alimentaçao,vacinas,doenças de esquilos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
chupeticas
Registado: domingo ago 31, 2003 3:41 pm

quarta out 15, 2003 8:20 pm

queria saber, como e`a alimentaçao , as vacinas e as doenças que se pode apanhar com um esquilo. E tambem gostaria de saber se posso deichar um macho junto com a femea , e que eu ja tive 2 ratos , um macho e uma femea e tive de sair , quando voltei a casa a f. tinha morto o m. .E ja agora tambem queria saber quanto tempo pode viver um esquilo.

Beijocas da Rute 8)
zurik
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2003 10:14 am
Contacto:

segunda out 20, 2003 3:08 pm

olá...
Olha relativamente a doenças, que eu tenha conhecimento, até hoje não soube de caso algum de doenças transmitidas ao homem, até mesmo porque os esquilos são animais muito asseados, o que os leva a fazer as necessidades sempre no mesmo canto (normalmente no lado oposto ao da comida). Vacinas, não tenho conhecimento de que alguém tenha vacinado o seu esquilo, mas é provavel que o façam, mas atenção, se o quiseres fazer procura bem um vet de confiança e que perceba alguma coisa de esquilos, pois a maioria só percebe de cães e gatos, e podem dár uma sobredosagem e matar o teu esquilo. Mas pessoalmente não vejo nessecidade para isso.
Comida, como base de alimentação os esquilos comem uma ração própria para eles que encontras fácilmente á venda nos hipermercados. Essa ração é composta de sementes e frutos secos. Se não dá-lhes mistura para papagáio que também contem essas sementes.
Também lhes deves dár fruta e legumes crús exepto citrinos. Atenção, também lhes podes dár avelãns e amendoins, dos quais eles gostam muito, mas não deves dár em demasia pois engordam muito.
Dá-lhes um por dia, como goloseima, assim estarás a habituar o teu esquilo de que tu és a dona e pássa a gostár muito de ti pois fáz a associação Dona=Goloseima.
Juntar casais, eu aconcelho sempre:
Se queres ter um animal que possa vir a ter qualquer tipo de afecto por ti, compra só um esquilo pois este necessita da tua companhia e vai ser mais fácil de domesticar. Se queres um casal para criação ou somente para terem companhia, compra-os sempre no mesmo sitio, ou seja que já tenham estado juntos e nunca juntar esquilos de locais diferentes.
Falo disto por experiencia própria pois uma femea já me matou um macho.
No caso dos casais mentaliza-te de que serão quase sempre animais mais ariscos pois não necessitam de ti para nada. Nos dois casos aconcelho-te a compra-los o mais novinhos possivel.
Contudo não quer dizer que em todos os casos em que tens um só esquilo, o consigas domesticar pois os animais têm perssonalidades diferentes.
Dá-lhe uma gaiola grande com ramos para poder exercitar uma caixa para fazer ninho.
Em média um esquilo pode durar uns seis anos.

O esquilo fáz um bom animal de extimação, se for essa a tua escolha, boa sorte e estima-o...

Acho que é tudo, mais qualquer duvida, pergunta.
Espero ter ajudado.

Até á próxima

Filipe Peniche
Gerbilandia
Membro Júnior
Registado: terça out 28, 2003 12:47 pm
Contacto:

terça out 28, 2003 9:39 pm

Olá!
Qual seria o esquilo que está perguntando? É importante saber pois cada espécie difere da outra.

Se for o da Mongólia eu preciso descordar um pouquinho de ti Filipe. Não há qualquer diferença de afetividade em relação ao do quando se tem um casal ou uma dupla de machos ou fêmeas. Tenho vários casais aqui no meu clã e todos são muito amigos e carinhosos até mesmo quando estão com cria. Quando abro a gaiola eles pulam na minha mão e já vão passear pelos meus ombros. Fazem festa quando chego perto da gaiola e reconhecem a minha voz. Também faço questão de solta-los, grupo a grupo pela casa para se exercitarem, eles adoram!!!!

O que aconteceu com o seu casal, se foi de gerbils, realmente é um caso raro de superdominância da fêmea. Pode ocorrer também entre fêmeas ou entre machos. Mas como disse é raro.

O gerbil não deve ficar sozinho, fica deprimido (já presenciei isso várias vezes) podendo até morrer. Uma vez resgatei uma fêmea de uma petshop horrosa e ela estava sozinha. Não comia ou bebia água e estava obesa. Levei à veterinária especializada e não conseguiu ver nada. Tive a idéia de colocá-la com um amiguinho que adquiri logo depois e ela ficou ótima. Estavam tão carentes que nem precisei apresentá-los. Ela voltou a comer e a beber água e emagreceu.

Em relação à alimentação, não se pode esquecer que os gerbils, diferentemente dos hamsters, são carnívoros. Na natureza se alimentam de insetos. É necessário que em sua alimentação haja proteína de origem animal também por isso deve-se colocar nas rações não especializadas ração para cães ou para gatos. Pode-se fornecer ainda larvas de besouros como tenébrios ou também grilos. É uma festa.

Se os esquilos não entrarem em contato com outros animais, não passarão doenças para nós uma vez que já estão sendo criados em cativeiro há muitos anos. Não se fornece qualquer vacina. A única coisa que se pode fazer é um exame de fezes periódico para toda a criação em um único pote e fornecer um vermífugo sob orientação do veterinário. Temos que tomar cuidado com a sarna também, mas esta só ocorrerá se entrar em contato com outros animais ou se for contaminado nas petshops.

