Hamster

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
IGUERRINHA
Membro Veterano
Registado: terça jan 19, 2010 3:03 pm

sexta jul 30, 2010 2:57 pm

Olá a todos,

Deram-me um hamster todo jeitoso como prenda de aniversário, mas eu não tenho qq experiência com estes bichinhos...alguém pode explicar os cuidados básicos que devemos ter com eles?
Outra coisa, uma coisa parva...eu tenho medo de pegar nele porque o Zé Pedro morde que se farta!!! :oops: como é que posso fazer com que ele se habitue a mim e não morda tanto?
Obrigada :)
Donos para a Xava, o Stuart e o Nero
Alenquer1
Membro
Registado: terça jul 27, 2010 12:53 am

sexta jul 30, 2010 3:28 pm

Os cuidados basicos sao agua sempre limpa e fresca, serradura, alimento sempre disponivel , uma rodinha pra exercicio e uma casota XD.
O hamster morde? isso é sinal que levou uns bons apertoes...
Isso tem de ser com o tempo vai dando comida á mao por exemplo pera e maça depois tenta pegar-lhe ao final de umas semanas...
IGUERRINHA
Membro Veterano

sexta jul 30, 2010 3:35 pm

Ele tem uma casota toda catita e a rodinha, onde faz as maratonas :D água e a comida tenho sempre cuidado para que não falte...o meu problema é mesmo ele morder...dá cada dentada!!!
Tenho andado a dar-lhe comida na mão, mas sempre com ele na gaiola porque ainda não me sinto à vontade para o tirar dali. Ainda por cima ele não é nada pequeno...
Há aqui algum tópico que esclareça quanto a "raças", gostava de saber a qual pertence o meu Zé Pedro :lol:
Alenquer1
Membro
Registado: terça jul 27, 2010 12:53 am

sexta jul 30, 2010 3:46 pm

Olha pega nele com umas luvas de cabedal e faz-lhe umas festas e da-lhe comida ...
É grande nao sera um sirio ? se nao for disme como ele é e eu dout uma resposta .Cumps
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta jul 30, 2010 3:58 pm

IGUERRINHA Escreveu:Ele tem uma casota toda catita e a rodinha, onde faz as maratonas :D água e a comida tenho sempre cuidado para que não falte...o meu problema é mesmo ele morder...dá cada dentada!!!
Tenho andado a dar-lhe comida na mão, mas sempre com ele na gaiola porque ainda não me sinto à vontade para o tirar dali. Ainda por cima ele não é nada pequeno...
Há aqui algum tópico que esclareça quanto a "raças", gostava de saber a qual pertence o meu Zé Pedro :lol:
Não são raças, são especies e depois dentro de cada especie podem existir varios padrões ou colorações.
IGUERRINHA
Membro Veterano

sexta jul 30, 2010 4:03 pm

Fui agora procurar imagens e realmente ele é um sirio, obrigada pelas respostas!
Mas é um sirio todo jeitoso!!! :P
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jul 30, 2010 6:10 pm

O hamster precissa de tempo para se habituar a ti.
Vai-lhe dando alguma comida a mão e tentando fazer umas festas. Não é de um dia para o outro que ele se habitua...
Deadmen
Membro
Registado: terça jul 27, 2010 12:45 am

sábado jul 31, 2010 1:10 am

IGUERRINHA Escreveu:Olá a todos,

Deram-me um hamster todo jeitoso como prenda de aniversário, mas eu não tenho qq experiência com estes bichinhos...alguém pode explicar os cuidados básicos que devemos ter com eles?
Outra coisa, uma coisa parva...eu tenho medo de pegar nele porque o Zé Pedro morde que se farta!!! :oops: como é que posso fazer com que ele se habitue a mim e não morda tanto?

o rato é careca? com esse nome ate eu mordia hahaha
IGUERRINHA
Membro Veterano

segunda ago 02, 2010 7:43 am

Deadmen Escreveu:

o rato é careca? com esse nome ate eu mordia hahaha

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
pac19
Membro Júnior
Registado: quarta mar 10, 2010 8:26 pm

sábado set 04, 2010 12:07 pm

Primeiro deves ter a confiança dele, e depois vais fazendo experiências com a comida, e primeiro de tudo deves ser querida com ele(a). Compras a casa para ele dormir descansado e ter a sua privacidade, a a água deve estar sempre fresquinha e limpinha.
Shinobu
Membro
Registado: quinta ago 26, 2010 12:43 am

domingo set 05, 2010 4:19 am

Os hamsters só mordem quando se sentem ameaçados, portanto convém que brinques com ele frequentemente, em poucos dias ele habitua-se a ti. Isso de morder se tiveres com atenção consegues evitar a minha shii antigamente as vezes também punha-se a cheirar e como os meus dedinhos as vezes cheiravam a comida ela abria a boquinha e tentava-me morder eu apenas afastava os dedos e pronto.

