"fechado" temporariamente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

domingo nov 02, 2003 8:33 pm

...
Última edição por Rita_kikas em sexta nov 07, 2003 12:14 pm, editado 3 vezes no total.
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

domingo nov 02, 2003 9:32 pm

Olá a todos, :lol:
Não entendo muito bem porque é que a rita_kikas vem repetir este texto aqui, uma vez que já o colocou em julho no forum dos furões... Mas este texto tem alguns erros que foram mencionados em http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 83&start=0 . ;)
Um abraço,
Moya
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

segunda nov 03, 2003 2:44 am

Ola Rita_kikas.
Devemos participar,e isso é vantajoso para todos ,porque vamos partilhando conhecimentos uns com os outros.Deve ser usada a experiencia propria, como a moya e outros fazem...
Mas transcrever um texto de um site é maçador , é demasiado extenso
( e neste caso com algumas informações menos corretas)
Então quando o fazem em duplicado ,pior ainda :o !!
afinal, ler sites na net todos sabemos;) .
<p>Me myself and my pets</p>
Felisberta
Membro
Registado: quinta jul 31, 2003 4:36 pm
Contacto:

terça nov 04, 2003 1:44 pm

Olá, eu não tenho um furão nem pretendo ter tão depressa pois á pouco tempo adquiri um cão da pradaria e nem a minha mãe ia gostar nem eu tenho tempo para mais animais. Mas é um animal que me interessa bastante e está presente nas minhas perspectivas futuras :).

Por isso gostava que me ajudassem com alguns esclarecimentos:

-Quanto ao cheiro é possiveçl retirar as glandulas que o produzem ou qualquer coisa parecida?

-Quanto ao ciu os furões fêmeas têm o ciu parecido com o das cadelas que sujam tudo por toda a parte ou como as gatas que nem se nota?

- Quando tive na exposição de chinchillas a dona do Tobias disse-me que apenas o soltava quando ela estva em casa, porque? Visto que eles não são roedores não estragam a casa, ou será que é por terem a mania de roubar. Á alguma coisa em especial para que eles não possam andar soltos como os gatos, visto que são parecidos com estes?

Obrigado,
Pat.
Moya
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 04, 2003 3:08 pm

Olá felisberta,
Para te ser muito sincera acho cruel retirar as glandulas aos furões... Um furão é um furão, e todos sabemos que tem um odor caracteristico... Poderás ter certos cuidados para que o cheiro não seja intenso e incomodativo mas eu era incapaz de submeter qualquer um dos meus rasteirinhos a semelhante operação.
Dou-lhes banho 1 vez por mês, no inverno de 2 em 2 meses... E limpo-os com toalhinhas dodots.
Acaba por ser como aquelas pessoas que têm gatos porque gostam muito mas depois mandam retirar as garras para não estragarem os sofás e as cortinas... Mais valia não terem, não é?
Mas isto é apenas a minha opinião ;)
Podes ler mais sobre como limpá-los no forum dos furões.
Em relação a deixa-los soltos... Como sabes tenho 5 furões... O Godot, a Kena, a Buffy e a Famke vivem no terraço grande parte do tempo... Estão sempre soltos, excepto quando solto outros animais lá fora como os porquinhos, os chins ou os cães da pradaria. Tenho o terraço arranjado de forma a que eles não consigam fugir, têm os tubos, uma caixa cheia de brinquedos, redes para trepar, uma piscina para eles e várias caminhas... Vêm dentro de casa regularmente mas aos pares ou individualmente... É o caos 5 furões a correrem dentro de casa ao mesmo tempo ;)
A Bianca, princesinha do lar, vive dentro de casa, tem uma gaiola onde está presa quando eu não estou em casa... As razões pelas quais não a deixo solta quando não estou são várias, entre as quais o facto de ela trepar a tudo e às vezes não sabe descer, ou porque uma das gatas não é muito tolerante com ela, ou porque ela tenta trepar para dentro do aquário, ou porque vai chatear os pássaros, os marsupiais ou os esquilos... Enfim, é uma taralhoca mas eu adoro-a... :p
A vantagem é que um furão chega a dormir quase 20 horas por dia, por isso não se chateia nada em passar o dia na gaiola desde que quando estás em casa ele possa brincar e correr.
Ás vezes a bianca está a dormir tão profundamente que vou buscá-la à gaiola e levo-a para a cama comigo e ela nem acorda :)
Quanto ao cio, não se nota... É como os gatos, com a excepção que não anda a miar atrás de ti ;) Fica com a vulva inchada mas nem tem corrimentos nem nada desse género.
Um abraço,
Moya
Felisberta
Membro
Registado: quinta jul 31, 2003 4:36 pm
Contacto:

terça nov 04, 2003 6:57 pm

Ok. Então quer dizer que se só tivesses a Bianca não haveria problema em deixa-la solta quando estás fora de casa? Excepto a parte de subir para sitios de onde não consegue sair :) mas acho que acabava por aprender :).

Porque não podes soltar os furões, com por exemplo os porquinhbos da india? Eles fazem mal uns aos outros?

Beijinhos,
Pat.
Moya
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 04, 2003 7:36 pm

Oi Felisberta,
A razão pela qual não deixaria a Bianca solta quando não estou é porque ela ainda é uma bebé... Quando crescer logo veremos ;)

Os furões têm instintos naturais que lhes dizem que uma coisinha peluda a correr à frente deles é "jantar"... Acho que entendes o que quero dizer :oops:

No entanto, a Bianca brinca com os cães da pradaria e muitas vezes pede para ir para a gaiola deles e dão-se muito bem... Quando ela fôr adulta espero que não mude... Os outros 4 furões que tenho já vieram com 4 meses e 1 ano lá para casa, por isso não corro riscos de os juntar com os cães da pradaria...
Deixo a Bianca andar junto às gaiolas dos roedores embora sempre com os olhos nela, mas também não a deixo empoleirar-se nas gaiolas ou nada desse género... Se bem que eu acredito que ela não lhes faça mal, como explicar aos porquinhos, hamsters, gerbilhos e0 chinchillas que ela não faz mal? Prefiro evitar que eles stressem e que pensem que estão em perigo.
Um abraço,
Moya
Rita_kikas
Membro Veterano
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

terça nov 04, 2003 9:25 pm

A informação que dei NÃO FOI TIRADA DE UM SITE, fui eu que escrevi tudo, algumas informações estão erradas em Portugal mas não no Brasil Quanto a ter repetido como podem verificar até foi útil que pelo que eu vejo há pessoas que ainda têm algumas dúvidas e a minha informação quanto às características dele estão correctas.
Ainda há pessoas que gostam de furões mas não sabem da existência de um fórum só deles, ach que deveria de ser comunicado mais vezes.
Moya
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 04, 2003 9:50 pm

Pois é Rita... Continuo a achar a tua colaboração louvável mas uma vez que vivemos em Portugal e não no Brasil, acho errado estar a dizer aos leitores deste forum coisas como "Os ferrets vendidos são todos castrados e têm glândulas de odores retiradas para não exalar o seu cheiro característico. Castrar é um procedimento exigido para evitar a proliferação desta espécie, evitando assim um desequilíbrio ecológico. " - Se a Rita já sabe que essa informação está errada e que é um risco operar os furões e que a própria Rita_kikas diz que eles dificilmente sobrevivem na natureza, qual a razão de dizer que eles são castrados para evitar desiquilibrios ecológicos?
Assim como o nome das vacinas que não se vendem em Portugal sequer... Qual o propósito de pôr aqui uma informação que não pode ser posta em práctica? Nem sequer o nome das doenças é o nome pelo qual são conhecidas de forma comum em Portugal.
Já que a Rita já sabe os erros do primeiro texto, teria sido simpático corrigi-los antes de voltar a editar o mesmo texto ;)
Cumprimentos.
Moya
Barbie
Membro Veterano
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

terça nov 04, 2003 10:29 pm

Rita_kikas..subscrevo o que a Moya disse..e assim me defendo .Não necessito acrescentar mais nada.

