Coelho anao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
o-riscas
Membro Júnior
Registado: domingo jul 23, 2006 10:52 pm

sexta mar 12, 2010 1:02 am

Ola boa noite

Tenho uma duvida e pedia a ajuda de todos
Fiquei com um coelho anao de uma vizinha que viajou para on estrangeiro e ia matar o coelho.
Para isso nao acontecer, ofereci-me para ficar com ele.

Acontece que ele tem um dente enorme a frente que ja esta inclusivamente curvado e as unhas muito compridas tambem.
Sinceramente eu nao tenhio condicao financeira de o levar a nenhum veterinario, por isso gostaria de saber se ha alguma coisa que eu possa fazer... nao me parece que seja muito confortavel ele comer com aquele dente assim...

Obrigado
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta mar 12, 2010 1:34 am

A minha opinião vale o que vale, mas...se não tem condições porque decidiu ficar com o coelho? Ok, vai-me dizer que foi para a outra dona não o matar, mas olhe que assim também não vai ter muitas razões para se sentir bem, digo eu...
Se não tem experiência a cortar tanto unhas como dentes tente falar com um vet que o possa ajudar, explicando a situação...pode ser que seja uma boa pessoa e o deixe pagar em suaves prestações ou assim.

Que condições tem agora o coelho em termos de alimentação,etc??
o-riscas
Membro Júnior

sexta mar 12, 2010 1:51 am

Infelizmente, independentemente do que possa pensar....... o desemprego bate a porta.....
E sim, fiquei com ele porque adoro animais, tenho 3 gatos ha ja 9 anos, e nao suportaria saber que o coelho iria morrer... nao pelo menos sem tentar.

Quanto a comida, tem toda quanto precisa... racao para coelho anao, feno, uma boa gaiola.. pedra para desgaste à qual ele nao liga a minima, e 2 vezes por semana cenoura, ja que ainda nao sei o suficiente sobre este animal para me aventurar com qualquer outro legume.

Nao tenho a minima experiencia a cortar nem unhas nem dentes, mas nao vou deixar de dar uma hipotese ao animal ao qual ja me afeicoeui por ser tao meigo.

Ja segui o seu conselho, mas infelizmente ainda nao encontrein qualquer vet que fosse assim tao caridos, por isso me lenbrei do forum.. quem sabe nao haveria alguem que ja tivesse tido o mesmo problema.

Kathamina Escreveu:A minha opinião vale o que vale, mas...se não tem condições porque decidiu ficar com o coelho? Ok, vai-me dizer que foi para a outra dona não o matar, mas olhe que assim também não vai ter muitas razões para se sentir bem, digo eu...
Se não tem experiência a cortar tanto unhas como dentes tente falar com um vet que o possa ajudar, explicando a situação...pode ser que seja uma boa pessoa e o deixe pagar em suaves prestações ou assim.

Que condições tem agora o coelho em termos de alimentação,etc??
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

sexta mar 12, 2010 8:00 am

Cortar as unhas é relativamente fácil se se tiver um corta-unhas adequado (com jeitinho faz isso com um de gato), mas é preciso ver se realmente precisam ser cortadas. Podem não estar assim tão grandes quanto isso (alguns donos pensam que os respectivos animais têm as unhas grandes e elas estão quase no sabugo) e cortar só iria piorar.

Quanto ao dente o caso é mais sério: se for necessário limar, aconselho a que seja feito por vet, ou pode sair asneira da grande. Em princípio não seria operação para custar muito dinheiro, mas já não digo nada. Caso o aumento não seja muito elevado, pode tentar reverter dando-lhe coisas duras, mas dada a situação quer-me parecer que já passou desse nível. A questão do dente pode tornar-se bastante grave se não for tratada.

Esse coelho ficou assim porque não lhe deram blocos para afiar os dentes quando estava com a dona anterior (é uma situação a longo prazo). No entanto, não critico por ter ficado com o coelho, acho que fez muito bem. É uma tristeza as pessoas deitarem assim fora os animais. Ainda este fim de semana, uma colega minha encontrou um hamster abandonado num jardim no meio da cidade!
inte alla förtjänar att leva...Titta bara på b, mb och k. ..
o-riscas
Membro Júnior

sexta mar 12, 2010 9:19 am

Antes de mais obrigado pela sua resposta e por nao haver a tal critica negativa... nao e assim que se consegue resolver o que quer que seja ou ajudar.

