ajuda para cuidar bem dos meus ratz....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Raphahel
Membro
Registado: domingo mar 28, 2010 2:53 pm

terça jun 22, 2010 5:26 pm

quando lhes mexer pode tira-los ca para fora! só não convém deixa-los cá for muito tempo para não arrefecerem de resto pode muito bem tira-los,e até convém para verificar que todos estão alimentados! A partir das 5 semanas convém é separar as meninas dos meninos para não fazerem...mais meninos >_>
aldaraokupa
Membro
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

quinta jun 24, 2010 2:54 pm

ola pessoal!!!
bem, a "garotada" ta fina...lindos e gordinhos!!=)
amanha vou ter de ir de fim de semana, e eles vao tds ficar com a minha sogra...queria mudarlhe a jaula, porque com este calos da-me a sensaçao que estavam melhor mais limpinhos...acham que é boa ideia??

outra coisa, o que posso fazer para aliviar-lhes o calor??porque o coitado do hiru sufoca com tanto calor..taadinho...bem, obrigado!!
chinchy
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 4:10 pm

quinta jun 24, 2010 3:02 pm

ola!

eu pa refrescar os meus gerbos, tenho duas ventuinhas (de fonte de alimentaçao estragadas). eles adoram o ventinho e baixa a temperatura.

e uma boa opçao mas tens que comprar um transformador que se bem me lembro, trabalham a 5 voltes (muito menos do que a tomada da, os 200 e pco). custa certa de 3 euros, logo n e mt caro.
Raphahel
Membro

quinta jun 24, 2010 6:34 pm

Outra coisa não os mudes de gaiola! A menina ainda é desconfiada e ela vai stressar com a mudança! Falo por experiência própria! Outra coisa se fores de FDS não sei se vale a pena leva-los pa outra casa...se estiver apenas dois dias fora,penso que deixar comida e água suficientes chega,e assim a menina tem algum descanso da presença humana! se for mais tempo é que complica,mas nesta altura mudanças de casa e de gaiola são desaconselháveis! Outra coisa que me esqueci de mencionar! na época de amamentação a dieta da mama deve ser rica em proteínas e algumas gorduras! Já que parte da gordura corporal dela vai ser transformada em leite para os canitos! Ovo cozido é muito bom para ela nesta fase, e um pouco de queijo também não fará mal, mas é preciso cuidado pa não exagerar pois pode causar problemas de colesterol!
aldaraokupa
Membro

segunda jun 28, 2010 1:39 pm

olaaa!!ja voltei do finde!!=)

eles ficaram em kasa, a"avo" vinha ca darlhes de comer e ver se tavam bem...assim ela tambem descansou da presença humana como disse o rafael.

o hiru ja lhe limpei a jaula...mas kero limpar a dela e das crias, porque ta msmo porquinha...!!so que tenho medo de a assustar...na sei como sera a amelhor forma de o fazer.eles ja tem pelo!!sao tao lindos!!mas ainda nao abriram os olhos...

ao mudar a jaula, gostava de tentar ver se ela se adapta mais a mim, mas tenho"medo" ke me morda...nao sei se pegar nela com as luvas e po-la na transportadora, enquanto trato da jaula, ou se me aventuro a pegar-lhe com a mao e deixala solta..tenho muitas duvidas!!lol

algum conselho???em relaçao ao calor, eles teem uma piscina em cada jaula, e ponho-lhes gelo para refrescar.o hiru gosta de beber de la, e a anubis gosta mais de mergulhar a cabeça la dentro!!lol

obrigaodo pelas dicas..
Raphahel
Membro

segunda jun 28, 2010 3:12 pm

Para limpar a gaiola tente agarra-la e muda-la de sitio,entretenha-a com algo para ela comer enquanto limpa. Os canitos como já têm pelo pode retira-los e po-los numa superfície macia e segura. Mantenha o material do ninho para recoloca-lo novamente na gaiola e aos canitos no mesmo ninho. Verifique-os todos para ver se não têm feridas ou outras maleitas.
Ao lidar com ela tem de ver a melhor forma de o fazer...cabe-lhe a si...mas aconselho a arriscar a evar uma dentada primeiro....é doloroso....mas se ela não morder vai torna-la mais confiante ao seu cheiro...enquanto que com a luva ela pode não morder por ter um cheiro diferente,e quando tirar a luva ela pode voltar a morder.
aldaraokupa
Membro

segunda jun 28, 2010 4:09 pm

pa..vai ser komplikado..mas eu nao kero desistir da anubis!

