me falaram no feno nem nada

, nem me disseram que apenas se podia dar comida 2 vezes por dia, agora estou confusa pois nao sei que comida dar, que feno e onde comprar isso td.
Cara Leslie,
De facto informaram-te muito mal!!!
Nunca dês comida de hamster aos degus; as suas necessidades nutricionais são muito diferentes e a comida de hamster faz-lhes muito mal (sobretudo nos níveis de açúcar e diferenças vitamínicas).
Podes dar-lhes comida de porquinho-da-Índia, de chinchila, ou dos dois misturados. No entanto, há já misturas próprias para degu no mercado. A mais espalhada em Portugal é a da Versele-laga, a Degu Nature, embora também exista uma da Quicko (que não aconselho). Estou neste momento a tentar fazer com que vendam também a da Beaphar, mas de momento essa só importada.
Podes dar-lhe a da versele-laga, é a melhor relação qualidade/preço no mercado. Quanto às lojas em que os vendem, só poderei ajudar se me disseres a tua localização (envia pm).
Quanto ao feno: é essencial. Sem o feno os degus não obtêm a fibra necessária e têm mais dificuldade em digerir a comida de mistura. Um vulgar feno de ervas do prado é o melhor (verifica o post em que falo sobre isso). O feno deve estar disponível todo o dia. A comida pode ser repartida em várias refeições, mas eu aconselho 2 refeições diárias (os degus têm tendência a comer demais se tiverem sempre comida disponível).
Deves mudar a água do bebedouro todos os dias (se possível vê o nível de água que bebem diariamente, pois o aumento da média diária pode ser sinal de doenças).
Aconselho-te a lavar a gaiola pelo menos uma vez por semana (eu faço de 5 em 5 dias), mas lava todos os dias os pratos de comida e o bebedouro. Os degus também precisam de roer para desgastar os dentes: coloca ramos de madeiras seguras (macieira, pereira, aveleira e - embora não use esta - pinho "seco" e não tratado"), todas sem produtos químicos. Se tiveres comprado uma gaiola com fundo de plástico, preparara-te para vê-los abrir buracos na base...
É de facto incrível que na loja tenham feito tal coisa! Imagino o estado em que estão os degus nessa loja... Ao menos podiam dar comida de pdi ou chinchila, mas isso é um sinal de total desleixo e desprezo.