areia de gato para coelho - faz mal?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta jun 24, 2010 7:02 pm

Eu nem vou comentar sobre a diferenciação feita aqui entre o gerbo (que merece todas as mordomias) e o coelho (que pelos vistos não merece). É que mais vale eu nem ir por aí.

A casinha sei lá o quê chama-se toca e é o local onde o coelho pode descansar, proteger-se do frio... é como a nossa cama. Conseguia viver sem a sua cama? Conseguir conseguia, mas não seria lá muito feliz, pois não? Não se trata de dar mordomias desnecessárias, mas sim de dar o melhor que podemos. Já agora, os coelhos selvagens também usam tocas.

A areia "especial que custa balúrdios" é a areia que não faz mal ao coelho! Areia de gato faz mal ao coelho sim! Tem pó! provoca problemas nas vias respiratórias! Até aos gatos essa areia pode fazer mal, quanto mais! Poupe na areia, sim, faz bem! Depois não poupa no veterinário nem no sofrimento do seu animal! Aliás, você só acha que a areia própria custa um balúrdio porque limpa a gaiola e troca a areia todos os dias. Com o substrato certo isso é mais do que desnecessário. É um "exagero".

Eu uso cat's best e desculpe que lhe diga, mas é o melhor absorvente que eu conheço! E eu só limpo a gaiola (incluindo wc, que sim, ele tem) uma vez por semana! E é só por descargo de consciência, porque sinceramente nem é necessário limpá-la todas as semanas (o cat's best é assim, bom!).

Já agora, os coelhos que andam aí a correr pelo mato... têm areia de gato? Eu acho que não, mas se calhar estou enganada.

Chame-lhe mordomia e esquisitice. Eu chamo-lhe dar o melhor ao meu animal. Que sim, merece exactamente as mesmas "mordomias" (não que eu pense que são) do que os gerbos.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jun 24, 2010 7:32 pm

GSfanatic Escreveu:Eu nem vou comentar sobre a diferenciação feita aqui entre o gerbo (que merece todas as mordomias) e o coelho (que pelos vistos não merece). É que mais vale eu nem ir por aí.

A casinha sei lá o quê chama-se toca e é o local onde o coelho pode descansar, proteger-se do frio... é como a nossa cama. Conseguia viver sem a sua cama? Conseguir conseguia, mas não seria lá muito feliz, pois não? Não se trata de dar mordomias desnecessárias, mas sim de dar o melhor que podemos. Já agora, os coelhos selvagens também usam tocas.

A areia "especial que custa balúrdios" é a areia que não faz mal ao coelho! Areia de gato faz mal ao coelho sim! Tem pó! provoca problemas nas vias respiratórias! Até aos gatos essa areia pode fazer mal, quanto mais! Poupe na areia, sim, faz bem! Depois não poupa no veterinário nem no sofrimento do seu animal! Aliás, você só acha que a areia própria custa um balúrdio porque limpa a gaiola e troca a areia todos os dias. Com o substrato certo isso é mais do que desnecessário. É um "exagero".

Eu uso cat's best e desculpe que lhe diga, mas é o melhor absorvente que eu conheço! E eu só limpo a gaiola (incluindo wc, que sim, ele tem) uma vez por semana! E é só por descargo de consciência, porque sinceramente nem é necessário limpá-la todas as semanas (o cat's best é assim, bom!).

Já agora, os coelhos que andam aí a correr pelo mato... têm areia de gato? Eu acho que não, mas se calhar estou enganada.

Chame-lhe mordomia e esquisitice. Eu chamo-lhe dar o melhor ao meu animal. Que sim, merece exactamente as mesmas "mordomias" (não que eu pense que são) do que os gerbos.
X2
chinchy
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 4:10 pm

quinta jun 24, 2010 8:25 pm

olha o qeu eu queria dizer e que um gerbo precisa de muito mais entretedimento como uma roda, e brinquedos e assim ao passo que um coelho se safa muito melhor.

e sim nao acho que um coelho mereça tantas mordomias como um gerbo, ja que demora muito mais tempo a aborrecer. e ja agora eu como os meus coelhos portanto ano, nao os trato como se fosse unicamente animais de companhia: nao quer dizer que nao sejam bem tratados.

e o curral dos meus coelhos e prefeitamentamente adequado, se nao, o vet nao o aprovava.

e pa alem disso o comentario "e carrissimo" e so pq e muito mais caro que a areia de gato ou nao? eu compro corncobs e e 10 euros 10 litros, que tem que admitir que e bem mais caro. ou arranja mais barato? faça favor de me dizer onde por favor!
GSfanatic
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 8:59 pm

Tem a certeza que demora muito mais tempo a aborrecer? Porque acha que os coelhos devem sair da gaiola, nem que seja por 1 hora? Porque acha que quando estão cá fora, correm que se farta e dão pulinhos de alegria? Porque acha que existem brinquedos para coelho? Os coelhos merecem e necessitam as mesmas "mordomias" do que os gerbos!