um concelho, habitua o teu hamster a comer ração adequada para os hamsters dá apenas guloseimas de vez enquanto (legumes, cereais, fruta) e se ele não comer a guluseima na altura não lhe deixes na gaiola tira e dá noutra altura ou então tenta com outra.
Para dares banho ao hamster convém comprares numa loja de animais algo chamado pó de mármore (não lhe dês banho com agua não é aconselhável).
No inverno o teu hamster pode entrar em hibernação, nesse caso vais ter que o acordar porque o corpo do hamster não está preparado para isso e morreria, tenta aquece-lo aos poucos por exemplo com um saco de água quente (não muito quente para não ter um choque térmico).
Se quiseres também podes comprar vitaminas na loja de animais existe liquido para meter na água e existe uma espécie de guloseimas para eles.
DokDog
Membro Júnior
Registado: sexta set 10, 2010 12:21 pm

sexta set 10, 2010 3:42 pm

O hamster é muito fácil de cuidar! Siga essas dicas:

Gaiola:
Vai ser a moradia do seu hamster. Precisa ter algum espaço para ele se movimentar á vontade, local para comida, água e banheiro. Você pode achar várias opções de gaiolas no pet-shop! Existem três tipos delas:
1ª- De metal. É uma gaiola com grades. É boa e fácil de limpar, além de ser bem ventilada. O problema é que não é muito divertida para o hamster (você terá que comprar brinquedos pra complementar), ao contrario da de plástico, que costuma vir com vários túneis, e ele irá roer as grades.
2ª- De plástico. É bem divertida, cheia de túneis e brinquedos espalhados. Também é fácil de limpar, mas pode dar mais trabalho por que você terá que desmontar os túneis e montá-los de novo. É boa por que na hora de re montar você pode mudar a posição dos túneis formando novos caminhos, o que fará a diversão dos hamsters!
3ª- De vidro. É um grande aquário. Bem pratica na hora de limpar! O problema é que não é muito divertida: Você não poderá pendurar balanços e argolas no teto e não tem como prender a rodinha na parede. Além disso, muitas pessoas tiveram problemas com fungos nas paredes da gaiola.
A gaiola deve ter o chão forrado por serragem, vendida em pet-shop. Na hora de lavar a gaiola tire a serragem!
Alimentação:
Seu amiguinho precisa de uma boa alimentação! Em qualquer pet-shop você encontra excelentes opções de rações balanceadas e próprias para hamsters! Dando a comida vendida nas lojas seu pet não vai precisar comer mais nada, pois elas já são completas e oferecem todos os nutrientes que ele precisa! Claro que você pode complementar a alimentação dele com suplementos vitamínicos (vendidos em pet-shop) ou mesmo fazendo uma mistura caseira! Se quiser preparar você mesmo os complementos do seu hamster faça diferentes misturas usando os seguintes alimentos:
Maçã, morango, pêra, uva, caqui, banana, caju, pêssego, frutas secas não-cítricas,repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória e almeirão, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ovo cozido (há controvérsias sobre o uso de ovo, por conter hormônios), ervilha, milho cozido, flocos de milho sem açúcar, noz, amendoim, castanhas e passas.
Não use comidas que não estão na lista!
Não use de forma alguma esses alimentos:
Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), tomate, carne crua, abacate, figo, ameixa, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgadinho e frituras em geral.
Exercício e brinquedos:
Os hamsters tem forte tendência para engordar! Para fazer ele se exercitar use os seguintes brinquedos:
1 – Argola: Você pode comprar muitas e pendurá-las no teto da gaiola. Para isso use um fio bem comprido de modo que ele consiga alcançá-las, morde-las e até se pendurar nelas! Também pode amarrá-las nas paredes da gaiola ou mesmo deixá-las no chão (da gaiola).
2 – Bola: Deixe no chão no chão da gaiola e veja seu hamster se divertir a empurrando e mordiscando.
3 - Gangorra: Sua mascote vai se divertir fazendo a gangorra subir e descer! Coloque no chão da gaiola. Ela pode ter a base pesada para seu hamster não acabar a virando.
4 – Balanço: Pode ser amarrado no teto da gaiola com um fio comprido de modo que o hamster consiga alcançá-lo e subir nele. Atenção: A cadeirinha (onde se senta nos balanços) deve estar baixa de modo que o hamster não se machuque se cair!
5- Esfera de acrílico: Uma bola transparente com uma portinha. Coloque seu hamster dentro e ele irá passear pela casa a toda velocidade!
Cuidados:
Seu hamster precisa de muitos cuidados! Um é a limpeza da gaiola. Para limpa-la tire o hamster (você pode colocá-lo em outro recipiente ou em uma esfera de acrílico). Daí limpe. Se for de plástico, desmonte os tubos e passe uma bucha com sabão neutro neles e na gaiola, enxágüe e seque. Você não vai conseguir secar tudo, como os tubos, que são difíceis de secar. Se isso acontecer deixe secar ao sol. Se for de metal tire a bandeja (tem uma embaixo, para que as fezes passem pelas grades e caiam nela) e jogue fora as fezes. Depois esfregue com uma bucha áspera com sabão neutro. Também limpe assim o engradado. Se for de vidro retire fungos, se tiver, e passe um pano úmido nas paredes. Esfregue com bucha com sabão neutro o chão do aquário.
Outro cuidado é a higiene do próprio hamster. Siga essas dicas para limpa-lo:
1º - Nunca, de forma alguma, o molhe! Eles são pequenos e sensíveis ao frio. Quando se molham podem pegar um resfriado e até morrer!
2º - Para a limpeza use pó higiênico, vendido em qualquer pet shop. Coloque o pó em um recipiente onde o hamster consiga entrar e coloque o recipiente dentro da gaiola. Se ele não se limpar sozinho o pegue e passe o pó delicadamente por todo o pelo.
O problema é que esses pós podem dar alergia nos bichinhos. Se isso acontecer troque a marca do pó. Se ele continuar mal de banho assim, passo a passo:
1º - Pegue seu hamster e o escove delicadamente com uma escova de cerdas macias para remover todas as lascas de serragem.
2º- Passe um pano macio e úmido por todo o pelo.
3º- Seque cuidadosamente com um pano macio e seco até o hamster ficar bem seco.
Manuseio:
Para pegar seu amiguinho tenha todo o cuidado! Não o pegue até ele se acostumar com você e com o novo ambiente. Comece dando carinho nas costas, nunca na cabeça! Se ele aceitar bem o pegue. Uma de suas mãos (vai depender se você é destro ou canhoto) deve apoiar o corpo da hamster e a outra deve fazer uma forma de concha sobre ele, sem fazer muita pressão e deixando a cabeça de fora. Todo o cuidado é pouco! No começo não o suspenda muito alto ou ele pode se assustar, pular, cair e se machucar.
É só. Se precisar de mais dicas e conselhos sobre hamsters mande um email para [email protected].
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

