O meu Messi é muito assustado, e na hora de o apanhar para voltar para a gaiola, ele passa-se, esconde-se, foge, escapa-se-nos das mãos. E pior, liberta enormes tufos de pêlo! Tem o pêlo cheio de "cicatrizes" por causa disso. Fico muito preocupada e não sei o que fazer. Nem com subornos (o banho ou petiscos) ele se deixa apanhar.
Não sei o que fazer. Alguém me pode ajudar?
Chinchila com pêlo feio.
tem de tentar ir devagarinho e não o pressionar. tente com que ele vá ate si e não o pegue bruscamente ou faça movimentos ate ele chegar a si.
experimente quando ele esta com fome. ou com uma guloseima que ele goste muito. mas mesmo que ele não vá ao pé de si não lhe de pois ele tem de ganhar confiança e tem de perceber que só come o petisco se for busca-lo.
vai dar resultado.

experimente quando ele esta com fome. ou com uma guloseima que ele goste muito. mas mesmo que ele não vá ao pé de si não lhe de pois ele tem de ganhar confiança e tem de perceber que só come o petisco se for busca-lo.

vai dar resultado.

Tenho feito isso tudo, tudo direitinho, mas ele é esguio e rouba-me a passa e foge! Consegue fugir do meu ombro quando levanto a mão! Ele é terrível. Já o Adolf não faz isso, primeiro é mais doido por comida do que que o Messi, e segundo tem mais confiança conosco também.
Já pensei em não o deixar sair por uns tempos. Mas não gosto de os ver fechados...
Pois, então o melhor a fazer é mesmo conquistá-lo ainda dentro da gaiola. Coloque a mão dentro da gaiola (devagarinho) e deixe lá ficar durante algum tempo, para apelar à curiosidade dele (ele quererá cheirá-la e mordiscá-la). Deixe-o aprender com o Adolf que você não lhe fará mal. Ao ver o Adolf a vir ter consigo, o Messi começará a perceber que você não lhe fará mal. Dê-lhe festas pelas grades (ele sentirá uma certa segurança por ter as grades a protegê-lo), fale com ele, se ele se esconder na casinha não o force a vir cá fora, dê-lhe um docinho de vez em quando (ele tem de vir buscá-lo à sua mão)...yargo Escreveu:Foge, até dentro da gaiola é complicado de apanhar. E esconde-se. Mantém-se sempre no fundo da gaiola. Por outro lado, o Adolf vem ter ao pé de nós e quando é hora de sair segue-nos em redor da gaiola.
Penso que seria bom que durante algum tempo não soltasse nem o Messi nem o Adolf. Isto porquê? Porque se o Messi vir o Adolf a sair da gaiola enquanto que ele fica lá dentro, ficará triste e com ciúmes.
Dê-lhe tempo. Pode demorar, mas ele acabará por confiar em si. Eu tenho aqui um chinchila que não estava habituado a ser manuseado (os antigos donos não lhe ligavam nenhuma) e sempre que eu me aproximava da gaiola ele resmungava e escondia-se. Agora, alguns meses mais tarde, eu até posso abrir a porta da gaiola, enfiar a cabeça pela porta e dar-lhe beijinhos, festinhas, ele cheira o meu cabelo, dá-me lambidelas no nariz... é tudo uma questão de jeito e paciência.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Excelentes conselhos de uma amiga dos animaisGSfanatic Escreveu:Pois, então o melhor a fazer é mesmo conquistá-lo ainda dentro da gaiola. Coloque a mão dentro da gaiola (devagarinho) e deixe lá ficar durante algum tempo, para apelar à curiosidade dele (ele quererá cheirá-la e mordiscá-la). Deixe-o aprender com o Adolf que você não lhe fará mal. Ao ver o Adolf a vir ter consigo, o Messi começará a perceber que você não lhe fará mal. Dê-lhe festas pelas grades (ele sentirá uma certa segurança por ter as grades a protegê-lo), fale com ele, se ele se esconder na casinha não o force a vir cá fora, dê-lhe um docinho de vez em quando (ele tem de vir buscá-lo à sua mão)...yargo Escreveu:Foge, até dentro da gaiola é complicado de apanhar. E esconde-se. Mantém-se sempre no fundo da gaiola. Por outro lado, o Adolf vem ter ao pé de nós e quando é hora de sair segue-nos em redor da gaiola.
Penso que seria bom que durante algum tempo não soltasse nem o Messi nem o Adolf. Isto porquê? Porque se o Messi vir o Adolf a sair da gaiola enquanto que ele fica lá dentro, ficará triste e com ciúmes.
Dê-lhe tempo. Pode demorar, mas ele acabará por confiar em si. Eu tenho aqui um chinchila que não estava habituado a ser manuseado (os antigos donos não lhe ligavam nenhuma) e sempre que eu me aproximava da gaiola ele resmungava e escondia-se. Agora, alguns meses mais tarde, eu até posso abrir a porta da gaiola, enfiar a cabeça pela porta e dar-lhe beijinhos, festinhas, ele cheira o meu cabelo, dá-me lambidelas no nariz... é tudo uma questão de jeito e paciência.

Agora estou com ciumes. É que o meu Teco não dá lambidelas no nariz

Passa uma passa (eheh) pelo nariz e vais ver se não lambechinchilavis Escreveu:Excelentes conselhos de uma amiga dos animaisGSfanatic Escreveu:Pois, então o melhor a fazer é mesmo conquistá-lo ainda dentro da gaiola. Coloque a mão dentro da gaiola (devagarinho) e deixe lá ficar durante algum tempo, para apelar à curiosidade dele (ele quererá cheirá-la e mordiscá-la). Deixe-o aprender com o Adolf que você não lhe fará mal. Ao ver o Adolf a vir ter consigo, o Messi começará a perceber que você não lhe fará mal. Dê-lhe festas pelas grades (ele sentirá uma certa segurança por ter as grades a protegê-lo), fale com ele, se ele se esconder na casinha não o force a vir cá fora, dê-lhe um docinho de vez em quando (ele tem de vir buscá-lo à sua mão)...yargo Escreveu:Foge, até dentro da gaiola é complicado de apanhar. E esconde-se. Mantém-se sempre no fundo da gaiola. Por outro lado, o Adolf vem ter ao pé de nós e quando é hora de sair segue-nos em redor da gaiola.
Dê-lhe tempo. Pode demorar, mas ele acabará por confiar em si. Eu tenho aqui um chinchila que não estava habituado a ser manuseado (os antigos donos não lhe ligavam nenhuma) e sempre que eu me aproximava da gaiola ele resmungava e escondia-se. Agora, alguns meses mais tarde, eu até posso abrir a porta da gaiola, enfiar a cabeça pela porta e dar-lhe beijinhos, festinhas, ele cheira o meu cabelo, dá-me lambidelas no nariz... é tudo uma questão de jeito e paciência.![]()
Agora estou com ciumes. É que o meu Teco não dá lambidelas no nariz

Brincadeirinha. Ainda levavas uma mordidela

Eu noto uma grande diferença entre os chinchilas que adoptei (seja por que razão for) e os que comprei para fazer companhia aos adoptados. Os adoptados demonstram mais carinho, mais vontade de interagir connosco... eles sabem perfeitamente quem lhes fez bem e demonstram-no através de miminhos.
Mas não fiques com muitos ciúmes. É que o Shiva foi também o primeiro chinchila a morder-me