O meu coelho tem as patas traseiras feridas...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda nov 03, 2003 11:43 pm

Olá a Todos!

Há cerca de 2 semanas que noto que o meu Tim Tim, um coelho angorá anão, está triste, pouco se mexe na gaiola e não tem comido como comia, além de ter o pêlo todo espetado no lombo :roll: :roll: :roll:

Ontem fui penteá-lo, para ver se o pêlo baixava e ficava mais bonito e reparei que ele não me deixava mexer - lhe nas patas traseiras e vi, o pouco que ele me deixou :? , que tinha cócós agarrados, começei a tirá-los mas ele estava constantemente a mexer- se e a fugir e após algum tempo, consegui tirar uma boa parte e por baixo do pêlo reparei que a pele está um bocado ferida, muito vermelha :o :o ....

O que será que lhe aconteceu?? Será que é das pedras do fundo da gaiola? Ele tem muita palha em cima das pedras, não está directamente em cima das pedras, o que é que acham?? :o :o

Se me puderem ajudar, agradeço...

Agora com o tempo chuvoso ele não tem ido brincar para o quintal, e só o solto em casa, mas ele em casa não gosta, aninha - se num canto, e não sai de lá :( :( ... nem se mexe...
Ele gosta é do quintal, onde pode correr entre a erva, fazer buracos que devem ser as tocas e comer as couves do meu pai ;) :lol: :lol:

Tchinho
andreialima
Membro
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

terça nov 04, 2003 12:39 am

Pode bem ser da areia. Porque é que não usas antes fitas de pinho? São mais baratas e são muito fofinhas. Podes sempre comprar uma "casa de banho" que se coloca no canto das gaiolas. Ai sim podes colocar a areia. Os veterinários até desaconselham o uso de areia porque eles podem comer e arranjar graves problemas de saúde.

Mas se quizeres aguarda mais um pouco que mais alguém te ha-de responder.

Beijinhos e as melhoras para o teu Tim Tim.
Tchinho
Membro Veterano

terça nov 04, 2003 12:47 pm

Olá AndreiaLima!

Eu vou com o Tim Tim amanhã ao veterinário para ele levar a pica e aproveito e vejo o que é que ele me diz das patas ;)

Não queria que ele me morresse :( ... quando eles começam a ficar assim, acabam sempre por morrer... foi o que se passou com os outros :cry: :cry: :cry:

O meu Eguinhas só durou 2 anos e a Milu só durou 6 meses... :cry: :cry:

O Minhoquinho durou 5 anos...

Tchinho
johnny_mnemonic
Registado: quarta set 24, 2003 9:50 pm

quarta nov 05, 2003 5:55 pm

Se por acaso a tua gaiola tiver uma rede metalica como fundo, pode ser a explicação. Eu já tive um porquinho da india que sofreu do mesmo problema porque a gaiola onde estava tinha esse tipo de fundo. Infelizmente as feridas originaram uma infecção e o veterinário nao pode fazer nada por ele.
Sei que é comum usar esse tipo de gaiola pois torna mais fácil a limpeza mas não é aconselhada por poder originar este tipo de problemas.
Espero ter ajudado.
Tchinho
Membro Veterano

quinta nov 06, 2003 11:23 am

Olá a todos!

Ontem não cheguei a ir ao vet, não deu :( :( ... o médico que eu quero só lá está às 2ª e 4ª feiras, agora tenho de esperar por 2ª :roll: :roll:

Eu não utilizo as aparas de pinho, porque o meu Tim Tim deita aquilo tudo para fora da gaiola e a minha mãe está-me sempre a chatear a cabeça :( ... por isso utilizo as pedras para gato...

Em relação à gaiola, a minha não tem grade em baixo...

Como hoje está sol e não chove a alguns dias, vou por o meu Tim tim no jardim para ele ver se espevita ;) ;)

Beijinhos

Tchinho
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

quinta nov 06, 2003 12:20 pm

Olá Tchinho.
Também concordo com a Andreialima.O litter de gato e corrosivo para as patinhas dos porquinhos,devias era usar as aparas de madeira,ou madeira prensada..

Porque nao fazes isso e colocas umas tiras de cartao a toda a volta da gaiola,entre a base a a propria gaiola,de modo ao porquinho n atirar aparas para fora da gaiola??.
<p>Me myself and my pets</p>
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

quinta nov 06, 2003 2:42 pm

Olá, Tchinho!

Já tive uma coelha com feridas dessas nas patas, que também acabou por morrer (foi eutanasiada, pois as feridas, que se tornaram purulentas, não saravam apesar do tratamento e ela emagreceu brutalmente). Ontem estive a ver um livro que é considerado dos melhores em veterinária de roedores e li, na transversal, algumas coisas relacionadas com este assunto. O problema maior parece residir na evolução das feridas para septicémia. Se quiseres, indica-me o teu endereço em pm, para te enviar fotocópias. Caso o vet a que fores não conheça, poderás mostrar-lhe.
Para já, como disseram os outros foristas, trata de tornar o mais macio possível o local em que o Tim Tim pisa. Gaiolas demasiado pequenas também podem estar na origem do problema.
Limpa as feridas utilizando gaze com soro fisiológico e aplica pomada Bacitracina, três vezes ao dia.

Beijinhos.
Marta
Tchinho
Membro Veterano

quinta nov 06, 2003 4:00 pm

Olá Rochamar

Já te mandei uma pm, com o mail para onde poderás enviar as cópias... obrigada... :)

Vi na descrição dos teus animais, que tens rãs... como são elas???

Beijinhos

Tchinho
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta nov 13, 2003 12:37 pm

Já o levaste ao veterinário? Se precisares de um na zona de Lisboa, aconselho-te o de Telheiras...

Maria
Tchinho
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 2:22 pm

mm coelho!

Ele já está bom, já não tem nada!! :) :) :) :) :)

Obrigada e beijinhos

Tchinho
Responder

Voltar para “Exóticos”