criacao e aquario de hamster chines

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
pet92
Membro Júnior
Registado: quinta jun 03, 2010 6:01 pm

quinta jun 03, 2010 6:16 pm

ola amigos , sou do Brasil , e como esse e um dos melhores locais para eu tirar minhas duvidas ca estou eu

eu estava com um aquario com peixes , e agora , vou querer criar hamster ( 2 para ser mais exato ) , e como ja sei que os sirios nao se bicam quando estao juntos , decidi pelas especies mais sociaveis , os hamster chineses , so que nao sei muita coisa , ja tive um hamster anao russo , so que nao sei se podem viver juntos num aquario de 60x30x30 , e pelo que li os chineses se toleram

primeiro quanto ao aquario , eu estava pensando em fazer algo novo , algo q talvez ninguem ja tenha tentado ........ que e recriar um ambiente selvagem no recinto , so que eu queria orientacao de vcs

eu estava pensando , ao inves do tradicional po-de-serra , por areia , daquelas que se poem em aquas plantados , e juntar à decoração troncos de aquario , algumas pedras de seixo rolado , talves umas plantas pequenas ...... sera que posso fazer isso ?

quais sao os riscos ?

eu estava pensando em por umas bandeija das medidas do aquario , com areia , e usar de tubos comuns e argila , para fazer tocas subterraneas , e um sitema de tubos simples , para diversao e exercicio dos hamsters , e tbm , em fazer uma gruta de argila , onde ai sim deixarei muitos materias macios como forragem , pensei em alguns cantos , por na areia ums jarrinhos com substrato e areia para por plantas de verdade , e claro que nao seria nenhuma planta toxica , ou com espinhos ou algo do genero , e por na perte de tras umas elevacoes feitas de argila com areia e pedra , formando um tipo de relevo ... e por troncos

sera que daria certo ? o que vcs acham ? quanto ao bebedeouro , iria usar um em forma de mamadeira mesmo , e o potinho de racao seria de barro , pois assim nao viraria , e pensei em por umas comidas espalhadas as vezes para eles irem procurando

agora , quanto a criação

eu estava querendo por dois , de preferencia um casal , teria problema se ficasse um casal junto ? pergunto por causa de se a femea de cria , como fica o relacionamento entre eles ? o macho mata os bebes ? ou ajuda a femea ? tem algum risco deles ficarem juntos ?

e tbm eu tive uma ideia meio louca , o de fazer em um cando um banheirinho para eles , tipo , deixa-los num local com po de serra , para quando eles fizessem suas necessidades , pegar as serragens sujas e por numa bandeijinha com outros materias , para q atraves do cheiro de sua propria urina e fezes eles fizessem sempre la , ficando mais facil de limpar , isso funciona ? alguma dica melhor ?

so mais uma coisa , se eu nao achar os chineses , posso por 2 anoes russos ? tipo .... um casal ? daria certo ?

gente me perdoem pela extensao do post , sei q e demais para uma primeira mensagem ,

Abracos , espero q possam me ajudar
chinchy
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 4:10 pm

sexta jun 04, 2010 1:48 am

ola

qto a criaçao, eu percebo zero

mas olha, os ratos vao-te destruir tudo... eles sao roedores, roem... e em x de ratitos, que so se toleram, poruqe n compras um animal que tem q viver em comunidade como um gerbo? eles precisam de areia (bem isso ja vai de criador pa criador, mas os meus gostam), podes fazer um ambiente muito mais bonito, de deserto, c coisas mais duras, madeiras mias grossas, q eles n consigam estragar. pareceme uma melhor opçao do que enfiares la dois ratitos e vai na volta, ainda se dao mal... qto a terra, aveisote que eles devem ficar todos sujos. ou usa areia de chincila visualmente e mt bonito, e branquinha, e mt agradavel ao toque... e n te aconcelho a por plantas. eles destroem tudo... e pa alem disso, falaste em jarros. se for jarros de plantas, olha que eu sempre ouvi dizer uqe sao venenosos, c as baladonas... e n so, ha mtas plantas que, pelo menos os meus gerbos n gostam, como salsa pq tem um cheiro mt forte. no entanto se insestires na ideia, olha, poe um daqueles bonsais que dao mini citrinos pod ser q o rato destrua a frutinha e n a arvore em si. mas eu n puria nada aos meus, plantas, n.

os meus gerbos so bebem por uma tacinha de agua, igual a da comida. se comprares um animal que n esta habituado aqueles biberoes, n ponhas um. podes por comida escondida, mas tem sempre comida disponivel tb. pelo sim pelo n. esconde goluseimas, ams deixa comida a vista uqe eles n gostem assim tanto mas tem que ser, a vontade do fregues. e assim que faço c os meus. se tiverem fome comem, se n podem sempre procurar as goluseimas.

outra coisa, n e dificil fazer tuneis de madeira, so demora tempo, eu fiz pos meus bebes. plastico n e bom para qq roedor, porque eles roem, e se injerem, pode ser perigoso.

