Forragem da gaiola de Porquinhos da Índia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

terça mar 09, 2010 11:10 pm

VanesIsa Escreveu:
degutix Escreveu:os corn cobs (miolo de milho) são muito bons; é o que eu uso nas minhas gaiolas. Não faz pó, é absorvente, não fica muito caro e não tem qualquer tratamento químico (também não prende ao pêlo). Eu aconselho esse.
E em termos de cheiros?
São como qualquer outro tipo de forragem...dependem da limpeza feita pelo dono. Mas não creio que sejam piores a absorver odores do que os outros. :wink: Também é uma questão do animal em si: em degus é óptimo porque os degus nem deitam cheiro (nem na urina, a menos que não os lavem durante meses); em pdis...é a tal coisa, é um animal que deita mais cheiro. Por isso não consigo ter pdis no quarto e degus consigo muito bem. Mas, pelo menos comigo, os corn cobs têm absorvido muito bem. (Mudo de 5 em 5 dias.)
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça mar 09, 2010 11:37 pm

5 em 5 dias é uma boa média! :) Eu agora mudo mais ou menos de 5 em 5, 6 em 6 dias, com os rolinhos de madeira, mas quando tinha as aparas tinha de mudar dia sim dia não, pois deitava cheiro e as porquinhas ficavam com o pelo molhado, pois é comprido! A ver se experimento os corn cobs, para ver se é melhor... Já me disseram que não absorviam tão bem.

Eu tenho as PDI no quarto, então não pode cheirar mesmo a nada, senão já não durmo! :lol:
BennyBenny
Membro Júnior
Registado: quarta mar 24, 2010 11:17 pm
Maria Albertina - cagado
dourado - peixe

quarta mar 24, 2010 11:25 pm

O miolo de milho é o mais aconselhável.
Por exemplo se a porquinha por acaso comer o miolo não há problema pois é feito de milho. Existe miolo de milho com cheiro a limão, é um cheiro agradável.
O miolo de milho ainda tem uma vantagem, pode ser usado como fertilizante nas plantas juntamente com os cocos e xixis das porquinhas.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mar 24, 2010 11:33 pm

posso «roubar um pouco» o tópico (desculpe :oops: ) para perguntar onde podemos adquirir os corncobs a um preço acessível? Penso que se mantenha a muda do espaço de seis em seis dias, daí que o ideal era arranjar uma boa relação qualidade/quantidade/preço :lol:

Pms por favor. :wink:
VanesIsa
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 11:34 pm

BennyBenny Escreveu:O miolo de milho é o mais aconselhável.
Por exemplo se a porquinha por acaso comer o miolo não há problema pois é feito de milho. Existe miolo de milho com cheiro a limão, é um cheiro agradável.
O miolo de milho ainda tem uma vantagem, pode ser usado como fertilizante nas plantas juntamente com os cocos e xixis das porquinhas.

E em termos de absorção? É que se não absorver o suficiente os PDI andam sempre molhados, o que não acho nada bom!
BennyBenny
Membro Júnior
Maria Albertina - cagado
dourado - peixe

quarta mar 24, 2010 11:35 pm

eu sempre usei o miolo de milho no meu Benny e ele nunca ficou molhado.
VanesIsa
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 11:39 pm

As minhas têm o pelo bastante comprido e com qualquer coisa ficam com o pelo molhado, eu não as gosto de ver sujas e muito menos com nós no pelo, pois arrasta no chão e se o substrato fica molhado ou sujo é o suficiente para ficarem com uma mini "rasta", na zona traseira principalmente! :?
BennyBenny
Membro Júnior
Maria Albertina - cagado
dourado - peixe

quarta mar 24, 2010 11:41 pm

Se puseres bastante miolo de milho e feno isso vai deixar de acontecer.
Existe também um champô em espuma que podes por nelas. Ficam com um cheirinho taoooo bom :D
VanesIsa
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 11:46 pm