Os seus coelhos são para comer (isso já eu tinha percebido), mas o coelho da Bicocas não é para comer! É de estimação! Portanto a ideia aqui é... estimá-lo! Não se trata aqui de deixá-lo bem gordinho para ir para a panela, mas sim mantê-lo feliz o máximo possível.

A minha avó também criava coelhos para alimento e eles também não tinham brinquedos, não tinham "mordomias" e estavam bem tratados e sem doenças (quem quer comer um animal doente?). No entanto acha que eu algum dia manteria o meu coelho (que é de companhia) nas mesmas condições que a minha avó mantinha os dela? Deus me livre! Não, o meu coelho tem toca (novamente, os coelhos selvagens também usam toca), tem wc com cat's best (e na gaiola somente o wc tem substrato), tem uma bola de feno com sininho (que ele adora tocar e eu acho super irritante), tem bolas onde eu coloco a comida e ele anda com aquilo até sair a comida, tem pedaços de madeira e todas as noites sai da gaiola e dá umas voltinhas pelo meu quarto, para esticar as pernas.

Eu não disse que o seu curral não era adequado. Acredito que seja. Para coelhos que servem de alimento, não para coelhos de companhia.

E o comentário do "caríssimo" não era para si, mas sim para a pessoa que compra areia de gato para o seu coelho, porque os outros substratos são caros.

Cat's Best, 15L, 11€. Se for de Lisboa ou arredores e tiver meio de transporte, eu digo-lhe por mp onde encontro. O corn cobs usei uma vez e jurei para nunca mais. Com os meus animais não funcionou tão bem quanto o cat's best.

E existe uma grande diferença entre "merecer" e "necessitar". Qualquer animal de companhia merece todas as mordomias possíveis (pelo simples facto de que é o nosso animal e gostamos dele), mesmo que não necessite. Se calhar não está a expressar-se lá muito bem, pois está a usar a palavra errada.

Já agora, quanto tempo mantém os seus coelhos até os comer? Com toda a certeza não é até à velhice, pois não? É que os coelhos vivem em média 8 anos (conheci um com 12 anos). Acha mesmo que se um coelho vivesse nas condições que os seus vivem por 8 ou até 12 anos não chegaria a um ponto em que ficaria stressado? Pense bem no caso. Mas não pense como dona de coelhos para alimento, mas sim como pessoa que gosta de animais.
MouTiL
Membro
Registado: quarta jan 12, 2005 2:33 pm

sexta jun 25, 2010 10:30 am

GSfanatic :wink:
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

sexta jun 25, 2010 10:56 am

Que seja ponto acente o que o GSfanatic disse, pois areia dos gatos faz mal, resumindo:

1- Efeitos nocivos a nivel respiratorio acumulativos (é certinho direitinho que ficará a medio-longo prazo)

2- Efeitos a nivel do figado (dependendo da areia de gato este é outro problema)

3- Possivel efeitos a nivel renal com aparecimento de hematuria (embora tal nao esteja ainda comprovado)

Como foi dito o Cats Best é o melhor, corn cobs não é aconselhavel para coelhos.

Aqui em Portugal os coelhos de companhia têm uma média de vida inferior aos demais paises por vários motivos, desde criação irresponsável a maus cuidados, a falta de esterilização nas fêmeas, etc etc etc...

Embora nada lhe garanta um tempo de vida máxima do seu coelho, ao utilizar areia estará a motivar um final mais precoce e bem mais doloroso quer para ele quer para o seu bolso quando tiver que ir ao Vet de urgencia.
Bicocas
Membro Júnior
Registado: quinta jun 24, 2010 10:34 am

sexta jun 25, 2010 11:24 am

Bem, eu não queria causar tanta polémica, só me queria aconselhar...

Eu sei que os coelhos selvagens têm tocas... e :twisted:

Agora uma questão que penso ser de alguma pertinencia:
- Cats best é o melhor: e não é para gatos? Que composto é? (nunca vi, não conheço)

Vou então procurar algo que não prejudique tanto o Orelhas, já que ele não é para comer e nós queremos que ele viva saudavel por muitos anos!
8)
GSfanatic
Membro Veterano

sexta jun 25, 2010 12:08 pm

Bicocas Escreveu:Bem, eu não queria causar tanta polémica, só me queria aconselhar...