a verdade é ke akabei por fikar kom um bokado de receio de levar outra dentada..temnho estado a tarde tda aki ao pe da jaula dela, kom a porta aberta, e ela vem xeirar-me..ja lhe dei alguma koisita pa komer, mas ela pega sempre kom uma força e rapidez!!o hiru é super delikado.
o meu medo tambem é, deixo-a aki na sala...mas se sai de cima do sofa e se mete nalgum burako depois, arisca komo é é komplikado..mas tambem nao keria po-la na transportadora, porke senao ela nunca vai confiar!fogo...a ver komo faço.
entretanto, os bebes tao todos gordos, mas reparei ke ha um mais pekenito e mais retrasado em crescimento...ke tambem tem nmenospelo que os outros, tenho medo que acabe por morrer. eles agora ja komeçam a por-se de pe para andar..menos este que ainda nao consegue mto bem.

achas que se ela me morde, devo voltar a pegar nela, insistir??li numa pagina da net que pondo essencia de baunilha nela e na minha mao, ela nao ataka, que era uma forma de acalmar as ratz mais agressivas..mas na sei se isso resultara..lol
Raphahel
Membro

segunda jun 28, 2010 5:54 pm

Por cheiro apetitosa nos dedos é um convite a uma dentada,não por malícia mas por lhes cheirar a comida. A minha também é bruta a pegar na comida que lhe dou à mão. E po-la na transportadora não é mau,deixa-la andar solta num sitio com hipóteses de ela se esconder é k é perigoso.
Mas deve insistir com ela,pega-la para ela ver que as mãos humanas não lhe fazem mal,a base é a insistência. Eu depois de vir de um exercício militar (foi quando a deixei ca minha irma) ela veio muito mais agressiva,tentava morder, excepto quando ca fora da gaiola,tanto insti com ela que já não ferra,mesmo ao pé dos pequenitos. É tudo uma questão de insistir,ter medo de ser ferrada não vai ajudar pois ela vai pressentir o medo e fica encorajada,sabe que tem esse efeito em si. Insista com calma. Se preciso retire-a da gaiola com luvas e depois tire uma luva e veja o que ela faz...passinhos pequenos!
Os pequenitos é normal haver um mais enfezadito normalmente o último a nascer da ninhada,os meus tao grandes mas anda la uma canita muito miudinha...tb é a mais meiga e brincalhona comigo! Aquela que eu queria ficar anda armada em esquisita >_>
aldaraokupa
Membro

terça jun 29, 2010 10:06 am

lol as ratz tem mesmo personalidade fincada, mesmo de pequenos!!jeje
bem, fico mais descansada de saber que é normal haver uma cria mais pequenina.as vezes ate me da pena é da anubis, que eles lançam-se as tetitas dela komo leoes!!pobrinha... :?

bem, vou tentar agora de manha...depois informo dos resultados da experiencia!!lol obrigado plos conselhos...quanto ao tema do calor agtradeço a ideia das ventoinhas!!!eu tambem ponho a minha da sala a rodar perto deles, mas nao muito para que nao se constipem..mas adoptei tambem uma tecnica que a nossa amiga marianamar me deu, de por la uma garrafa de agua congelada, pois eles encostam--se la para ficarem mais fresquinhos!!
aldaraokupa
Membro

quinta jul 01, 2010 7:11 pm

ora muito boas tardes minha gente!!!
fiquei estes dias sem net, por isso nao dei as novidades. bem, ja mudei jaula...sao tao lindos!!lol
ja tirei fotos, depois a ver se as consigo por aqui.a anubis aproxima-se mais de mim...peguei nela com uma mao despida e com a luva na outra e nao me tentou morder...acho que ja é um avanço!!!!normal que se assustou um bocado, mas nada de trincas. pu-la na transportadora anquanto tratava dos pequenos e da jaula...fiz tudo um bocado a pressa porque nao quis separa-los muito da mae.ela saiu da transportadora e andava a investigar e a saber dos filhos!lol so que tive de a por la de novo porque nao podia fazer atençao as duas coisas!!!ela tentou fugir quando a ia por la de novo, mas sem ataques a minha pobre mao!!jeje

