Dar ou não dar aliemntos frescos às chinchilas?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Teresareis
Membro Júnior
Registado: sábado mar 20, 2010 9:01 pm

domingo mar 21, 2010 8:14 pm

Olá pessoal venho cá ver se alguém me pode ajudar pois já estou a desesperar com esta questão: "Podemos ou não dar frescos (legumes e frutas) às chinchilas?".
Tenho uma chinchila macho que vive comigo à quase 5 anos, porém, desconheço a idade real dela. Ao longo destes 4 anos foi um animal activo e saudável. Sempre lhe dei, tal como vi nos vários sites disponíveis sobre o tema, ração própria para chinchilas (Chinchila Nature - versele-laga) + alfafa (em cubo e rama) + feno + suplementos própios para chinchilas da bunny (cereais, cenoura, maça, banana, arroz, ...) e ainda lhe dou de vez em quando barritas de cereais (próprias para chinchilas).
O meu menino começou a ter problemas à aprox um ano quando o vi a emitir uns sons tipo "espilros" fora do comum e com persistencia. Como fazia frio pensei que estivesse constipado e levei-o a um veterinário de exóticos. Este tirou uma radiografia à cabeça do meu menino e descobriu que as raizes estavam muito grandes e daí os "espilros" pois disse que poderiam estar a afectar a zona nasal.Bom, lá vim comn o meu menino e tive de dar a medicação que ele me deu (antiflamatório) mandou-me dar alfafa uma vez por mês e dar mais feno e legumes frescos como alface, coube, cenoura, ....
No erntanto, para ser sincera o Claudio rejeitou os legumes e eu não insisti. Passado aprox um ano o claudio estava com um olho inchado e fechado. Fui novamente lá e o mesmo vet disse (sem fazer qualquer exame) que poderia ser consequência dos dentes e mandou novamente medicação (antiflamatório e tratamento para a conjuntivite) e reforçou a questão dos legumes frescos e fruta e reduzir a alfafa.
Eu começei a introduzir couve e alface, a cenoura não quis mesmo. Um mês depois o meu pequenino teve uma forte convulsão, foi horrível. Estava a passear (como sempre) pela casa à noite e de repente caiu para o lado e começou a ter espasmos musculares fortes. Liguei para as urgencias da clínica e mandaram-me ir para lá de urgência com ele e assim fiz. A convulsão demorou aprx 30 min a passar ele ficou lá em observação. No dia seguinte, quando o fui buscar, disseram que deveria ser falta de vitamina B, porém, não fizeram qualquer exame. Trouxe uma seringa com vitamina B para lhe dar via horal durante 5 dias e reforçar os frescos (frutas e legumes).
Contudo, a urina do claúdio começou a ficar com um cheiro intenso e vermelha, parecia sangue. Liguei para a clinica para saber se era normal e mandaram-me ir lá com ele para fazer exames (radiografia) pois poderia ser uma infecção urinária. Eu fui lá e na tal radiografia acusou um "cálculo" no rim, porém, ele disse que não era preciso operar pois esse cálculo iria ser expelido naturalmente. Não encontraram sangue na urina apenas cristais. Trouxe montes de medicação para lhe dar: antibiotico, antiflamatório, um medicamento para a parte digestica, ... enfim... e um suplemento alimentar. E continuaram a dizer para eu dar alimentos frescos.
Passado 6 dias deste episódio meu Claudio teve uma convulsão bem pior que a ultima, foi um pesadelo para ele e para mim. Ele até gemia... a cabeça dele não parava de rodar, as patinhas da frente mexiam desesperadamente, fiquei desesperada. Lebeio de novo a tal clinica de urgencia e esta convulsão demorou mais tempo do que a outra para passar. Lá injectaram-lhe vitamina B. E ficou lá em observação. No dia seguinte fui buscá-lo e disseram que as convulsões deveriam ser por cauda da falta da vitamina B e mandaram-me comprar um xarope de vitamina B para lhe dar e dar mais alimentos frescos e disse para o continuar a soltar normalmente.
Como devem imaginar tive uns dia de colera a seguir, senti revolta pois começei a pôr em causa o serviço da tal clinica.
Não consegui nunca mais dar-lhe frescos, pois axo que só lhe tem feito mal, por outro lado, acho que a medicação também fez distúrbios no organismo do meu pequenino.
Tenho medo que ele me morra, tenho evitado que ele corra com medo que tenha mais convulsões.
Não sei que mais fazer. Vou continuar a dar a ração, o feno, a alfafa e os suplementos.
Quem me puder ajudar por favor ajude! :cry:
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

domingo mar 21, 2010 8:38 pm

Esta citação foi retirada no fórum da Aymara e foi postada pela própria Aymara:

"Hummm... acho que tudo o não é próprio para chinchilas não se deve dar
Em relação aos proíbidos:
- Chocolate
- Qualquer tipo de bolachas (as únicas que se podem dar com muita moderação, são as de água e sal - com muito pouco sal)
- Todo o tipo de legumes ou vegetais frescos
- Todo o tipo de fruta (a excepção é a maçã e com muita moderação)

A regra de ouro, é não dar aquilo de que não se conhecem as consequências, ou seja, se não temos a certeza, não se dá."

http://aymara.zonanet.org/forum/index.php?topic=102.0

Relativamente ao problema de saúde, acho que só um BOM veterinário te poderá ajudar. Se estivesse no teu lugar procurava já já outro veterinário. Não esperes mais.
Teresareis
Membro Júnior

domingo mar 21, 2010 9:44 pm

Obrigada pela observação e informação extra oferecida.
Em relação ao veterinário, este foi-me indicado por vários veterinários e na realidade exerce a especialidade em imensas clínicas de exóticos. andei a tentar arranjar outro mas não foi fácil.
Dirigi-me ao ICBLAS (Porto) e fui lá a uma consulta onde lhe retiraram sangue (mas pouco) para análise e para já os valores estão todos bem. A veterinária quer despistar o porquê das convulsões e ver se ele tem mesmo falta dessa vitamina.
O que para já descobriu foram os valores alterados no fígado. ela disse que ele estava com insuficiência hepática e mandou-me também dar-lhe frescos de forma gradual como salsa, couve, laranja ... e diminuir a ração por causa das proteínas para o fígado voltar ao normal.
Mas meu instinto "de mãe" não me deixa dar-lhe legumes e fruta. Tenho continuado com a comida dele.
Mas daqui a 3 semanas ela mandou-me ir lá para ver se os valores voltarão ao normal e quer tirar-lhe uma radiografia à cabeça para ver a questão dos dentes.
Não imaginam a pena que tenho dele. Tenho-o tratado por mim. Dou-lhe a alimentação como tenho visto aqui nos fóruns e tenho controlado as saídas dele para ele não correr muito, pois tenho medo que volte a convulsionar.
Sabe na realidade as vezes penso que os médicos veterinários estão a fazer do meu Cláudio uma cobaia e estão a aprender com ele... já gastei quase 500 euros em veterinário e não me estão a ajudar, pelo contrário.
Eu falei com o médico e disse o que sentia e ele disse que a proximidade destes episódios de convulsões e problemas de saúde são meras coincidências... mas não acredito e ficou furioso comigo por eu dizer que li na net que eles não deviam comer alimentos frescos!
A veterinária do ICBLAS não comentou muito sobre o historial do meu amiguinho. Só disse que realmente não era normal e que queria despistar o problema, por isso vou lá. Mas não vou dar legumes nem fruta.
Se conhecer alguém com experiência e que seja bom profissional na zona do Norte, por favor digam-me. Obrigada ;)
MartinhaNS
Membro

domingo mar 21, 2010 10:11 pm

A que veterinário foi anteriormente?

Eu não conheço a veterinária de exóticos do ICBAS, mas por acaso vou lá na terça-feira com a minha chinchila para um check-up periódico.

Nem imagino o que está a passar. Espero sinceramente que as coisas melhorem.

Veja este tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=77447
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

domingo mar 21, 2010 10:19 pm

A falta de vitamina B1 pode provocar convulsões, de facto, mas isso não exclui outras causas (hipoglicemia, intoxicação, listeriose, ...). Há registos de certas linhagens de chinchilas terem uma predisposição genética a ataques convulsivos, mas normalmente são temporalmente espaçados.
O ideal seria despistar as outras causas de convulsão.

Atenção à alfafa! A alfafa tem muito mais proteína do que o feno, portanto deve ser dada em poucas quantidades, como guloseima. O excesso de proteína pode provocar problemas renais e hepáticos. E também não te aconselho a dar as tais guloseimas que se vendem nas lojas, mesmo que digam ser para chinchila: têm mel, frutas e outras coisas pouco adequadas, são bombas de açúcar.

