Acasalamento de chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
SusanaC18
Membro Júnior
Registado: quarta ago 25, 2010 3:51 pm

quarta set 01, 2010 4:08 pm

Olá pessoal!
Primeiro queria agradecer as dicas e toda a ajuda que já me deram relacionadas com a minha nova chinchila! :)

Mas esteva a pensar...Tenho um amigo que também tem uma chinchila macho. Se um dia quisesse que a minha chinchila tenha crias, seria necessário arranjar permanentemente outro chinchila, ou poderia perguntar ao meu amigo se ele estaria disposto a ajudar-me nesta situação? (Porque não sei se tenho possibilidades financeiras para arranjar/manter outra chinchila)
Sei que no caso dos cães, há pessoas que fazem isto, até publicam anúncios na internet para arranjar um par para o seu cão/cadela e depois seguir a sua vida normalmente.
Sei que é provável que este método não se aplique a chinchilas, mas como eu não sei, poderiam ajudar-me?

Love, Susana
Kaht
Membro Júnior
Registado: quarta ago 13, 2008 4:16 pm

quarta set 01, 2010 7:25 pm

Mas senão tem condições de manter outra chinchila porque motivo quer criar uma geração? Não é assim tão simples vender ou dar o animal. Além de que depois ainda há os custos de tratar das crias e de as acompanhar no seu desenvolvimento, além de vir a gastar dinheiro também precisa de estar algum tempo com elas. Têm certeza absoluta que quer mesmo ter crias?
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

quarta set 01, 2010 9:10 pm

Pois, não te esqueças que tens de ficar pelo menos durante 2 meses com as crias até elas poderem ser dadas ou vendidas. Primeiro tens de ver se tens condições para manter as crias durante esse tempo em boas condições.
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

quarta set 01, 2010 9:38 pm

realmente se nao consegue sustentar 2 chinchilas, porque quer ter crias que dao muito mais trablho e despesa e tem de ficar com elas algum tempo?? e depois, ainda á a qestao do macho ser de outra pessoa, e juntar so para criarem, e separam-se novamente. acho que nao é muito bom para elas tambem, mas se estou enganada, corrijam-me. apenas acho que nisso nao se pode comparar a um cao. :oops:
MartinhaNS
Membro

quarta set 01, 2010 10:03 pm

tonilda Escreveu:realmente se nao consegue sustentar 2 chinchilas, porque quer ter crias que dao muito mais trablho e despesa e tem de ficar com elas algum tempo?? e depois, ainda á a qestao do macho ser de outra pessoa, e juntar so para criarem, e separam-se novamente. acho que nao é muito bom para elas tambem, mas se estou enganada, corrijam-me. apenas acho que nisso nao se pode comparar a um cao. :oops:

Concordo... Não sei quem é que no outro dia disse aqui no fórum que teve um casal de chinchilas durante imenso tempo e que só muito tempo depois de os ter juntado é que eles procriaram pela primeira vez.
Além de que "apresentar" duas chinchilas adultas costuma durar bastante tempo (por causa da troca de gaiolas e tudo o mais).
Não se pode pensar que é só juntar uma chinchila macho e outra fêmea e puff, fez-se o chocapic.
SusanaC18
Membro Júnior

quinta set 02, 2010 10:19 am

Sim, correcto mas creio não estar a ser clara xD
O maior problema aqui era comprar outra chinchila, porque são caras como sabem.
Mante-las eu consigo! :)