Estive a ver a boca dele, e nao vejo qualquer ferida, nada que me possa levar a crer que o dente o esteja a "incomodar"... mas sou muito leiga no assunto.
Alem disso, tenho visto que ele come bem... e muito!!!! Como disse vou tentar que seja visto por um profissional, mas aparentemente, parece estar habituado ao tamanho daquele dente...

È extremamente meigo e pede mimos... adora que a minha filha lhe de comida a boca e ja chegou a chatear se connosco quando depois de uns minutos a ter comidinha a booca, pusemos no recipiente dele, e ele simplesmente virou aquilo tudo e amuou... e possivel este animal "amuar"? :)
degutix
Membro

sexta mar 12, 2010 11:59 am

o-riscas Escreveu:Antes de mais obrigado pela sua resposta e por nao haver a tal critica negativa... nao e assim que se consegue resolver o que quer que seja ou ajudar.

Estive a ver a boca dele, e nao vejo qualquer ferida, nada que me possa levar a crer que o dente o esteja a "incomodar"... mas sou muito leiga no assunto.
Alem disso, tenho visto que ele come bem... e muito!!!! Como disse vou tentar que seja visto por um profissional, mas aparentemente, parece estar habituado ao tamanho daquele dente...

È extremamente meigo e pede mimos... adora que a minha filha lhe de comida a boca e ja chegou a chatear se connosco quando depois de uns minutos a ter comidinha a booca, pusemos no recipiente dele, e ele simplesmente virou aquilo tudo e amuou... e possivel este animal "amuar"? :)
De nada.

É possível que de facto não o esteja a incomodar, tudo depende do tamanho do dente. Como disse, pode ser até ser uma questão facilmente resolvível. O problema aqui é que os dentes com crescimento excessivo podem causar danos nos tecidos moles (gengivas) e pode levar a um enfraquecimento da raiz e, em alguns casos, a infecções bucais.
Mas, sem ver é difícil avaliar, é indispensável ver o que se passa.
Visto ele continuar a comer, provavelmente não será ainda um caso grave.

Quanto ao amuo: sim, é possível. Praticamente todos os animais de companhia podem ter reacções desse nível. Mas terá sido amuo ou nota que esteja a comer e beber menos?
Última edição por degutix em sábado mar 13, 2010 10:58 pm, editado 1 vez no total.
o-riscas
Membro Júnior

sexta mar 12, 2010 12:36 pm

Nao.nao!!! Ele come e bebe imenso.... seguindo os conselhos que li eu coloco todos os dias 4 colheres de sopa de racao e ele come tudo..
Damos lhe tostas que ele adoraa, e 1 a 2 vezes por semana cenoura.. e ele esta constantemente a pedir comida.
Sempre que nos ve abrir a porta do movel onde estao as tostas coloca se logo de pe e a atirar se contra a gaiola a pedir comida.
Contudo, tenho sempre receio de lhe dar o que ele pede...
degutix
Membro

sexta mar 12, 2010 12:50 pm

Faz bem em não dar tudo o que ele pede. Estes pequenos animais têm tendência a comer demasiado, portanto é melhor dosear a comida. Mais do que está a dar não é aconselhável, a menos que ele tivesse um grande desgaste energético diário. Se possível mude a água todos os dias, para diminuir a hipótese de contágio bacteriológico.

Quanto ao dente: é como disse, só mesmo vendo, mas pelo que diz penso que o caso será de fácil solução, desde que não se vá arrastando durante muito tempo. As melhoras :wink:
o-riscas
Membro Júnior

sexta mar 12, 2010 12:55 pm

Ok, muito obrigado pela sua atencao e respostas.
Como disse, vou assim que possivel leva-lo a um profissional.