(Já me esquecia: não dês vegetais ou frutas, pode ser perigoso. As verduras podem provocar timpanismo, o que pode ser fatal. Podes dar grãozinhos de aveia para além da ração - pelo menos aqueles que em inglês são chamados rolled oats, nem sei o nome dado em Portugal.)
Teresareis
Membro Júnior

segunda mar 22, 2010 7:49 pm

Obrigada pessoal por me responderem... pelo menos agora reforço a ideia de não dar frescos ao meu chinchila.
A veterinária que está a ver o me menino no ICBAS é a Drª Luisa Guardão. Ela é mito atenciosa e quer agora fazer o despiste do prolema do cláudio. etirou sangue (nas duas patinhas de trás) e que novamente dia 5 de abril retirar de novo para ver se consegue ver mais coisas. Também me disse que queria fazer uma radiografia a cabeça pois quer ver a questão dos dentes.
A Drª Isabel não falou muito sobre o outro me´dco mas achou estranho de facto. Mas engraçado...ela tb disse para eu lhe dar legumes e fruta. Mas decididamente não vou dar. Depois eu digo-vos como está a correr.
Uma contradição entre os dois veterinários é que o primeiro disse que poderia continuar a soltar a minha chinchila normalmente e a Drª aletou-me para evitar que ele ande muito a olta enquento não despista o problema para evitar as convulsões.
Nem imaginam o que doi ver o animal a convulsionar... dá raiva pois não sabemos o que fazer...e sabem senti revolta em mim própria por ter levado o meu amiguinho àquela clinica e não ter raciocinado mais depressa.
Obrigada pessoal pela ajuda. Vou seguir os vossos concelhos. Por acaso depois que deixei de dar medicação e continuei apenas com a ração ele parece-me melhor, vamos lá ver...
:)
Teresareis
Membro Júnior

segunda mar 22, 2010 7:51 pm

È verdade sobre o primeiro médico veterinário, posso dizer que foi à clinica veterinária de exoticos do porto. E o médico que seguiu o meu cladio foi o Dr. Joel Ferraz.
Não quero dizer que seja mau veterinario mas comigo as coisas não correram muito bem...
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda mar 22, 2010 8:52 pm

Quanto a dar legumes e fruta, já foi respondido.

Quanto a deixar o seu chinchila sair e passear cá fora, concordo com a veterinária. É melhor não o fazer enquanto não souber o que ele realmente tem. Todo o cuidado é pouco.

Não se culpe por nada disto, porque está a fazer o melhor que pode pelo seu menino e isso é o mais importante.

É pena que não seja de Lisboa, porque se fosse indicava-lhe um verdadeiro veterinário de exóticos (esse sim, sabe o que diz e o que faz). Mas pronto, espero que as coisas melhorem com essa nova veterinária.

Boa sorte ;).
MartinhaNS
Membro

terça mar 23, 2010 2:44 pm

Boas pessoal.
Por acaso hoje fui ao ICBAS, à Drª Luisa Guardão e ela disse-me para começar a introduzir vegetais frescos, tipo um quadradinho de 1cm de couve por semana.
Não sei se o devo fazer ou não. :S
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça mar 23, 2010 2:54 pm

Não, não o deve fazer. As razões já foram dadas neste tópico.

A verdade é que são raros os veterinários que realmente sabem como cuidar de uma chinchila. Muitas das vezes pensam que uma chinchila é como um coelho. Como o coelho pode (e deve) comer verduras, então as chinchilas também. Não é verdade e nunca será.

Dê-lhe a ração, feno e alfafa (de 2 em 2 dias). É disso que ele precisa.
VSGR1979
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

sexta mar 26, 2010 10:54 am

Bom dia!

Tenho várias chinchilas e nunca dei nada de alimentos frescos...no habitat natural também não lhes têm acesso...
Quanto aos suplementos que lhes dá e barritas...as barritas têm uma enorme quantidade de açucar e cereais; para além de problemas hepáticos causa-lhes problemas renais; os suplementos nunca devem ser administrados sem indicação de um vetetinário( hipervitaminoses, problemas renais, problemas hepáticos...);quanto à alfafa...a alfafa tem uma elevada quantidade de cálcio, o que desencadeia cálculos renais. Para uma chinchila adulta, que não está em gestação, um bocadinho uma vez por semana é mais do que suficiente...Os meus comem uma vez por mês.
A alimentação dos meus: feno todos os dias de manhã; à noite granulado( pellets da vitaktaft misturado com Krock Krispy da versele-laga, ou seja isento de guloseimas), alfafa pode dar uma vez por semana, se assim o desejar...é uma alimentação rica em fibra(importante por causa do longo intestino das chinchilas), isenta de guloseimas(que lhes provoca cólica, diarreia e obstipação).
Como guloseima...no habitat natural eles alimentam-se de folhas secas, arbustos, ou seja, têm uma alimentação muito pobre comparando com o que lhes fornecemos. Vá a um Hipermercado e compre sacos para infusão de hortelã-pimenta, camomila, cidreira...Eles adoram essas folhinhas; dá-lhe uma guloseima sem o prejudicar.
A veterinária que seque os meus chinchilas posso garantir-lhe que tem a especialidade de exóticos. Sem querer fazer publicidade, ela trabalha na Clínica Veterinária Atlântida, em Esposende(253-966173) e no Hospital Veterinário do Porto. É a Dra. Carla Monteiro. Aconselho-a, se puder, a entrar em contacto com ela e explicar-lhe a situação. Digo-lhe com toda a sinceridade: ela já fez coisas inimagináveis pelas minhas chinchilas que eu tenho a certeza que quase ninguém faria. Boa sorte para o pequenote.
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sexta mar 26, 2010 4:47 pm

