Tenho uma chinchila macho que vive comigo à quase 5 anos, porém, desconheço a idade real dela. Ao longo destes 4 anos foi um animal activo e saudável. Sempre lhe dei, tal como vi nos vários sites disponíveis sobre o tema, ração própria para chinchilas (Chinchila Nature - versele-laga) + alfafa (em cubo e rama) + feno + suplementos própios para chinchilas da bunny (cereais, cenoura, maça, banana, arroz, ...) e ainda lhe dou de vez em quando barritas de cereais (próprias para chinchilas).
O meu menino começou a ter problemas à aprox um ano quando o vi a emitir uns sons tipo "espilros" fora do comum e com persistencia. Como fazia frio pensei que estivesse constipado e levei-o a um veterinário de exóticos. Este tirou uma radiografia à cabeça do meu menino e descobriu que as raizes estavam muito grandes e daí os "espilros" pois disse que poderiam estar a afectar a zona nasal.Bom, lá vim comn o meu menino e tive de dar a medicação que ele me deu (antiflamatório) mandou-me dar alfafa uma vez por mês e dar mais feno e legumes frescos como alface, coube, cenoura, ....
No erntanto, para ser sincera o Claudio rejeitou os legumes e eu não insisti. Passado aprox um ano o claudio estava com um olho inchado e fechado. Fui novamente lá e o mesmo vet disse (sem fazer qualquer exame) que poderia ser consequência dos dentes e mandou novamente medicação (antiflamatório e tratamento para a conjuntivite) e reforçou a questão dos legumes frescos e fruta e reduzir a alfafa.
Eu começei a introduzir couve e alface, a cenoura não quis mesmo. Um mês depois o meu pequenino teve uma forte convulsão, foi horrível. Estava a passear (como sempre) pela casa à noite e de repente caiu para o lado e começou a ter espasmos musculares fortes. Liguei para as urgencias da clínica e mandaram-me ir para lá de urgência com ele e assim fiz. A convulsão demorou aprx 30 min a passar ele ficou lá em observação. No dia seguinte, quando o fui buscar, disseram que deveria ser falta de vitamina B, porém, não fizeram qualquer exame. Trouxe uma seringa com vitamina B para lhe dar via horal durante 5 dias e reforçar os frescos (frutas e legumes).
Contudo, a urina do claúdio começou a ficar com um cheiro intenso e vermelha, parecia sangue. Liguei para a clinica para saber se era normal e mandaram-me ir lá com ele para fazer exames (radiografia) pois poderia ser uma infecção urinária. Eu fui lá e na tal radiografia acusou um "cálculo" no rim, porém, ele disse que não era preciso operar pois esse cálculo iria ser expelido naturalmente. Não encontraram sangue na urina apenas cristais. Trouxe montes de medicação para lhe dar: antibiotico, antiflamatório, um medicamento para a parte digestica, ... enfim... e um suplemento alimentar. E continuaram a dizer para eu dar alimentos frescos.
Passado 6 dias deste episódio meu Claudio teve uma convulsão bem pior que a ultima, foi um pesadelo para ele e para mim. Ele até gemia... a cabeça dele não parava de rodar, as patinhas da frente mexiam desesperadamente, fiquei desesperada. Lebeio de novo a tal clinica de urgencia e esta convulsão demorou mais tempo do que a outra para passar. Lá injectaram-lhe vitamina B. E ficou lá em observação. No dia seguinte fui buscá-lo e disseram que as convulsões deveriam ser por cauda da falta da vitamina B e mandaram-me comprar um xarope de vitamina B para lhe dar e dar mais alimentos frescos e disse para o continuar a soltar normalmente.
Como devem imaginar tive uns dia de colera a seguir, senti revolta pois começei a pôr em causa o serviço da tal clinica.
Não consegui nunca mais dar-lhe frescos, pois axo que só lhe tem feito mal, por outro lado, acho que a medicação também fez distúrbios no organismo do meu pequenino.
Tenho medo que ele me morra, tenho evitado que ele corra com medo que tenha mais convulsões.
Não sei que mais fazer. Vou continuar a dar a ração, o feno, a alfafa e os suplementos.
Quem me puder ajudar por favor ajude!