os meninos tao lindos!!ainda nao abrem os olhos, mas ja andam pela jaula a procura da teta da mae!!coitada, as vezes leva-os pendurados nas tetas...!!! :roll: :lol:
o meu namorado ontem tentou fazer-lhe uma fdesta com o dedo e ela trincou-o...lol mas a mim nao tentou mais e vem ter comigo para me cheirar..as tantas nao gosta dele!!mas ja reparei que ca fora é mais acessivel, por isso vou começar a tira-la mais a ver que acontece...

na sexta fazem duas semanas....eu vou ficar com alguns, mas bem se alguem quiser algum agradeço!!!!!!ate porque ainda nao arranjei mais donos..e nao posso ficar com todos!

é verdade, como falço para ver se saomachos ou femeas???tenho algo de confusao em rtelaçao a isso..lol

em breve, ponho as fotos!!
Raphahel
Membro

quinta jul 01, 2010 8:19 pm

os machos e femeas distinguem-se bem...muito bem XD é só olhar para as partes baixas! os rapazes têm tintins XD
Mas só se tornam mais evidentes lá para as 3/4 semanas de idade :)
O facto de ela morder mais dentro da gaioka é normal, a minha antes mordia dentro da gaiola também mas quando a tirava ca para fora so tentava esquivar-se das mãos. É que dentro da gaiola é território deles, cá fora é território desconhecido. É por isso que quando se fazem adições na familia deve-se apresentar as ratazanas em solo neutro, fora da gaiola!
às 5 semanas separa os canitos,por ess altura ja se tornam sexualmente maduros.
aldaraokupa
Membro

quinta jul 01, 2010 9:28 pm

pois...so que por enquanto parecem-me todos machos!!!lol

mas por exemplo, o hiru nao morde, nunka mordeu...e e eu ponho as maos e ate a kabeça dentro da jaula e ele tasse bem...ao quando nao quer ser xateado, empurra-me com as patas mais nada...supostamente os machos deveriam de ser mais territoriais, na??

agorta ando pra aqui a practikar com a anubis e com as luvas...é verdade, ouvi dizer que ha outras formas de os corregir...e que se lhe dao sapatadas??achas que isso ajuda ou nao, que é pior??
aldaraokupa
Membro

quinta jul 01, 2010 10:28 pm

URGENCIA!!!!
tava agora a pegar nos pequeninos, que andavam a passear, e reparei que aquele mais pequenino e franzino tem a cauda tipo...torta!!tem a caudinha tipo escada..e ainda antes de ontem nao estava assim!!!reparei que lhe custa um bocado mais que aos outros manter o equilibrio...alguem sabe o que podera ser???
Raphahel
Membro

quinta jul 01, 2010 10:32 pm

O mais certo foi ter partido o rabo! Ou a mãe deixou-o cair enquanto ele estava a mamar e ela trepou ou ela pisou-o...não sei se se possa fazer algo nessa situação,é normal que lhe doa e que tenho problemas de equilíbrio,mas com o tempo ele habitua-se...o problema maior neste momento são as dores que o coitado possa ter :s
duvido que o veterinário possa fazer alguma coisa num bichinho tão pequenino,mas leva-lo lá seria a melhor opção,mas como não pode estar separado da mãe muito tempo teria de levara familia toda...
Raphahel
Membro

quinta jul 01, 2010 10:38 pm

Respondendo ao post anterior. As únicas diferenças comportamentais entre machos e fêmeas,é que os machos são mais pachorrentos,enquanto as fêmeas são mais agitadas. Serem territoriais ou não depende da personalidade de cada individuo. O macho da minha rima é um pachorrento de primeira que só se consegue tirar da gaiola se o tirarmos de rabo e não aceita comida pelas mãos. Já a minha Tita,não gosta muito de ser agarrada (mas ja tolera mais) e come tudo o que se lhe dá à mão,agarrando com uma rapidez estrondosa e foge de seguida e é muito irrequieta!
Responder

Voltar para “Exóticos”