VSGR1979 Escreveu:Bom dia!

Tenho várias chinchilas e nunca dei nada de alimentos frescos...no habitat natural também não lhes têm acesso...
Quanto aos suplementos que lhes dá e barritas...as barritas têm uma enorme quantidade de açucar e cereais; para além de problemas hepáticos causa-lhes problemas renais; os suplementos nunca devem ser administrados sem indicação de um vetetinário( hipervitaminoses, problemas renais, problemas hepáticos...);quanto à alfafa...a alfafa tem uma elevada quantidade de cálcio, o que desencadeia cálculos renais. Para uma chinchila adulta, que não está em gestação, um bocadinho uma vez por semana é mais do que suficiente...Os meus comem uma vez por mês.
A alimentação dos meus: feno todos os dias de manhã; à noite granulado( pellets da vitaktaft misturado com Krock Krispy da versele-laga, ou seja isento de guloseimas), alfafa pode dar uma vez por semana, se assim o desejar...é uma alimentação rica em fibra(importante por causa do longo intestino das chinchilas), isenta de guloseimas(que lhes provoca cólica, diarreia e obstipação).
Como guloseima...no habitat natural eles alimentam-se de folhas secas, arbustos, ou seja, têm uma alimentação muito pobre comparando com o que lhes fornecemos. Vá a um Hipermercado e compre sacos para infusão de hortelã-pimenta, camomila, cidreira...Eles adoram essas folhinhas; dá-lhe uma guloseima sem o prejudicar.
A veterinária que seque os meus chinchilas posso garantir-lhe que tem a especialidade de exóticos. Sem querer fazer publicidade, ela trabalha na Clínica Veterinária Atlântida, em Esposende(253-966173) e no Hospital Veterinário do Porto. É a Dra. Carla Monteiro. Aconselho-a, se puder, a entrar em contacto com ela e explicar-lhe a situação. Digo-lhe com toda a sinceridade: ela já fez coisas inimagináveis pelas minhas chinchilas que eu tenho a certeza que quase ninguém faria. Boa sorte para o pequenote.
Se não for pedir muito indique-me para que país foi ela tirar a especialidade.

Cumprimentos
MartinhaNS
Membro

sexta mar 26, 2010 10:45 pm

Pure Escreveu:
VSGR1979 Escreveu:Bom dia!

Se não for pedir muito indique-me para que país foi ela tirar a especialidade.

Cumprimentos

Penso que foi na Holanda. ;)
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

domingo ago 15, 2010 3:01 am

tenho um casal de chins, a menina tem agora 4-5mesinhos, e esta semana apos ser solta teve uma convulsao, e logo a seguir desmaiou, fui a voar para o vet, mas nada sabia fazer, e encaminhou.me para um especializado. teve la e nao detectaram nada, apenas desidrataçao, mesmo assim veio com medicaçao e vitamina B. a verdade eq agora ela nao come, esta sempre triste e parada, e á bocado teve outro ataqe, ouvi um guincho qando fui ver la estava ela de lado depois de uma convulsao. ando a darlhe papa de fruta de bebes, junto com a raçao diluida em agua, nao sei que fazer mais. as consultas e tratamentos sao muito caros, e neste momento é-me impossivel fazer o que quer que seja, alguem me pode dar alguma dica? é mesmo importante, plo menos ate eu conseguir ir ao veterinario de novo.
Agradeço e muito a ajuda que me possam dar, é que é um desespero ver o animal assim, e sintome super mal por nao poder voltar ao vet ate ao fim do mes.
Responder

Voltar para “Exóticos”