- Cats best é o melhor: e não é para gatos? Que composto é? (nunca vi, não conheço)

Vou então procurar algo que não prejudique tanto o Orelhas, já que ele não é para comer e nós queremos que ele viva saudavel por muitos anos!
8)
E? Não estava a dizer que os coelhos que andam no mato também se aguentam bem sem mordomias? Pelos vistos os coelhos que andam no mato não pensam que uma toca seja uma mordomia desnecessária. Não pensei que fosse tão difícil compreender a dica, mas pronto, eu não me importo de fazer o desenho.

:twisted: :twisted: (também sei usá-los :twisted:)

Cat's Best são os tais rolinhos de madeira prensada. Com o chichi os rolinhos desfazem-se, absorvendo o líquido. Não sei como é possível dizer que o cat's best não absorve nada, sinceramente. Se calhar não coloca é quantidade suficiente. Experimente comprar o wc, colocar cat's best lá dentro (uma quantidade decente) e colocá-lo no canto onde o coelho faz as suas necessidades.

Ah, é verdade, não é exactamente necessário comprar o wc. Eu comprei um para o meu coelho e ele detestou-o. Então agarrei num prato daqueles que se colocam por baixo dos vasos e disso ele já gostou e é aí que faz as suas necessidades. É só uma dica, para não gastar dinheiro "desnecessariamente".
Bicocas
Membro Júnior
Registado: quinta jun 24, 2010 10:34 am

sexta jun 25, 2010 1:07 pm

Bom, o que eu quero dizer é que não é preciso cair em exageros e fanatismos com os animais de estimação. Não é preciso tornar-se ofensivo(a)

Já usei esses rolinhos, não sei de que nome e em quantidade (pq quando o Orelhas veio apra nossa casa eu enchia literalmente todo o chão da gaiola com isso, pois nem sequer sabia que eles tal como os gatos elegem um sitio espeicificos para urinar, e o material não me agradou.
Tambem já vi umas "areias" em silica mas como não conheço ninguém que as use não sei como funcionam, se bem, se mal....

Quanto a ter tocas dentro da gaiola, de facto não me parece obrigatório... pode-se ter muita coisa, ou ter pouca, desde que os bichos estejam bem. À noite tapo-o e ele fica mt bem.
GSfanatic
Membro Veterano

sexta jun 25, 2010 3:41 pm

O problema foi ter considerado fanatismo e exagero dar o mínimo necessário ao nosso animal para ser feliz e ter mais possibilidades de viver por mais tempo, com saúde. Usar substrato decente-mais caro, sim, mas decente- não é um exagero e muito menos fanatismo. O mesmo digo de ter uma casinha (toca) na gaiola. Quando leio coisas dessas, e ainda leio uma "amante dos animais" a concordar e a dizer que os coelhos não merecem essas mordomias (apesar dos gerbos, que calham ser os animais de estimação dela, que coincidência, merecerem)... salta-me um pouco a tampa.

Não sei que marca de rolinhos comprou, mas a que eu compro é esta

http://3.bp.blogspot.com/_IL62neKBqN4/S ... agem+3.png

A que tem a imagem do papagaio.

O que é que não gostou no cat's best? Foi o facto daquilo se ter desfeito? É que não estou mesmo a ver o cat's best a não absorver bem a urina. E eu já usei várias marcas de cat's best até me ficar pela da imagem e nenhuma das usadas me causou problemas.

Com o corn cobs a urina simplesmente foi parar ao fundo do wc e quando mudei o substrato estava uma mini-poça no fundo. As aparas agarram-se ao pêlo e o meu coelho não gosta (deita tudo para fora). Até agora só mesmo o cat's best é que funcionou como deve ser.

Na foto está também um litter da friskies... não experimente esse! É dinheiro mal gasto. Eu que o diga, pois na fase de experimentação com substratos comprei esse e ui! Uma montanha de pó por todo o lado (passei a noite com uma crise de asma daquelas!) e no dia seguinte estavam o wc e o coelho todos borrados.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

sexta jun 25, 2010 3:48 pm

Atenção que ha lojas que vendem os rolos dos recuperadores de calor (de pinho e cedro que são tóxicos até com o contacto da urina) e estes absorvem geralmente menos que o Cats Best.

Cats Best pese o nome pois foi concebido para gatos, no entanto o facto de ser bastante absorvente e principalmente nao nocivo tornou este produto um produto aconselhado para Aves (geralmente mais usado para papagaios e aves de grande porte), coelhos, chins etc...
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

sexta jun 25, 2010 3:58 pm

Bicocas Escreveu:Bem, eu não queria causar tanta polémica, só me queria aconselhar...