Um abraço e tudo de bom,
Susana.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça out 28, 2003 10:49 pm

Mas afinal está a falar de gerbos ou de esquilos?!?!?! :o
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quarta out 29, 2003 1:03 am

Oi Gerbilandia,
Cá em Portugal nós não consideramos o gerbilho como esquilo... Como tal, a informação que o zurik estava a dar é apenas aos esquilos de arvore ;)
As pequenas diferenças entre Portugal e o Brasil ;)
Um beijinho,
Moya
Gerbilandia
Membro Júnior
Contacto:

quarta out 29, 2003 2:24 am

Peço mil perdões a todos sobretudo ao Filipe!!!
Rita já sabe, mas eu sou do Brasil e há várias diferenças na nossa língua que levam a estas confusões.

Beijos,
Susana.
zurik
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 29, 2003 11:15 am

Olá
Susana, não tem qualquer tipo de problema, eu já sabia que voçês aí no brasil chamavam esquilo ao gerbil por isso percebi logo que estavas a fazer confusão.
O gerbil e o esquilo embora sejam ambos roedores são animais bem diferentes com caracteristicas bem distintas.
Ainda bem que aconteceu, pois provavelmente muita gente desconhecia essa situação o que pode causar algumas confusões.

Até á próxima

Filipe Peniche
Gerbilandia
Membro Júnior
Contacto:

quinta out 30, 2003 12:37 pm

Oi Filipe, obrigada por não ficar chateado comigo!
Realmente são animais classificados de formas bem diferentes. Os gerbilhos estãos em uma família a parte tanto dos esquilos quanto dos ratos. Aqui no Brasil tem muita gente que acha que são ratos, principalmente na minha casa meus pais e meus irmãos chamam de ratazanas só para fazer troça.
Queria perguntar se ai em Portugal é permitido criar os seus esquilos. Aqui no Brasil não podemos. Os seus têm que ser castrados e controlados por algum órgão do governo? São muito lindos!!!!!!

Beijos,
Susana.
zurik
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 30, 2003 5:39 pm

Oi Susana.
Quanto ao facto das pessoas fazerem troça de nós dizendo que são ratos, fica descansáda que comigo pássa-se o mesmo. Principalmente a minha mãe, que tem pavor de ratos, costuma dizer-me " mas eles têm mãos de rato... mas eles parecem mesmo ratos...", no principio abria-lhe os olhos, mas agora já nem ligo.
Relativamente á possibilidade de fazer criação, não há qualquer tipo de proibição nem legislação relativamente a isso, ao contrário daquilo que tenho tomado conhecimento que é a realidade aí no brasil com espécies exóticas (corrige-me se estiver errado). No caso dos esquilos, só não se fáz criação caso os próprios esquilos não colaborem, ou seja, posso comprar um casal com intenção de fazer criação, mas se os animais estiverem stressados, ou se as condições não forem as melhores é muito provavel que é impossivel ou dificilmente conseguirei ter esquilinhos.

No meu caso, comprei um casal para fazer criação, mas provavelmente só terei crias para o ano que vem pois só aí estarão sexualmente evoluidos para o fazer (méia geral por volta dos 8 mêses).

Até á próxima

Filipe Peniche
Slider
Membro Júnior
Registado: domingo nov 16, 2003 8:35 pm

segunda nov 17, 2003 1:38 pm

E assim quanto aos meus esquilos eu nunca os levei ao veterinario.Ate hoje a unica anomalia que ja notei num esquilo e que têm um "obcesso" mas com o tempo passa. E depois quanto as necessidades os meus sao uns sacanas.Entao nao e que se poem nas grades e mijam ca pra fora e sujam a roupa a minha mae LOL.
zurik
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 17, 2003 3:31 pm

Estou a ver que os teus Esquilos são uns sacanas.
:) :) :)

Filipe Peniche
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda nov 17, 2003 5:19 pm

Slider:

a minha esquila faz precisamente a mesma coisa... até me passo :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Tchinho
Slider
Membro Júnior

segunda nov 17, 2003 9:06 pm

ia a minha mae passa se toda lol e eles todos na boa P

Outra cena que eles costumam fazer e afiar os dentes nas grades ou nos ninhos entao se forem de madeira ta feito eles roem tudo.

Uma ves decidi forrar o chao da gaiola com areia da praia devidamente limpa e o que notei e que eles gostam de "cavar" e depois ficam com o focinho todo sujo lol.

Ja agora gostei daquela frase que vi num site sobre esquilos

Crie uma gaiola grande para os seus esquilos.Senao eles vao se sentir "stressados". :lol: :lol: :lol: :lol:

Outros factos poe sempre a gaiola numa zona arejada e exposta ao sol matinal pois os esquilos gostam de acordar as 8 da manha quando o sol nasce e porem se a apanhar os raios de sol :)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça nov 18, 2003 3:18 pm

Slider:

As vezes que a minha esquila mijou em esguicho, só estava eu à frente e tive de ir mudar de roupa...

A minha esquila agora está hibernada, nem se mexe e respira muito muito devagar... parece que está morta :roll:

Eu pus um dia a gaiola ao sol e ela apanhou montes de sol e ficou toda estendida no fundo da gaiola, com as patas da frente todas para a frente e as de trás todas para trás.... e a respirar muito rápido... acho que não lhe fez muito bem aquele sol... também já eram prá i umas 11h30 do mês de Agosto :o :roll: :roll: ... por pouco apanhva uma insolação e ia desta para melhor, coitada :(

Eu estou a pensar em arranjar-lhe um namorado porque ela está muito sozinha... pode ser que quando ela acordar veja um novo amigo ;)

Os teus esquilos - os pais - têm quantos meses??

Beijinhos

Tchinho
Slider
Membro Júnior

terça nov 18, 2003 7:09 pm

Os pais tem um ano e tal
Responder

Voltar para “Exóticos”