sexta set 10, 2010 5:53 pm

Quanto à forma como tratá-los os outros users já disseram o essencial: boa ração, água sempre limpinha (convém pôr nova todos os dias, claro!), casinha para roncar (cuidado com as fibras, podem prender umas das patinhas e ter que ser amputada; aconselho palha e feno, nunca há problema, pelo menos nunca houve comigo), talvez um WC, para a sua privacidade :twisted: (não que ele faça questão, mas se o quiser "apaparicar" com essas "mariquices" [como eu! :D ]); e rodinha de exercicio, para manter a forma. Depois há uma catrefada de coisas à nossa disposicao que podemos comprar para os manter ocupados e com que se divertem. :)

Quanto ao manuseio, não tenha medo dele. Porque, senão, já são dois a ter medo. Mas já que tem, acho que o primeiro passo a dar é a confiança mútua. E uma das coisas que pode fazer é dar-lhe comida "à boca" para ele confiar em si, e ele em você. Não a ração toda. Mas tirar alguns granulados, ou amendoins da caixa de racão para si (talvez as coisas maiores, para ele sem querer nao trincar nada a mais, se bem que eles sabem distinguir, mas se sentir os seus dentes de certeza que vai ter receio que morda e pode assustá-lo com algum movimento brusco), e dar-lhe como que a oferecer-lhe. Faça-o durante alguns dias. Ele vai adorar! Porque lhe está a dar boas coisinhas. :lol: Assim vai haver confianca mútua. Ele que você não lhe faz mal, e você que comeca a saber que ele não a vai morder por "nada". Depois disto comece a oferecer comida mas na palma da sua mão. Faça-o de modo a que pise com as patinhas da frente a sua mão. Porque ter as patinhas de trás noutro sitio vai mante-lo seguro de si, pois a qualquer momento pode voltar atrás. Depois de várias vezes, vai saber que pisar a sua mão, não é "perigoso" para ele. E vai fazê-lo cada vez mais com mais segurança em si. Até pôr as 4 patinhas na sua mão. Convém, neste ultimo caso por a comida no pulso, para que o faça ter que ir mais à frente buscá-la. Assim vai estar por completo na sua mão. Claro que não pode "pegar" logo. Tem que repetir isto algumas vezes e só depois fechar ligeiramente a mao como uma conchinha, pois ai ja vai saber que não corre perigo na sua mao. É tudo uma questão de confiança mútua, eu acho :)

Boa sorte! :wink:
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
Responder

Voltar para “Exóticos”