Furao, Cao Da Pradaria, Suricata

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 18, 2010 8:54 pm

Eu conheço.

Apesar de não ter gostado muito de terem pra lá suricatas à venda, até acho que é uma loja com boas condições e onde os animais estão mantidos como deve ser,não vi nada que suscitasse reclamação.
Quanto às doninhas são noctívagas, por isso ela está sempre a dormir. O animal é retirado do recinto todos os dias e explora os cantos á casa sem restrição, pelo que foi informado por quem me atendeu.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nasicus
Membro Veterano
Registado: quarta abr 21, 2010 8:01 pm

sábado jun 19, 2010 12:38 am

MHZ Escreveu:Bom, uma doninha é que costuma ser confundida com o furão…

Mas por via das dúvidas, coloco aqui fotos:
Uma foto da mephitis mephitis Imagem

Uma de uma doninha Imagem

E a de um furão albino Imagem
essa doninha é ilegal, mas o nome está errado
esta é a doninha comun (europeia ilegal)
Mustela nivalis
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

mephitis mephitis
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
<p><strong>Algumas pessoas n&atilde;o nasceram para ter repteis!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado jun 19, 2010 1:13 am

E onde errei, que não entendi? Só não coloquei o nome cientifico de Mustela nivalis, chamei-a de doninha para não a confundir com a de cima, a pretinha mephitis mephitis que também costumam chamar erradamente, penso eu, de doninha mas parece-me que o nome mais corriqueiro da mephitis mephitis, seria gambá ou mofeta e não doninha.
dinodane
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 1:37 pm

Não concordo, MHZ, o nome comum da mephitis é e será doninha fedorenta, em português de Portugal. Mofeta e gambá são termos brasileiros, e gambá é um nome comum brasileiro dado a um marsupial conhecido por opossum, nada a ver com as mephitis, nem sequer são da mesma ordem.
O nome comum da mustela nivalis em Portugal é doninha, está correcto.

MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado jun 19, 2010 10:06 pm

Quer dizer que em Portugal se conhecem duas doninhas, a fedorente que é a mephitis mephitis e a doninha comum, que é a mustela nivalis? A mephitis pensava que o seu nome comum cá em Portugal, fosse gambá pelo cheiro fétido que exala, igual ao do opossum...pelo menos, em pequena era o nome que eu ouvia associado a ela. Mas realmente nunca me preocupei em confirmar se era ou não um nome correcto...
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo jun 20, 2010 12:13 am

Será que depois da nova lei da fauna europeia a mustela nivalis continua proibida?
Nasicus
Membro Veterano
Registado: quarta abr 21, 2010 8:01 pm

domingo jun 20, 2010 12:33 am

gambá é o opossum americano ou opossum da virginia
<p><strong>Algumas pessoas n&atilde;o nasceram para ter repteis!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
hperika
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jun 23, 2010 12:02 pm

Apesar de espécies diferentes ambas possuem glândulas anais onde segregam o famoso odor repelente.
Daí ambas serem chamadas de doninhas.
Cá em portugal associa-se doninha à mustela nivalis, inclusivé até a nivel de furões há o preconceito do cheiro por causa delas (aldeias do norte e interior).

No entanto as doninhas/Mofetas comercializadas como animais de estimação é a doninha americana.
Lá considerada uma praga assim como os racoon, cá na Europa ultilizada em casacos :wink:
dinodane
Membro Veterano

quarta jun 23, 2010 2:30 pm

MHZ Escreveu:Quer dizer que em Portugal se conhecem duas doninhas, a fedorente que é a mephitis mephitis e a doninha comum, que é a mustela nivalis? A mephitis pensava que o seu nome comum cá em Portugal, fosse gambá pelo cheiro fétido que exala, igual ao do opossum...pelo menos, em pequena era o nome que eu ouvia associado a ela. Mas realmente nunca me preocupei em confirmar se era ou não um nome correcto...
A espécie não é da fauna portuguesa. E garantidamente que o cheiro da doninha fedorente não tem nada a ver com o opossum. A estratégia de defesa do opossum é fazer-se de morto, a doninha fedorenta utiliza os esguichos pestilentos para manter ao largo e atacar activamente os coiotes e qualquer outro predador que a ameace.

hperika
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jun 24, 2010 9:56 pm

Não conheço o odor dos opossum.
O das doninhas (mephitis) é tipo óleo que é absorvido pela nossa pele. Além do cheiro desagradavel é tipo amoniaco puro que provoca reação a nivel dos olhos e garganta.
Já experimentei lidar com machos em cio, sem glandulas anais e fiquei aflita dos olhos, nem quero imaginar 1 macho adulto inteiro. Não é agradavel de certeza.
Segundo o vet da minha, a única coisa que elimina o cheiro é lexívia pura. Na roupa ainda vá, na pele a única solução é recorrer a sprays próprios (só importando) ou mézinhas tipo limão com bicarbonato de sódio (para eliminar as enzimas que são absorvidas pela derme - mas não é totalmente eficaz)
tortuga10
Registado: terça ago 17, 2010 6:48 pm

terça ago 17, 2010 7:10 pm

Boa tarde,

Segue a seguinte mensagem de resposta e por direito, aos comentários acima acerca da loja tortuga, condições para os animais e atentimento do staff.

