Aracnídeo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
madpeter
Membro
Registado: sexta ago 18, 2006 8:38 pm

domingo set 30, 2007 1:03 pm

Aqui estão 4 fotos tiradas hoje

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

domingo set 30, 2007 1:20 pm

madpeter Escreveu:O hibridismo nas aranhas é muito raro. Raramente existem cruzamentos de
espécies embora possa ocorrer. No entanto, na maioria das espécies
conhecidas, à excepção talvez do género Tegenaria, os híbridos têm muito
menor capacidade de sobrevivência que os restantes. Este mecanismo não é
por acaso, é que a maioria dos araneomorfos, dispersa-se através do
vento e muitas espécies sobrevoam, literalmente, todo o globo. No
entanto, mesmo que alguns individuos surjam em determinada área, o que
se verifica é que não têm capacidade de se impor às restantes espécies
autóctones. Em relação a espanha e áfrica, não é necessario que ninguem
as traga, pois elas chegam a voar através do balooning. Portanto, regra
geral (há excepções e sao imprevisiveis), se uma espécie não existe cá,
é porque nõ se consegue impor. Certamente tem inimigos naturais, outras
espécies mais comuns que ocupam o mesmo nicho e condições fora do seu
optimo. Mas essas situações são relativamente simples de seguir hoje em
dia. Já ocorreram diversas introduções, especialmente nas épocas em que
se importavam plantas, frutos, etc das colónias e conhecem-se apenas
duas que tenham estabelecido populações em Portugal: Steatoda nobilis e
a mais recente Macrothele calpeiana..
É verdade , o hibridismo entre aranhas é raro e mesmo que uma espécie exótica (exótica = a não autóctene) apareça em Portugal e consiga hibridar com uma espécie autóctene e mesmo que esses hibridos sejam férteis e se reproduzam , o fenótipo e genótipo dessa espécie exótica será "absorvido" pelos sucessivos cruzamentos com a espécie autóctene e não mudará em nada o "pool" genético da espécie autóctene . Dou um exemplo : Se a uma população estável e com número de indíviduos conhecidos (por ex:100 ) de Lycosa fasciiventris , introduzirmos 3 exemplares do mesmo sexo de Lycosa tarentula e se efectuarem hibridações entre esses três indivíduos e entre três Lycosa fasciiventris os hibrídos F1 dessa geração posteriormente cruzar-se-ão com Lycosa fasciiventris formando hibrídos F2 sendo o seu código genético constituído 25% de genes de tarentula e 75 %de genes de fasciiventris e posterirmente se esses F2 se cruzarem outra vez com Lycosa fasciiventris formaram F3 com uma quase total ausência de genes de tarentula , e assim sucessivamente até não haver vestigíos de tarentula no código genético da fasciiventris , ou pelo menos muito poucos vestigíos.
Estás a perceber madpeter , é como se nós num litro de água deitá-se-mos para lá uma gota de lixívia , ela ia diluir-se no meu de tanta água e no final tinhamos água à mesma.
madpeter
Membro

domingo set 30, 2007 6:01 pm

De seguida deixo um conjunto de fotos, por baixo deixo o comentário a cada uma delas:

Imagem
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

1-Não identificada.. parece aquelas aranhas de jardim tipo "caranguejeira" pois tinha os 2 pares de patas dianteiros bastante escuros, maiores e mais fortes que os últimos 2 pares, que eram inclusivé transparentes. Veio do norte, concelho de sabrosa, distrito de vila real.
Completamente negra salvo os 2 pares de patas anteriores e tinha uma mancha no abdómen rodeada de vermelho que apesar de não se notar na foto, era tal e qual a imagem de um vaso com uma planta/árvore.
Largava muita teia, mas não se servia dela para captura.

2-Capturada na zona de lisboa, tem o abdómen cheio de partes bicudas e toda a aranha é bastante estranha.. Passa os dias pendurada e pode atacar enrolando em teia ou mordendo directamente, acho relevante o facto dela não mudar a forma como caça consoante o tamanho da presa pois já enrolou vitimas bastante pequenas e inofensivas bem como está correntemente há cerca de 3 horas a consumir uma mosca varejeira das maiores.

3-Aparenta ser uma aranha de teia, nunca enrolou nenhuma presa enquanto a tive, consumia-as directamente, não me recordo onde a capturei, talvez no norte, tinha um desenho no abdómen que parecia a cara de um bebé. Podem-se ver os olhos mas não me parece que os usasse muito..

4-Aranha de cozinha capturada numa cada do feijó em almada, parece à primeira vista uma aranha de solo, mas eu julgo que fosse de teia, tanto que no solo era desajeitada o que me fez crer que fosse da natureza dela estar sempre pendurada..

5-Uma das mais espectaculares aranhas que já tive e sem dúvida das mais agressivas que alguma vez vi.
Reflexo metalizado verde nas queliceras, toda preta excepto as partes que aparecem nas 3 fotos.
Não importava se era um lápis, um ferro ou o objecto que fosse se fosse ao encontro dela, ela mordia tipo pitbull, não largava tão cedo..
Sempre metida num buraco, meio feito por mim, forrado com teias por ela, sentia a presa nas teias circundantes à toca e atacava sem pensar muito, arrastando-a lá para dentro de seguida.

