gaiolas de chinchilas
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina
a madeira utilizada deve ser pinho! eu na altura não sabia e usei daquela madeira mais barata que é feita através de compressão de restos de madeira.. não penso que lhes faça mal mas quando renovar a gaiola irei usar pinho =)
para as parteleiras e aquelas coisinhas (tipo pano da loiça que se amarra no tecto das gaiolas a fazer um ninho,havia ai um topico em uqe se falava disso para ratz) ja vi enrolarem vime e piteira!
aconcelho! e muito facil de fazer, e realmente muito barato! n que saiba fazer cestos de vime, n fica perfeitinho, mas aguenta bem, e fica bonito
e tambem e sempre uma boa actividade em familia: poe-se os miudos e os graudos todos todos a entrelaçar hum?
basta demolhar os vimes, se estes estiverem secos, e se for preciso cortar os vimes a meio, se forem mt grossos, e entrelaçar! com a piteira, e mesmo so colher da planta e entrelaçar mesmo fresca!
atençao: n dura muito tempo! mas tb demora pco tempo a fazer, e e muito mesmo economico! eu, que tenho vimeiro e piteira, e de graça^^
tambem ja vi escadinhas e baloiços feitos c tronquinhos e corda de rafia! tb ja fiz, basta ter um berbequim e lenha de poda! e assim se passa um domingo muito engraçado nos trabalhos manuais
aconcelho! e muito facil de fazer, e realmente muito barato! n que saiba fazer cestos de vime, n fica perfeitinho, mas aguenta bem, e fica bonito
e tambem e sempre uma boa actividade em familia: poe-se os miudos e os graudos todos todos a entrelaçar hum?
basta demolhar os vimes, se estes estiverem secos, e se for preciso cortar os vimes a meio, se forem mt grossos, e entrelaçar! com a piteira, e mesmo so colher da planta e entrelaçar mesmo fresca!
atençao: n dura muito tempo! mas tb demora pco tempo a fazer, e e muito mesmo economico! eu, que tenho vimeiro e piteira, e de graça^^
tambem ja vi escadinhas e baloiços feitos c tronquinhos e corda de rafia! tb ja fiz, basta ter um berbequim e lenha de poda! e assim se passa um domingo muito engraçado nos trabalhos manuais
Eu utlizei contra-placado maritimo, pknao deixa absorver tao facilmente os liquidos como o pinho.golyas Escreveu:a madeira utilizada deve ser pinho! eu na altura não sabia e usei daquela madeira mais barata que é feita através de compressão de restos de madeira.. não penso que lhes faça mal mas quando renovar a gaiola irei usar pinho =)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 10, 2009 7:21 pm
- Localização: Kyara , Luna , Jeniffer , 2 Tartarugas , 2 Chinchilas: Chin & Xico
Eu usei madeira prensada e ate agora ainda não tive problemas. prendi as plataformas a gaiola com tipo L. e no sitio que comprei ja me cortaram a madeira a medida certinha.cinza2009 Escreveu:Eu utlizei contra-placado maritimo, pknao deixa absorver tao facilmente os liquidos como o pinho.golyas Escreveu:a madeira utilizada deve ser pinho! eu na altura não sabia e usei daquela madeira mais barata que é feita através de compressão de restos de madeira.. não penso que lhes faça mal mas quando renovar a gaiola irei usar pinho =)
as escadas fiz com os puleiros que veio na gaiola (viveiro) depois foi cortar a medida que queira e pregar tachas.
tambem fiz um hamouk com um pouco de ganga que tinha foi so cortar a medida que queria e fazer 1 furo em cada ponta e passar la um fio para o prender a gaiola.
Joana Silva
Por curiosidade as prateleiras nao devem ser de plástico ? Devido aos xixis e afins...
Sim o ideal é mesmo isso, mas o problema é arranjar parteleira com a medida que queres de plastico, a outra a opçao que cheguei a pensar foi em comprar de acrilico. Mas depois falaram me que o contra-placado maritimo era impremeavel e depois optem por esse material.Walder Escreveu:Por curiosidade as prateleiras nao devem ser de plástico ? Devido aos xixis e afins...
Se tiverem bocados de madeira normalmente ja nao vao roer o plastico, pelo menos no meu caso que tenho 2 chinchilas e tudo o que tenho de plastico na gaiola nao esta roido.chinchy Escreveu:eu sei que e off topic, mas parteleiras de plastico pa gerbos... n resulta. eles roem tuuuuudoooo. ate plastico duro duro da calha do aquario deles.
deduzo que pa chinchilas seja aproximadamente o mesmo
devo dizer que um gerbo e mt mais destruidor que uma chinchila entao. eles fazem questao e roer tudo, mas mesmo tudo da gaiola. e n e que lhe faltem coisas proprias pa roer, eles gostam e de "provar" tudo. e depois se sismam c alguma coisa, pouco importam as outras.
e impossivel ter algo que n seja redondo ou que tenha menos de 2cm de grossura naquela gaiola... ag ha coisas uqe ja temos pa eles se divertiram a destruir mas n val de nada
sao mts senhores do seu nariz
e impossivel ter algo que n seja redondo ou que tenha menos de 2cm de grossura naquela gaiola... ag ha coisas uqe ja temos pa eles se divertiram a destruir mas n val de nada
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 10, 2009 7:21 pm
- Localização: Kyara , Luna , Jeniffer , 2 Tartarugas , 2 Chinchilas: Chin & Xico
é verdade os gerbos roem mesmo tudo e são muito mais roedores que as chins.chinchy Escreveu:devo dizer que um gerbo e mt mais destruidor que uma chinchila entao. eles fazem questao e roer tudo, mas mesmo tudo da gaiola. e n e que lhe faltem coisas proprias pa roer, eles gostam e de "provar" tudo. e depois se sismam c alguma coisa, pouco importam as outras.
como tambem são bons escavadores e mais esgios.
se a taça deles de comida for de plastico eles tambem roem. o melhor é mesmo metal mas cuidado pois este não pode cortar ou madeira.
Joana Silva
quanto as tijelas... eu tinha uma de metal, e els tentaram roela (ta tda marcada) e tive medo que ainda se aleijassem, pus uma de ceramica... que eles tb tentam roer mas tenho umas que tem as beiras assim viradas ara dentro (as tijelas tem pa i 5cm de diametro e as beiras tem 1cm para dentro, assim n poe comida fora) e como e tudo arredondado eles n conseguem roer.. eu tinha uma escadinha com arame por dentro pa seguram os tronquinhos e eles roem o arame e e de cobre...