1º - A doninha que tinhamos na montra da loja, Mephitis mephitis, por sua vez albina é um animal nocturno, portanto a visão nunca seria afectada durante o dia devido à iluminação da montra. A instalação do animal estava sempre em condições e de certeza que os senhores e senhoras em cima não viram sinais de fraca saúde do mesmo animal e restantes da loja - felizmente o nosso objectivo é arranjar os melhores locais para instalar os animais, todos de criação em cativeiro.

2º - A doninha era varias vezes solta na loja e fora da loja para poder andar à vontade, preocupação que temos com todos os animais e acima de tudo o bem estar dos mesmos.

3º - o preço do animal é justificável, porque ainda a semana passada foi-nos entrege um coelho, que enquanto pequeno era o animal de estimação perfeito e passado uns meses deixou de servir - isto é lamentável (um desabafo do staff da loja).

4º - Aos restantes animais que estão em espaços mais pequenos, como as cobras pequenas...estão em cubos com 20cm, isto porque não passa de um expositor onde as cobras vão estar temporáriamente - ali não lhes faltam, temperatura e humidades optimas, agua e substrato sempre limpos.

5º - em relação às criticas do staff- sempre nos pré-disposmos a responder às perguntas dos nossos clientes mas o grau de educação varia entre as pessoas que nos aparecem pela frente mas mesmo assim respondemos a todas a questões e ainda temos placas a identificar todos os animais - as criticas e comentários que fazem são "realmente estranhos".

6º - A loja foi um projecto construído a pensar no bem estar dos animais e dos nossos clientes. Por lei uma loja é obrigada a ter espaços para os animais com dimensões específicas e segurança. Os espaços são todos aclimatados, higienizados e os animais alimentados todos os dias.

7º - Se tiverem disponibilidade para conhecerem melhor o nosso trabalho na loja convido-vos a passar um dia connosco e a perceber um pouco como tudo funciona para não se gerarem comentários que vão de encontro ao que se vê nas lojas convencionais.

Melhores cumprimentos,

Bruno Galrito
Biólogo
Tortuga - Loja de Animais Exóticos
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

terça ago 17, 2010 8:39 pm

TÓÓIING
tortuga10
Registado: terça ago 17, 2010 6:48 pm

quarta ago 18, 2010 10:13 am

E mais digo mas principalmente para os membros fungi e zuca_05 deste forum.

Em Portugal tem-se uma mentalidade retrograda em relação ao resto da Europa onde estamos inseridos e não se faz nenhuma distinção entre Animais Selvagens e Animais criados em cativeiro, caso dos nossos, e muita gente fala e comenta sem ter bases para tal....mas estamos num país livre onde o não dar a cara nos foruns o que torna muito fácil o mal dizer do trabalho dos outros.

Ao membro Fungi deixo uma mensagem - Aquilo que voçê chama aquário chama-se na realidade Terrário e um terrário com 2800X800X1000 para uma iguana adulta ficou com condições fora de série - olhe mais para os animais e aspecto dos mesmos e a nossa interacção com ele e menos para as particulas de pó no ar da loja.
A quinta não é do dono da loja mas sim do meu sócio que faz importação e exportação de animais.

Para o membro zuca_05, que por sua vez nossa vizinha e extremamente simpática connosco quando nos visita na loja, tenho outra mensagem - da próxima vez que precise de amostras da royal canin seje pelo menos sincera e não se meta a acobardar num forum com palavras como "imoral", "deshumano", "inqualificável" e "de não fazermos nada pelos nossos animais e sem compaixão" quando nos visita quase diariamente e vê o nosso trabalho e pode ver a maneira como eles são tratados por nós.
Tratamos os nossos animais como se fossem nossos e tomara muitas pessoas terem condições em casa e capacidade de cuidar os animais tão bem como o fazemos.

Sem mais comentários de defesa fico satisfeito e agradeço a divulgação gratuita da loja.

Bruno Galrito
Biólogo
Tortuga - Loja de Animais Exóticos
dinodane
Membro Veterano

quarta ago 18, 2010 1:39 pm

Para o membro zuca_05, que por sua vez nossa vizinha e extremamente simpática connosco quando nos visita na loja, tenho outra mensagem - da próxima vez que precise de amostras da royal canin seje pelo menos sincera e não se meta a acobardar num forum com palavras como "imoral", "deshumano", "inqualificável" e "de não fazermos nada pelos nossos animais e sem compaixão" quando nos visita quase diariamente e vê o nosso trabalho e pode ver a maneira como eles são tratados por nós.
Tratamos os nossos animais como se fossem nossos e tomara muitas pessoas terem condições em casa e capacidade de cuidar os animais tão bem como o fazemos.
E digo mesmo mais... TÓOOOOOINGGGGG

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta ago 18, 2010 2:18 pm

:wink: TOÍNGGG TOÍNGGG
Responder

Voltar para “Exóticos”