8)
Sao uns cubos de madeira prensada, tenho uma chinchila e para mim é melhor nao deita oderes nenhuns.
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

sexta jun 25, 2010 4:09 pm

cinza2009 Escreveu:
Sao uns cubos de madeira prensada, tenho uma chinchila e para mim é melhor nao deita oderes nenhuns.

Por acaso estava curiosa relativamente a isso mas não queria fazer off-topic. Tenho duas chinchilas e queria saber se também seria indicado para elas, se seria mais higiénico...?
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

sábado jun 26, 2010 6:05 pm

eu acho que à animais que são mimados de mais (não estou a acusar ninguem, atenção) Enquanto o meu satitão foi vivo, nos primeiros meses usei areia para gato, porque não encotrava os tais cubinhos de madeira prençada na minha região. Mas, quando o meu querido saltitão tinha seis meses, abriu uma loja de animais onde vendiam os tais cubinhos de madeira muito bons e a preço acessivel 15L, 9 euros. Mas eu numca usei bolas nem brinquedos para ele. Bastava-me soltalo umas duas horas ´la por minha casa e quando não estava nem calor nem frio, ia um bocado para o meu jardim, sempre vigiado por mim, é claro. O meu Saltitão numa teve esses brinquedos, nem bolas nem nada do genero, mas enquanto viveu foi feliz (morreu de doença, nem tive tempo de o levar ao vet :cry: )
Este é o meu ponto de vista: eu acho que os animais precisam de ir ao vet (se não queremos que adoeçam) de comida e de água e de amor e carinho (e outras coisas mais), mas isto basta-lhe para serem felizes! Ou não será esse o objectivo de ter um animal? Fazelo feliz. Ou estarei enganada?
GSfanatic
Membro Veterano

sábado jun 26, 2010 7:27 pm

Concordo plenamente. Mas nem sempre temos tempo para soltar os nossos animais, portanto, para que eles não fiquem infelizes nesses dias em que não são soltos, para que tenham algo com que se distrair, colocamos brinquedos nas gaiolas. O meu coelho não tem os brinquedos sempre na gaiola (dava cabo deles em três tempos). Coloco-os lá nos dias em que não posso soltá-lo. Quando está solto eu própria brinco com ele.

Eu não vejo dar brinquedos ao nosso animal como mimá-lo demais. Eu também brinco (pronto, jogo playstation), eu também saio para me distrair... porque raio não hão-de os meus animais ter o mesmo direito? Principalmente quando se trata de um animal que não tem companhia da mesma espécie.

O meu coelho também não tinha brinquedos no início. Eu soltava-o à noite, passava tempo com ele e depois colocava-o na gaiola para ele descansar, comer, beber... e para eu poder ir dormir. Numa certa noite eu cheguei a casa mal disposta (acontece a qualquer um) e não soltei o Tobias (dei-lhe miminhos, visto a gaiola estar mesmo ao lado da minha cama, mas não o soltei). Até que, a meio da noite, estava eu descansada a dormir quando acordo sobressaltada por causa do barulho que vinha da gaiola do Tobias. Quando olhei para a gaiola estava ele completamente louco, a andar à roda, a roer a plataforma (que é de plástico), a bater com as grades (até pensei que partia os dentes), a roer o pêlo... e por mais que eu tentasse impedi-lo, ele não parava. Soltei-o novamente, passei a noite quase toda acordada e ele passeava pelo quarto, feliz da vida. No dia seguinte fui à loja de animais procurar brinquedos. Foi aí que comprei a bola de feno com o sino (que ele adorou e é a única coisa que fica sempre na gaiola). Depois disso, a pouco e pouco, fui comprando brinquedos. Só sei que nem sempre o solto (nos dias em que chego cansada ou quando chego tarde da faculdade), às vezes simplesmente coloco lá os brinquedos e ele nunca mais teve ataques desses.

Mimei-o? Não me parece que seja mimo dar-lhe o necessário para ser feliz e não ficar stressado. Se calhar outros coelhos não precisam de brinquedos, mas o meu precisa e mais importante, MERECE.

Mas para mim, o mais importante neste tópico é a alteração do substrato (e foi apenas isso e a toca que eu considerei mais importante, pois os brinquedos são facultativos). Até podia ser que o coelho da user nunca viesse a ter problemas devido ao substrato, mas para quê arriscar?
Responder

Voltar para “Exóticos”