casas de banho... olhac ratitos n sei, mas os meus gerbos sao mesmo mt limpinhos, e os chichis e os cocos sao todos feitos na areia. muda-se a areia todos os dias, e aquilo nunca cheira a nada. ha quem diga que os gerbos cheiram, mas olha, os meus, nunca cheiraram... so posso falar por mim. tb tem a ver c o subestratro que usas deduzo, ja q n uso colonias, perfumes ou outra coisa do genero na gaiola, e "tudo ao natural"

tens que ter mt cuidado c o que poes na casa de qq animal, poruqe eles reoem,e n so, podem aleijarse c arestas afiadas e tdo.tb podem ser alergicos as madeiras, ou aos cheiros artificiais... qq animal e sensivel, e temos que ser cuidadosos. qto mais peuqenos os bichos, mais cuidado temos que ter, lembrate disso

e se nunca tiveste exoticos, pf, espera ate conheceres o teu animal, para fazeres criaçao. n ponhas simplesmente um macho e uma femea e ja esta... tens que estar informado, saberes c o que esperas...

n faças so pq e lindo ok? pf, n faças isso... da sempre mau resultado.
pet92
Membro Júnior

sexta jun 04, 2010 1:34 pm

muito obrigado por sua ajuda

entao nao e uma boa ideia por areia no aqua com hamsters ? no habitat em que eles vivem tem o q ? queria deixar igual , quais os riscos que a areia poderia oferecer ?

quanto aos tuneis , como faco tuneis de madeira ? qual o materia daqueles tuneis quem vem na gaiola ?

os potinhos de plantas que falo sao aqueles de ceramica , que se poe em aquarios tbm , eles fazem mal ? e no caso eles seriam enterrados na areia , nao ficariam a alcance

os troncos podem ser perigosos ? em certo ponto nao ajudaria , sendo algo para ele afiar os dentes ? seriam os mesmos que uso no aquario , sera que traria algum mal ?

vc usa areia com seus gerbos ? tens fotos ? .......... eles podem viver em casais num aqua de 60x30x30 ? sao caros ?

Abracos!!
chinchy
Membro

sexta jun 04, 2010 3:08 pm

boa atrde.

eu sou a favor da areia e da terra, so comentei que eles podem ficar sujunhos e que c areia de chinchilas n ficam^^.

os tuneis e mt facil. arranje um berbequim (ou uma maquina de furar de preferencia) e um tronco (eu usei pinho mt bem seco). compre uma daquelas brocas que tiram rodelas de mateira (em qq drogaria arranja um pack dessas brocas por menos de dois euros, basta perguntar), e escolha a abertura do seu tunel(os meus tem 5 cm de diametro). depois e so escolher outra broca, para dar espessura. depois, se o tronco for mt comprido, cortase os bocadinhos ate od a broca perfurou, e c cola de madeira colase. em teoria n e nada dificil, mas demora um pco de tempo. aconcelho a reunir primos, filhos, amigos e por tudo a furar! foi o que fiz^^

os jarros que falei sao uma planta ca de portugal, ate mt conhecida. eu n sei qual sera o hambiente natural dos rartitos uqe o sr quer, mas os gerbos vivem no deserto da mongolia, e la n ha muitas plantas^^
se insestir na ideia aconcelho plantas sem espinhos, sem cheiro, comestiveis e barats , ja que vai ir tudo a vida (vou dizer por ex amores perfeitos, ams isto atirar postas de pescada, pq nunca tive que me preocupar c isso c os meus bebes). continuo a aconcelhar o mini bonsai e mt bonito, n mt caro e ainda e bastante resistente.

os troncos... dos aquarios n sei, mas pode comprar daqueles dos repteis, ja e madeira tratada, e n e cara. nao aconcelho usar os do aquario, por logica, ja tiveram noutro habitat n sei se podem ter absorvido contaminantes, n faço ideia. aconcelho a por um post no forum dos peixinhos a perguntar se pode usar.

os gerbos aqui em portugal sao um pco mais caros que os ratinhos (usualmente, custam 10 euros, e um ratito (qq tipo) ronda os 4 euros e os 8 euros. tb n e assim tao diferente). os gerbos sao animais estremamente sociais, vivem em colonias, e preciasm de um parceiro pa ser felizes e saudaveis. so procriam se acharem que as condiçoes sao boas, e que conseguem criar a ninhada. aconcelho a compar a um criador uqe tenha uma colonia, para n comprar 2 irmaos e polos a procriar, n me parece mt saudavel. os gerbos n aceitam parceiros vindos de outras colonias. qto ao tamanha da gaiola, depende do sitio od os compres. eu comprei os meus numa pet shop, od quase n tinham substrato pa cavar. quando lhe pus uma boa camada(por concelho de um sr muito simpatico deste forum) eles n souberam o que fazer, entraram em panico, e ficaram quietinhos na casinha. assim que tirei aquilo, voltaram a ser gerbos. mas se comprares a uma pessoa que tenha mt subestrato, o mais certo e que te aconteça o mesmo uqe aconteceu a mim, ou que os gerbos stressem o qeu n e saudavel. pode ir ao meu petsite, esta la a gaiola dos meus bebes. (e atençao, eu n sou criadora de gerbos nem ganho nada em vender o meu peixe, so acho que e uma opçao mais viavel para o caso)

