caracois africanos (achatina fulica)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta mai 07, 2010 5:33 pm

Se fosse uma regra imposta talves resultasse, mas para isso teria de manter o bicho num local fora de alcançe deles, o que por outro lado me sujeita a escaladas às escondidas... Zé, com eles até tenho medo da minha propria sombra, fazem-me com cada uma que nem lembra ao diabo :evil:

Deixa-o crescer... que não tenho a menor duvida que me vai encher a casa de bixarada... com o interesse que ele tem por animais vai deixar-me em maus lençois :roll: mas ao menos vou ter mais mão de obra a ajudar nas manutenções :twisted:
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
M_i_s_t
Membro Júnior
Registado: terça mar 14, 2006 9:24 pm
Localização: A Carica (cadela beagle) A Cleo (uma gata SRD) e o Mr. Felix (um caracol africano)

domingo mai 09, 2010 6:57 pm

Por vezes tenho crianças a manipular o meu caracol...
do ponto de vista delas não tem piada nenhuma mexer nele com luvas... por isso acabei por optar por algo diferente: antes de deixarem o caracol passear nas mãos passam-nas por agua (para bem dele) e depois de o fazerem (que normalmente leva o seu tempo) esfregam-nas com alcool-gel.
também acontece que eles ponham o caracol a passear numa mesa... por vezes até eu faço isso! Depois, acabo por borrifar com Cloro-hexidina (1%), mas suponho que aquele sabonete detol vá dar ao mesmo.

quanto às meningites e outras doenças... bom, qualquer animal que seja uma praga em determinado país transmite doenças. no fundo, é um pouco como as ratz. quando são pragas, as ratazanas transmitem doenças. No entanto, um animal de estimação bem tratado dificilmente o faz. De facto, as precauções que tomo são apenas por segurança, porque o risco de transmição é pequeno... para transmitir algo é necessario ser portador... se é que me faço entender.
<p>Francisca Macedo</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mai 09, 2010 7:09 pm

M_i_s_t Escreveu:Por vezes tenho crianças a manipular o meu caracol...
do ponto de vista delas não tem piada nenhuma mexer nele com luvas... por isso acabei por optar por algo diferente: antes de deixarem o caracol passear nas mãos passam-nas por agua (para bem dele) e depois de o fazerem (que normalmente leva o seu tempo) esfregam-nas com alcool-gel.
também acontece que eles ponham o caracol a passear numa mesa... por vezes até eu faço isso! Depois, acabo por borrifar com Cloro-hexidina (1%), mas suponho que aquele sabonete detol vá dar ao mesmo.

quanto às meningites e outras doenças... bom, qualquer animal que seja uma praga em determinado país transmite doenças. no fundo, é um pouco como as ratz. quando são pragas, as ratazanas transmitem doenças. No entanto, um animal de estimação bem tratado dificilmente o faz. De facto, as precauções que tomo são apenas por segurança, porque o risco de transmição é pequeno... para transmitir algo é necessario ser portador... se é que me faço entender.
Mas os achatinas são portadores naturalmente...as ratz, descendentes das laboratorio e desde que não tenham contactos com ratz selvagens não são portadoras de leptospirose...se é que me faço entender. Mas no caso dos achatinas estás a ter as precauções correctas ;) è como os repteis e aves e as salmonelas, são naturalmente vectores.
Nasicus
Membro Veterano
Registado: quarta abr 21, 2010 8:01 pm

domingo mai 09, 2010 9:17 pm

M_i_s_t Escreveu:Por vezes tenho crianças a manipular o meu caracol...

não necessariamente, basta um certo animal entrar em contacto com a estirpe para contrair, apenas se dá mais em animais (praga) por essas pragas sao quase sempre animais sociaveis, ratz, morcegos, etc etc
<p><strong>Algumas pessoas n&atilde;o nasceram para ter repteis!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
M_i_s_t
Membro Júnior
Localização: A Carica (cadela beagle) A Cleo (uma gata SRD) e o Mr. Felix (um caracol africano)

sábado mai 22, 2010 5:55 pm

não tinha noção dessa diferença mas já estive a informar-me sobre o assunto. obrigada por me avisarem disso.

já agora... ando a seguir de perto os meus novos pequenitos... (infelismente um dos futuros donos desistiu da ideia e eu n sei como fazer.....) reparei numa coisa que é mesmo engraçada embora estranha... três dos ranhosos junior são "mutantes"! resta a duvida... sobreviverão?
dois deles não têem a carapaça em bico mas sim semelhante à dos caracois normais (helix) e um deles não está a crescer à mesma velocidade... cresce muito mais lentamente e a carapaça, em vez de escurecer está a aclarar! será albino? deverei separá-los dos outros se os outros crescerem muito e eles continuarem pequenos?

eu vou pôr a imagem dos meus ranhosos mutantes no pet site do mr. felix e depois ponho aqui o link[/img][/url]
<p>Francisca Macedo</p>
Nasicus
Membro Veterano
Registado: quarta abr 21, 2010 8:01 pm

sábado mai 22, 2010 6:04 pm

a alimntaçao deles tem osso de choco? eles precisam de muito calcio para fortalecerem a concha
<p><strong>Algumas pessoas n&atilde;o nasceram para ter repteis!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
M_i_s_t
Membro Júnior

sábado mai 22, 2010 6:10 pm

tem! e todos eles estão a crescer bem depressa... bem, quase todos... aqueles 3 nem por isso... e eles os 3 estão sempre lá caidos.

http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?i ... &step=prev

Imagem
<p>Francisca Macedo</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”