Felisberta:
Eu tenho um furão bébe à pouco tempo.
Antes de o adquirir ouvia falar no cheiro ...como se fosse uma coisa insuportavel.
Isso não foi impedimento para te-lo..continuei querendo.
A verdade é que,agora que o tenho,ate confesso q gosto daquele cheiro; e comparando ao cheiro da Olga (basset houd) ate posso repetir uma frase que uma amiga uma vez disse:O cheiro do furao ao lado do cheiro do basset.....é perfume channel :lol: :lol:

Quanto a deixar solto.
Repare que o furao dorme cerca de 20 horas diarias..as outras 4 esta activo.Nessas 4 é o ideal para brincarmos com ele,dando lhe atencao .
Porque deixa-lo desamparado ,correndo o risco de se magoar e magoar outros animais de estimaçao,se ele pode estar confortavelmente dormindo em sua caminha,quentinho,dentro da sua gaiola?;) ;) ;)
Barbie
Membro Veterano
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

terça nov 04, 2003 10:50 pm

Por descargo de consciência, e porque não queria q e Rita_kikas ficasse injustamente ofendida comigo,resolvi expor o meu ponto de vista.

Aqui esta o site http//roedores.hypermart.net/terra/ferret.htm , e este o seu primeiro parágrafo
O Ferret, Mustela putorius furo, é um animal parente do conhecido furão aqui do Brasil. Trata-se de um pequeno carnívoro. Não é um roedor, como muitas pessoas pensam. Também não é um animal silvestre. Os ferrets foram domesticados antes mesmo dos gatos, no Egito. São tão domésticos que morreriam se fossem deixados livres, pois não sabem procurar comida sozinhos. Antigamente os europeus usavam o Ferret para caçar pequenos roedores, como esquilos e coelhos.

..e tchan tchan...aqui está o primeiro prágrafo do "trabalho" da Rita_kikas
O ferret (furão), Mustela Putorius Furo, é um animal da família mustelidae. Trata-se de um pequeno carnívoro. Não é um roedor como muitas pessoas pensam. Também não é um animal silvestre.
Os ferrets foram domesticados antes mesmo dos gatos, no Egipto. São tão domésticos que morreriam se fossem deixados livres, pois não sabem procurar comida sozinhos. Antigamente os europeus usavam ferrets para caçar pequenos roedores como esquilos e coelhos.

Alegacoes finais ???
Rita_kikas Escreveu: A informação que dei NÃO FOI TIRADA DE UM SITE, fui eu que escrevi tudo,
P.s.-Sempre me ensinaram a nao tirar o chapéu ,com chapéu alheio

;)
Rita_kikas
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 07, 2003 12:05 pm

Eu tirei a informação de vários sites brasileiros como podem verificar, o texto não é todo igual a esse site. Que eu saiba o animal é o mesmo se num site diz que ele não é um animal selvagem não posso pôr que é, não vou mudar a informação que tirei.
Eu juntei as informações que fui tirando de vários sites e juntei (fiz um resumo), é claro que se só tinha uns dados num determinado texto eu não poderia juntar mais. Mas estou a providenciar um novo texto com informações de um livro Inglês pondo outras que fui tirando daqui como em Portugal não se trata os furões da mesma maneira (eles não são castrados e isso...) mas de monemto ainda não tenho muito tempo.

Obrigado, Rita
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sexta nov 07, 2003 2:11 pm

Olá Rita!

Tu simplesmente copiaste e que trabalho dá isso?Não tomaste atençao aos erros ortograficos...pelo menos deverias ter feito um resumo por palavras tuas ou entao a partir daquelas informaçoes fazeres tu um texto próprio.

Mais depresssa se apanha um mentiroso que um coxo!

Adeus
mini
Responder

Voltar para “Exóticos”