Agradecia respondesse rápido, obrigado.

Boas __dani__ a ler a sua resposta surgiram-me umas duvidas. Esclareca-me se puder ser o que são cat's best e corn cobs. Substractos correcto? O primeiro já mencionou (que são rolinhos de madeira prensada muito faceis de limpar), mas e o segundo que aspecto tem?__dani__ Escreveu:Nem algodão, nem tiras de jornal!
O algodão pode prender as patitas e amputa-las, ou pode provocar prolapso rectal com a sua ingestão! Já me aconteceu uma vez (e ultima). E nesse caso nem com cirurgia foi lá. Morreu com o intestino para fora, já roido por ela, e não houve maneira de solucionar o problema, a não ser a eutanásia! Tudo isso pode ser evitado. E foi com algodão "proprio para hamsters"! Não arrisque, coloque as aparas de madeira, ou cat's best (que são rolinhos de madeira prensada muito faceis de limpar), ou corn cobs! Qualquer destes substratos encontra numa loja de animais!
Para o ninho use feno no Verão, e no Inverno tiras de papel de cozinha ou higiénico (sem cor e sem cheiro).
Papel de jornal não, tem tintas, naturalmente prejudiciais ao hamster... como deve saber eles têm bolsas onde guardam desde comida a material do ninho, logo não é muito bom estar a tinta a diluir-se no interior do animal, além de que esse papel com a humidade cola-se nas bolsas e eles não conseguem retirar facilmente.
Outro material a não usar é areia de gato (aliás não aconselho nenhum tipo de areia).
Ela é noturna, é normal que esteja mais parada durante o dia, mas para descargo de consciência vigie nas horas em que ela deverá estar mais activa (a partir das 19:00 mais ou menos), se ela não estiver a comer bem
confirme se a ração que está a dar é de boa qualidade. Pode dar pedacinhos de fruta ou vegetais 3 vezes por semana. Citrínos não. Experimente para ver se espevita, um pedacinho de maça por exemplo.
Boa sorte
Ola Lek21, sim ambos os que mencionei são substratos, os corn cobs é o sabugo do milho se não me engano.Lek21 Escreveu:Boas __dani__ a ler a sua resposta surgiram-me umas duvidas. Esclareca-me se puder ser o que são cat's best e corn cobs. Substractos correcto? O primeiro já mencionou (que são rolinhos de madeira prensada muito faceis de limpar), mas e o segundo que aspecto tem?__dani__ Escreveu:Nem algodão, nem tiras de jornal!
O algodão pode prender as patitas e amputa-las, ou pode provocar prolapso rectal com a sua ingestão! Já me aconteceu uma vez (e ultima). E nesse caso nem com cirurgia foi lá. Morreu com o intestino para fora, já roido por ela, e não houve maneira de solucionar o problema, a não ser a eutanásia! Tudo isso pode ser evitado. E foi com algodão "proprio para hamsters"! Não arrisque, coloque as aparas de madeira, ou cat's best (que são rolinhos de madeira prensada muito faceis de limpar), ou corn cobs! Qualquer destes substratos encontra numa loja de animais!
Para o ninho use feno no Verão, e no Inverno tiras de papel de cozinha ou higiénico (sem cor e sem cheiro).
Papel de jornal não, tem tintas, naturalmente prejudiciais ao hamster... como deve saber eles têm bolsas onde guardam desde comida a material do ninho, logo não é muito bom estar a tinta a diluir-se no interior do animal, além de que esse papel com a humidade cola-se nas bolsas e eles não conseguem retirar facilmente.
Outro material a não usar é areia de gato (aliás não aconselho nenhum tipo de areia).
Ela é noturna, é normal que esteja mais parada durante o dia, mas para descargo de consciência vigie nas horas em que ela deverá estar mais activa (a partir das 19:00 mais ou menos), se ela não estiver a comer bem
confirme se a ração que está a dar é de boa qualidade. Pode dar pedacinhos de fruta ou vegetais 3 vezes por semana. Citrínos não. Experimente para ver se espevita, um pedacinho de maça por exemplo.
Boa sorte
Quanto à areia do gato, estava a falar em não usar como substracto ou não usar simplesmente? Faço a questão porque ponho litter no WC do meu hamster, é isso que desanconselha? Ou refere-se a areia propriamente dita? Já agora um aparte um dia fui à loja de animais porque se estava a acabar o litter para o WC do meu hamster. Andei à procura e não vi, então perguntei à senhora se havia e a senhora respondeu que não e perguntou-me se tinha gatos. Disse-lhe que sim e disse-me: então ponha as pedras para o gato! Eu disse ok e saí. Nunca cheguei a pôr porque consegui comprar antes que acabasse o dele... mas nao fazia ideia que pudesse fazer mal ao hamster.
Ah! Mais descansada agora. Sim também nunca utilizei nenhuma das duas, apenas litter próprio para roedores. Inicialmente usei bastante tempo este: http://www.aquapicanco.com/aquapicanco1 ... jpg&size=3 Mas como deixou de haver na loja da minha cidade, comprei este da friskies no jumbo: http://www.jumbo.pt/frontoffice/Content ... lcome.aspx e por acaso até gostei mais deste último.__dani__ Escreveu:Ola Lek21, sim ambos os que mencionei são substratos, os corn cobs é o sabugo do milho se não me engano.Lek21 Escreveu:Boas __dani__ a ler a sua resposta surgiram-me umas duvidas. Esclareca-me se puder ser o que são cat's best e corn cobs. Substractos correcto? O primeiro já mencionou (que são rolinhos de madeira prensada muito faceis de limpar), mas e o segundo que aspecto tem?__dani__ Escreveu:Nem algodão, nem tiras de jornal!
Boa sorte
Quanto à areia do gato, estava a falar em não usar como substracto ou não usar simplesmente? Faço a questão porque ponho litter no WC do meu hamster, é isso que desanconselha? Ou refere-se a areia propriamente dita? Já agora um aparte um dia fui à loja de animais porque se estava a acabar o litter para o WC do meu hamster. Andei à procura e não vi, então perguntei à senhora se havia e a senhora respondeu que não e perguntou-me se tinha gatos. Disse-lhe que sim e disse-me: então ponha as pedras para o gato! Eu disse ok e saí. Nunca cheguei a pôr porque consegui comprar antes que acabasse o dele... mas nao fazia ideia que pudesse fazer mal ao hamster.
Quanto à areia de gato, não aconselho de todo, nem para substrato, nem para o wc (neste caso eu utilizo areia própria para o wc de roedores). Existem N marcas de areia para gatos, não sei se alguma poderá ser indicada, não conheço todas, mas no geral considero que os grãos têm demasiado pó, e ao contrário dos gatos, os hamsters escavam com o focinho, como tal desconfio que o pó largado pela areia de gato não seja muito benéfico tanto para os olhitos deles como para as vias respiratórias!
A areia “normal” também não aconselho, primeiro porque não deve absorver grande coisa, e depois nunca se sabe o que “andou” nessa areia… além de a forma dos grãos não ser certa, e podem haver alguns que poderão magoar as patitas. Acho que não vale o risco, e não é higiénico!