6-Uma pequena aranha saltadora no funchal, ilha da madeira. Não se pode dizer mto sobre ela, excepto que não sei a espécie a que pertence, foi só de passagem..

7-Na madeira igualmente, aranha bastante agressiva e aparentemente perigosa, digo isto porque é do tipo de aranha que parece reagir com mordeduras que mais tarde infectam quando é pressionada, por exemplo contra a roupa.. Pareceu-me bastante forte e com queliceras capazes de perfurar a pele humana com alguma facilidade..Encontrei uma destas dentro de um carro que estava prestes a conduzir, desapareceu enquanto a tentava capturar mas deu para perceber tanto na madeira como em lisboa (episódio do carro) que mal se sente ameaçada, atira-se para trás com relativa força, de facto, quando a tentava apanhar em lisboa, quando saltou bateu-me na mão, e tendo em conta o seu pequeno tamanho, pareceu-me bastante rija e forte!

8-Não foi capturada, somente fotografada, também no norte, nomeadamente em sabrosa, vila real.
Muito bonita esta aranha.. Com desenhos incriveis no topo do dorso (eu tenho chamado abdómen ao dorso, peço desculpa pela confusão!)
Parece-me familiar indirecta da aranha nº 3.

9-bastante pequena, ao vivo não pareceu nada com o que está na foto devido ao tamanho.. Fotografada no norte também na mesma localidade das outras..

10-Sempre achei incrivel este fenómeno, mais em aranhas do que em cobras porque devido à quitina quando as aranhas soltam a carapaça é como se outra aranha ficasse lá, oca, para além de que a aranha quando "renasce" parece com cores muito mais viva e mais fresca!
A primeira vez que vi o resultado de uma mudança de pele em cativeiro assustei-me porque julguei que outra aranha tinha surgido ao pé da minha, assim do nada :D

11-O que eu julgo ser uma hogna, se pudesse adivinhar disparava um macho.. mas não sei..
Um exemplar completamente calmo, a relaxar na sua pedra, já morreu, mas se houve alguma proximidade da hipotese de algum dia agarrar com a mão uma aranha, este exemplar foi o mais próximo disso acontecer.. Cheguei a tocar-lhe nas pontas das patas de tão previsivel e calma que ela era..

12-Deixei o melhor para o fim!
Sem dúvida uma lycosidae, mas também sem dúvida alguma, longe de ser uma hogna ou tarentula!
Costas, desenhos e coloração ligeiramente semelhante, mas este exemplar capturado em ferreira do alentejo foi a primeira aranha que eu vi na minha vida, com este tamanho e desta espécie, com aderência todo o terreno! Esta aranha não escorregava em vidro e era tal e qual uma barata ou uma osga, com aderência a tudo, sem falar na sua agilidade imensa!
Nas 4 fotos, à direita no topo, ela morta, no topo à esquerda, ela encaixada num buraco de um móvel, onde se meteu em meio segundo.
Nas fotos de baixo, a consumir uma mosca, agarrada a uma parede acrilica completamente vertical! Já tinha alguma previsibilidade pois para tirar estas fotografias foi bastante perto e sem tampa alguma.
uma das mais espectaculares aranhas que já tive o prazer de ter em casa!

Não sei as especies de nenhuma destas: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,12.
A 5 já vi o nome dela algures no aranhas.info e está oficializada em território nacional.

Estas foram as fotos mais importantes que descobri para aqui.. tenho pena de me faltarem algumas..

Cumps
aranhas
Registado: terça out 02, 2007 12:09 am

terça out 02, 2007 12:19 am

A pedido do madpeter cá vai:

1- Synema globosum (Thomisidae)

2- Cyrtophora citricola (Araneidae)

3- Araneus pallidus (Araneidae)

4- Steatoda nobilis (Theridiidae)

5- Segestria florentina (Segestriidae)

6- Salticidae - Não consigo identificar esta pela foto.

7- Cheiracanthium sp. (Miturgidae) - Também não é possivel identificar com a foto.

8- Araneus pallidus (Araneidae)

9- Gnaphosidae - completamente impossivel determinar a olho. Se for adulta e pequena como dizes, poderá ser dos géneros Zelotes ou Zelominor.

11- Provavelmente Hogna radiata (Lycosidae)

12- Zoropsis spinimana (Zoropsidae)

:wink:
agora toca a procurá-las no aranhas.info
jdiogo13
Membro
Registado: sábado ago 18, 2007 8:03 am

segunda out 08, 2007 6:29 pm

o que ritamagueiro?
adoro-as
<p><strong>N&atilde;o roubem, o Ministro n&atilde;o quer concorr&ecirc;ncia.</strong></p>
asperilus
Registado: sexta jul 23, 2010 4:47 pm

sexta jul 23, 2010 6:04 pm

Boas, um colega meu encontrou uma Lycosa e não sabe que especie é, eu fui la tirei uma fotos e ja encontrei algumas com bastantes semelhanças, nomeadamente uma que até foi colocada aqui neste post po madpeter, contudo esta apresenta algumas diferenças desta e outras que vi na net, nomeadamente o abdomen em que tem uma lista preta certinha e não em mancha.

se alguem me puder ajudar e colocar aqui alguma info onde posso certeficarme da especie ficaria agradecido

um abraço

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

[/img]
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jul 23, 2010 7:15 pm

Este tópico já tem uns aninhos...
Mas de qualquer forma, eu apesar de "aracnofobafo", tenho um estranho interesse em aranhas.