tambem te uma coisa, n sei qto custa um ratito(de qq tipo), mas um gerbo n e mt caro. subsestrato, e areia e uma constante, mas dura mt tempo, tb so tenho uma tijelinha. comida, eu misturo varias, o que significa um custo incial elevado, mas depois durante mt meses, n precisas de compar mais comida. tb precisas de um desparasitante (interno e externo),feno c fartura, uma pedra de roer, uma sainha pa eles se aninharem, algodao para o ninho... mas isso e preciso para qq aniaml que se tenha. eu tenho duas ventoinhas de fonte de alimentaçao de pc pq eles adoram o ventinho, mas isso ja e um aparte^^

ajudei?
pet92
Membro Júnior

sábado jun 05, 2010 8:54 pm

muito obrigado por sua ajuda , tem sido de grande importancia

bom como eu moro no brasil , acho que algumas palavras se atrapalham , quando falo jarro , e recipiente onde se plantam as plantas , e nao um tipo de planta , mas eu devia ter me expressado melhor

vou seguir sua dica quanto ao tronco , vou perguntar na parte de aquarios , para ver , os de repteis ficam dificil para mim , pois na minha cidade nao e tao difundida a criacao de repteis , e mais o aquarismo , os troncos ja sao tratados ............... mas para todo efeito , eu posso pegar troncos naturais ? tipo de uma arvore que tenha frutos , como a mangueira ? ou goiabeira ?

quanto as plantas pretendo por graminias , incluisive planta que tbm e usada em aquario , a echinodorus tenellus e outras do genero ja que nao sao venenosas , nem tem espinhos nenhum

o habitat que quero reproduzir e algo como o desse video http://www.youtube.com/watch?v=-dlXYLtEhPY

algo proximo a isso , com pedras , troncos e algumas plantas .... e tem esse video tbm http://www.youtube.com/watch?v=7I-TQx7h ... re=related

um tipo de mistura entre esses dois habitas entendeu ?

mas como vc sugeriu , vou pedir dicas quanto aos troncos e plantas na secao de aquarios

Abracos!!
chinchy
Membro

sábado jun 05, 2010 9:04 pm

n leva a mal, n faço ideia se se pode usar madira de mangueira ou goiaba, aliaz, acho qeu nunca vi uma arvore dessas!

mas eu usei madeira de poda nos meus (mas primeiro pus um ranquinho a ver se eles faziam alergia), e eles gostam muito, e n os incomoda. talvez se tiver bem seco... mas pode sempre pedir a alguem que tenha um roedor dos que quer, e ponha um bocadinho de madeira dessa. se o cibho n fizer nenhuma reaçao, e se n fizer, pode usar!
pet92
Membro Júnior

sábado jun 05, 2010 9:38 pm

os hamsters anoes podem viver juntos ? tipo eu poderia por quantos num aquario com 80x45x40 ? acho que o da loja q vi nao era chines verdadeiro e sim um anao mesmo , so que era marrom ,

agora , como faco para saber se e filhote ou nao ? , porque todos me parecem iguais nas lojas

Abracos!!
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

sábado jun 05, 2010 10:02 pm

pet92 Escreveu:os hamsters anoes podem viver juntos ? tipo eu poderia por quantos num aquario com 80x45x40 ? acho que o da loja q vi nao era chines verdadeiro e sim um anao mesmo , so que era marrom ,

agora , como faco para saber se e filhote ou nao ? , porque todos me parecem iguais nas lojas

Abracos!!
A madeira que podes usar á pinheiro natural se nao souber se ainda tem resina basta pores dentro de um tacho e ferveres durantes uns minutos perde logo a resina.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado jun 05, 2010 11:38 pm

Pinho?? O pinho é simplesmente das madeiras mais resinosas que existem, com tanta variedade de madeira não vale a pena arriscar...

Videira e sobro são as mais aconselháveis.
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

domingo jun 06, 2010 12:44 am

element Escreveu:Pinho?? O pinho é simplesmente das madeiras mais resinosas que existem, com tanta variedade de madeira não vale a pena arriscar...

sim mas se a ferveres em agua ele perde a resina toda.
Nasicus
Membro Veterano
Registado: quarta abr 21, 2010 8:01 pm

domingo jun 06, 2010 9:21 am

cinza2009 Escreveu:
element Escreveu:Pinho?? O pinho é simplesmente das madeiras mais resinosas que existem, com tanta variedade de madeira não vale a pena arriscar...

sim mas se a ferveres em agua ele perde a resina toda.
não, a resina sai passado muito muito tempo, nunca viram lenha velha na fogueira que aparece a resina depois daqueles anos todos?
<p><strong>Algumas pessoas n&atilde;o nasceram para ter repteis!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
pet92
Membro Júnior

terça jun 08, 2010 8:02 pm

pessoal , posso por hamsters anoes juntos ?

quantos caberiam num aquario de 95x45x40 ( cxlxa ) ?

quando derem cria , devo tirar o macho , ou posso deixa-lo junto ? ele agride os filhotes ?

Abracos!!
Responder

Voltar para “Exóticos”