Mas pelos vistos, o melhor é ir juntando uns trocos para arranjar companhia à minha sophie ;)
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quinta set 02, 2010 4:44 pm

nao entendo como pode ser o problema comprar uma chinchila e manter nao! que eu saiba os preços das mutacoes mais comuns (nomeadamente cinza) nao vao alem dos 35 euros (pelo menos falo dos meus preços praticados e os do mercado). ora manter uma chinchila custa bem mais que isso. fora isso acredito que possa eventualmente secalhar ir a um canil arranjar uma chinchila abandonada (se bem que em portugal há muito poucas felizmente) as chinchilas costumam ser bastante complicadas em relaçao ao par. primeira dificuldade sera juntar dois adultos e depois te los o tempo suficiente para a femea entrar em cio, ser época (pois elas as vezes tem cio mas nao acasalam por ser fora de época) e cima disso tudo aceitarem o macho. sei de chinchilas que estiveram anos com um parceiro e nada e depois quando o parceiro mudou zás. chamem lhe quimica ou jeito do macho nao sei lol mas a verdade é que nao é só juntar e TCHARAN!!
va dando noticias
tonilda
Membro
Registado: domingo ago 15, 2010 2:31 am
Localização: 1 gata (Lua), 2 chinchilas (Chim e Chilla), 1 tartaruga (Antranks Stranfans)

quinta set 02, 2010 9:11 pm

35€ euros no mercado? as minhas custaram 50 cada uma, em lojas difrentes. e ja vi lojas a vender as cinza a 60 e ate 70euros casa uma. =/

seja como for, acredite que mantelas nao é mesmo o mais facil. e se tem o azar de que alguma adoeça, acredite que sailhe bem caro. é melhor fazer um pé de meia bem razoavel, e depois sim, tenta arranjar outra. sei do que falo, pq quis muito ter, pq li aqui e ali que elas era mt raro adoecerem, e so nos espaço das ultimas 3 semanas, ja la vao 250€ plo menos... e hoje la fui eu po-la de novo, porque ja nao me bastava o que ela tinha tido, agora ainda tem o olho inflamado. por isso pense bem =) é um conselho e opiniao apenas. mas é tudo muito lindo muito lindo, e quando estas coisas inesperadas acontecem e nao temos muitas posses ou nao estamos a espera que estas coisas aconteçam, sem ter um pe de meia, é mesmo chato.
MartinhaNS
Membro

quinta set 02, 2010 10:41 pm

tonilda Escreveu:35€ euros no mercado? as minhas custaram 50 cada uma, em lojas difrentes. e ja vi lojas a vender as cinza a 60 e ate 70euros casa uma. =/

Em particulares as cinzas rondam os 30€ e as beges os 60€. As restantes mutações são ligeiramente mais caras. Isto por anúncios que tenho visto porque nas lojas são o dobro do preço e não é por isso vêm melhor tratadas. =/
seja como for, acredite que mantelas nao é mesmo o mais facil. e se tem o azar de que alguma adoeça, acredite que sailhe bem caro. é melhor fazer um pé de meia bem razoavel, e depois sim, tenta arranjar outra. sei do que falo, pq quis muito ter, pq li aqui e ali que elas era mt raro adoecerem, e so nos espaço das ultimas 3 semanas, ja la vao 250€ plo menos... e hoje la fui eu po-la de novo, porque ja nao me bastava o que ela tinha tido, agora ainda tem o olho inflamado. por isso pense bem =) é um conselho e opiniao apenas. mas é tudo muito lindo muito lindo, e quando estas coisas inesperadas acontecem e nao temos muitas posses ou nao estamos a espera que estas coisas aconteçam, sem ter um pe de meia, é mesmo chato.
Exactamente. ;)
SusanaC18
Membro Júnior

quinta set 02, 2010 10:52 pm

Mas a questão era gastar aquele dinheiro todo de uma vez.
Todas as coisinhas necessárias para as chinchilas é suportável ao logo dos meses e anos. E claro que se adoecer, é algo que terei de investir
Mas era só uma hipótese, não tinha nada definido!
E o objectivo deste post era mesmo darem as vossas opiniões, que desde já agradeço, para pensar de era uma decisão sensata ou não.

Obrigada pelas dicas!
Se levar esta decisão avante, eu aviso (porque é provável que tenha também dúvidas em relação ao processo e tudo mais, mas é para isso que existe este fórum!) ;)

Obrigada a todos, kisses
Responder

Voltar para “Exóticos”