A info que se encontra escrita em português, indica na sua maioria que não existe aranhas venenosas em Portugal, o que não é correcto. O que existe é uma grande percentagem de aranhas que o seu veneno não é significante para o ser humano, umas por gliceras demasiado pequenas e incapazes de inocular veneno outras por as propriedades ou caracteristicas do veneno. No entanto temos dezenas de especies que podem provocar danos ao homem, quer por simples alergia (tal como nas abelhas ou outros), quer por potencialidade do veneno, e mesmo assim os estudos feitos sopbre as espécies autoctenes não permitem saber ao certo a potencialidade da maioria das espécies.
Simplesmente, tenham cuidado...
asperilus

sexta jul 23, 2010 7:27 pm

sim element, isso eu sei, mas precisava msm era de saber a especie....

abraço
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jul 23, 2010 7:32 pm

A espécie ao certo será dificil de te dizer... Mas para aranhas já foram referidos sites que onde te podem ajudar melhor.

Cumps.
aranhas

sexta jul 23, 2010 8:26 pm

Viva,
Para quem quiser saber mais sobre aranhas, o Naturdata tem a listagem completa das espécies de Portugal. É visitar, comentar, perguntar... o que queiram:

http://naturdata.com/taxa/Animalia/Arth ... da/Araneae

Quanto a esta aranha em concreto é uma aranha que está ainda em revisão pelo que o nome é um caso complexo. De qualquer forma, o nome final só deverá ser um de 3: Allocosa dufouri, Allocosa fasciiventris ou Lycosa fasciiventris.

Podem ver fotos desta mesma aranha no Naturdata em:

http://naturdata.com/Allocosa-fasciiventris-38150.htm

embora, como referi, seja temporário, uma vez que se encontra em revisão. Se precisarem de mais ajuda, não hesitem:

[email protected]

se quiserem participar e contribuir também agradecemos. Email, directamente na ficha por comentário ou pelo nosso facebook.

Espero ter ajudado.

p.s.: esta forma da foto é mais comum no Norte do País. É a forma (ou espécie, veremos) mais pequena deste grupo de licosídeos logo depois da (Hogna radiata forma pequena) mas também uma das mais bonitas.
aranhas

sexta jul 23, 2010 8:57 pm

esqueci-me de mencionar que por vezes os clientes cabovisão têm dificuldade em aceder ao site como é o caso hoje. É questão de aguardarem algumas horas e tentarem de novo; é problema conhecido que só será resolvido definitivamente no final de agosto.
asperilus

sexta jul 23, 2010 10:37 pm

obrigado, era mesmo isso que precisava, em tudo é idêntica, mas claro não sou taxonomista e isso é uma tarefa que requer uma enorme destreza....

Grande abraço
madpeter
Membro

terça jul 27, 2010 8:44 pm

mto porreiro saber q este tópico ainda mexe :P
ainda bem q nao apaguei a msg no email sem querer.

tao aranhas, ainda cá andas? ainda tenho a minha hogna no congelador, especimen espectacular :D

asperilus, é realmente mto gira essa aranha, pena q só tenhas o angulo de baixo, mesmo no site onde tem a foto do emídio so se ve por baixo, presumo q para evidenciar a tal barra no adbomen..

Já nao tenho aranhas ha bastante tempo, apesar q ha umas semanas apanhei uma de teia, mto pequena toda preta e com dorso e abdomen preto metalizado ao ponto de reflectir, como uma mini viuva negra mas sem a mancha.. achei piada e trouxe-a para casa, fez 1 saco de ovos, mais rapido do q eu poderia imaginar eclodiram, e em vez de deita-las forta ou mata-las(jamais) decidi abrir a caixa na sala, no meio das plantas, pq como se sabe, no combate a mosquitos sao fortes aliadas.. e como elas fogem mto mais de nós do q nós delas, passam indetectaveis e sao mto uteis!

Por falar em venenosas.. Dysdera fuscipes por exemplo, ja tive uma na Amadora, e outra q mordeu a minha mãe no Norte do país.. nao q lhe tenha dado necrose na pele, mas nao foi bonito não.. mtas vezes nao sao as toxinas do veneno mas as bacterias transportadas nas proprias queliceras, q em contacto com a carne infecta e se nao for tratado aí sim, nao é preciso grandes venenos para fortes consequencias.

q tal aranhas? pesco alguma coisa disto? :P

forte abraço a todos os spidlovers!
Responder

Voltar para “Exóticos”