AJUDA - Nasceu primeiro bebé da minha chinchla!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
TaniaGP
Membro
Registado: sexta jul 24, 2009 4:22 pm

segunda mai 24, 2010 10:06 am

Bom dia a todos,

A minha chin foi mama este sábado, nasceu só um pequenote!!!

Já tirei o macho para outra gaiola!

Deixo aqui algumas questões, pois só avó de primeira volta :D:

- Nao estou todo o dia em casa, como tenha a certeza que ela tem leite suficiente para o filhote? Já o pesei tem 90 gr, será que o devo ir pesando para ver se engorda?

- Quando posso voltar a juntar o macho com a femea? É que ele não para de resmungar e fazer revolução na gaiola!

- Quando o filhote começa a comer ração?

- Gostava de ficar com o bebe, acho que é macho, mas ainda não tenho a certeza, existe risco de mais tarde acasalar com a própria mae? Ou devem estar em gaiolas separadas assim que já não precise dela?

Se alguém puder ajudar!! Obrigado!
Última edição por TaniaGP em segunda mai 24, 2010 2:15 pm, editado 2 vezes no total.
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

segunda mai 24, 2010 11:13 am

olá tania!
em primeiro lugar parabéns para o novo residente! é sempre emocionante quando uma cria nasce! =)
em relação ao peso não te preocupes, 90 gr é bastante, já tive uma que me nasceu com 47 e está agora enorme!
tens de verificar se o peso não baixa com aquelas balanças de cozinha para veres mesmo cada grama pois é muito importante. Melhor é ganhar claro =) se estiver a comer bem vai aumentando 1 a 3 gr por dia. em relação a comer sozinho, vais ver que depois de 4 semanas já começa a trincar tudo como a mãe e digamos que por volta das 6 semanas já come sozinho mas deve continuar com a mãe pelo menos até as 8 semanas... eu só retiro quando passaram as 8 semanas e se tiverem pelo menos 200gr.
O macho podes juntar após as 6 semanas do bébé se vires que ele é manso com ele... pois os machos podem por vezes matar os bébés. Em relação a guardar.. se for macho vai mesmo copular com a mae ao atingir a maturidade sexual e pode haver lutas com o pai para estabelecer a hierarquia.. eu não aconselho de todo ter machos juntos quando há femeas à mistura pois as coisas podem mesmo correr muito mal. Podes no entanto juntar varios machos sem a presença de femea e dão-se bem (no caso de vires a guardar mais bebes machos que venham) se nascerem femea tem cuidado pois não se deve cruzar filhos com pais nem irmaos com irmaos pois as crias ficam pequenas e podem ser estéreis.
espero ter ajudado qualquer dúvida disponho :D
TaniaGP
Membro
Registado: sexta jul 24, 2009 4:22 pm

terça mai 25, 2010 6:54 am

Hum... Então terão de estar sempre separados?
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

terça mai 25, 2010 10:56 am

os machos se viverem juntos com uma femea á mistura não funciona mesmo... pois vai sempre haver bulhas com direito a acasalar quando ela estiver com o cio por isso não aconselho...o que eu faço quando quero guardar uma bébé femea e para não haver consanguinidade é que eu junto a um casal já formado e assim dao se bem. Senão o que pdes fazer é guardar esse macho e arranjar lhe uma menina nova ou juntar os proximos irmãos machos que vão nascendo. Mas vai haver um dia em que vais ter de vender crias pois ficam muitas ou entao separas os machos das femeas para não criarem mais.
Responder

Voltar para “Exóticos”