BennyBenny Escreveu:Se puseres bastante miolo de milho e feno isso vai deixar de acontecer.
Existe também um champô em espuma que podes por nelas. Ficam com um cheirinho taoooo bom :D
Nunca dei banho a nenhuma delas e estão limpas e até têm um cheirinho bom (pelo menos eu gosto :oops:), mas até tenho curiosidade para ver qual seria a reacção delas no banho, deve ser engraçado! :D Mesmo hoje estive a pentear as "meninas" e a cortar as unhas, as mais pequeninas são as mais complicadas de pentear, pois nunca estão quietas! lol
Eu na gaiola delas costumo usar 5 litros de cada vez que mudo a gaiola, ou seja, metade do pacote de rolinhos de madeira!
Compensa mais em termos de quantidade usar os corncobs?
BennyBenny
Membro Júnior
Maria Albertina - cagado
dourado - peixe

quarta mar 24, 2010 11:51 pm

Bem eu nunca usei sem ser o miolo de milho. Eu costumo comprar aos quilos, 3kg da-me para mais de um mês.
Tens que experimentar dar banho a elas, vais adorar.
O meu Benny fica tão contente, até nada.
é preciso é ter muito cuidado porque depois do banho não podem apanhar correntes de ar. Eu costumo secar com o secador, bem afastado para não queimar. O benny adormece ao secador :D
A espuma que falei cheira assim meio a maça, faz-me lembrar bebes :lol:

Novamente em relação ao miolo, podes ir a uma casa de ração e experimentar comprar apenas 1 kg para veres como é.
VanesIsa
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 11:58 pm

Ainda só vi à venda em sacos, mas os sacos parecem-me tão pequeninos em relação aos rolinhos, que só um saco penso que não dava! :?

Mas vou experimentar! Para a próxima já compro os corncobs! ;) Hoje estive a mudar as gaiolas do "pessoal" todo cá de casa, para a próxima já levam uma forragem nova! :D
BennyBenny
Membro Júnior
Maria Albertina - cagado
dourado - peixe

quinta mar 25, 2010 12:08 am

:D
Fica descansada que um saco dá muito mais que para uma vez.
Se fores a uma loja de rações existe a vender ao quilo.
Para teres um exemplo:
Embalagem 4,6 kg (penso eu): aproximadamente 10 euros
1 kg na loja das rações: 1.20

Experimenta naquelas casinhas que até vendem ração para galinhas e isso.

Quantos animais tens?

O meu Benny precisa de companhia mas está complicado.
Tem uma namorada linda mas vem vê-lo muito raramente.
VanesIsa
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 12:45 am

BennyBenny Escreveu::D
Fica descansada que um saco dá muito mais que para uma vez.
Se fores a uma loja de rações existe a vender ao quilo.
Para teres um exemplo:
Embalagem 4,6 kg (penso eu): aproximadamente 10 euros
1 kg na loja das rações: 1.20

Experimenta naquelas casinhas que até vendem ração para galinhas e isso.

Quantos animais tens?

O meu Benny precisa de companhia mas está complicado.
Tem uma namorada linda mas vem vê-lo muito raramente.
Tenho os animais que estão na lista em baixo da minha foto! :) Todos eles têm petsites (menos os hamsters siberianos, ainda não fiz). Tenho este tópico a mostrar as minhas PDI - http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74233
Se alguma das minhas porquinhas mais novas tiver bebés podemos "arranjar" uma companhia para o Benny, se quiser! :)

Em relação aos corncobs, vou ver se encontro numa loja que vende rações ao peso, são capazes de ter lá, obrigada! ;)

Se tiver algum site que ache importante para ajudar a cuidar dos nossos porquinhos, adicione aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=71728
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

quinta mar 25, 2010 9:35 am

Há sacos de 15 kg de corncobs que ficam mais baratos. Há uma loja online que os vende, em lojas físicas só tenho visto os sacos de menos de 5 kg.
Responder

Voltar para “Exóticos”