Sem querer incomodar, so lhe queria perguntar mais uma coisa.
Eu comprei lhe ha cerca de 4 dias uma pedran de desgaste... mas ele nao lhe liga nenhuma.. como poderei leva-lo a usa-la?
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sexta mar 12, 2010 1:25 pm

Para ele usar a pedra é preciso gostar dela. Segundo o que tenho visto com os meus animais, eles gostam mais de um cubo branco que não tem arame para prender à gaiola. Mas o meu coelho também adora pedras com sabor a maçã. É uma questão de ir experimentando. Pode é correr o risco de ele lhe dizer para a roer você :P.

Quanto a legumes que possa dar ao menino (sei que não perguntou, mas digo-o na mesma), tem a couve portuguesa (as folhas escuras), couve lombardo (também as escuras), pepino, bróculos... pode também dar um pouco de fruta (pêra ou maça), mas poucas vezes.

Ainda bem que ficou com o coelhinho. É melhor do que ser morto. É preciso não ter coração para querer matar o seu próprio animal!
o-riscas
Membro Júnior

sexta mar 12, 2010 1:30 pm

Ok, muito mas muito obrigado.

Posso estar errada, mas continuo a achar que é melhor uma dona que nao sabe mas quer aprender, mesmo sem as condicoes perfeitas, do que nenhuma casa, ou mesmo algo pior.

Agradeco lhe imenso a paciencia.
GSfanatic
Membro Veterano

sexta mar 12, 2010 1:42 pm

o-riscas Escreveu:Ok, muito mas muito obrigado.

Posso estar errada, mas continuo a achar que é melhor uma dona que nao sabe mas quer aprender, mesmo sem as condicoes perfeitas, do que nenhuma casa, ou mesmo algo pior.

Agradeco lhe imenso a paciencia.
Concordo plenamente. É claro que assim que puder deve levar o coelhinho ao veterinário, mas desde que ele tenha o que é necessário (comida, feno, água, gaiola) e tenha amor e carinho, ele ficará bem.

Agora, tente juntar dinheiro para o levar ao veterinário. Isso é realmente necessário. Mas entendo as dificuldades. Todos nós andamos a sentir o peso da falta de dinheiro. Ao menos não abandonou os seus animais, como muitos fazem.
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sexta mar 12, 2010 1:57 pm

GSfanatic Escreveu:Para ele usar a pedra é preciso gostar dela. Segundo o que tenho visto com os meus animais, eles gostam mais de um cubo branco que não tem arame para prender à gaiola. Mas o meu coelho também adora pedras com sabor a maçã. É uma questão de ir experimentando. Pode é correr o risco de ele lhe dizer para a roer você :P.

Quanto a legumes que possa dar ao menino (sei que não perguntou, mas digo-o na mesma), tem a couve portuguesa (as folhas escuras), couve lombardo (também as escuras), pepino, bróculos... pode também dar um pouco de fruta (pêra ou maça), mas poucas vezes.

Ainda bem que ficou com o coelhinho. É melhor do que ser morto. É preciso não ter coração para querer matar o seu próprio animal!
Só um pequeno extra aqui, se ele não estiver habituado a esse tipo de alimentos convém que não lhos sejam fornecidos "à gamela cheia" e sim muito pouco de cada vez, de forma a criar habituação e não causar problemas intestinais (e diarreias).

Cumprimentos e boa sorte
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
o-riscas
Membro Júnior

sexta mar 12, 2010 1:59 pm

Pois nao sei... a unica coisa que lhe tenho dado de diferente e cenoura... mas posso ir introduzindo estes alimnentos de uma forma gradual.
Feno... ele devora aquilo!!!! Ha algum problema em comer muito feno? Pelo que li parece que nao, mas com certeza tem mais experiencia que eu..
GSfanatic
Membro Veterano

sexta mar 12, 2010 2:15 pm

Não, não faz mal nenhum. Até faz bem. O mais importante na alimentação dos coelhos é o feno. Deve ter feno sempre disponível ;).

E sim, realmente esqueci-me de dizer que novos alimentos devem ser introduzidos aos poucos. Oops :oops:
Responder

Voltar para “Exóticos”